Nesta terça-feira, 1º, a Comissão de Auditoria da Urna Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou o preparo do local onde serão realizados os testes de integridade e autenticidade das urnas auditadas no dia das eleições. O Tribunal realizou a desmontagem do auditório da Escola Judicial Eleitoral do Amapá (EJE-AP) para comportar todo o material que será utilizado.
Cerca de 150 colaboradores estarão envolvidos diretamente na auditoria, operando uma estrutura composta por 25 câmeras filmadoras, 25 televisores, 25 microfones de lapela, equipamentos de tradução simultânea por legendas e dois painéis de LED. Todo o procedimento será transmitido em tempo real, e poderá ser acompanhado pelo canal oficial do TRE Amapá no YouTube, reforçando o compromisso com a transparência do processo.
Como parte dos preparativos para garantir maior publicidade e segurança no pleito de 2024, o juiz Marconi Pimenta, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), se reuniu com os magistrados titulares de todas as zonas eleitorais do estado para discutir o alinhamento técnico do sorteio das urnas que serão auditadas, o qual ocorrerá no dia 5, véspera das eleições.
“O juiz Marconi Pimenta enfatizou a importância da atenção dos magistrados nesse momento crucial: “Peço a todos que fiquem atentos ao sorteio das urnas que serão auditadas, pois essa é uma etapa fundamental para assegurar a transparência e a segurança de todo o processo eleitoral. Conto com a colaboração de cada um para que todos os procedimentos sejam realizados com a máxima integridade. Nosso objetivo é garantir eleições tranquilas e com pleno respeito à vontade do povo, mantendo a confiança da sociedade na Justiça Eleitoral.”
Com isso, o TRE Amapá reforça seu compromisso com eleições seguras e transparentes, assegurando que cada etapa do processo ocorra com rigor e responsabilidade.