Nesta segunda-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) diploma, em sessão solene, os eleitos em 2022 ao Governo do Estado, Senado, Assembleia Legislativa e Câmara Federal. A cerimônia ocorrerá às 18h, no auditório do Cartório Eleitoral da 10ª Zona, localizado no bairro Infraero, zona norte de Macapá.
Os diplomas serão entregues aos eleitos governador e vice, senador, 24 deputados estaduais, 8 deputados federais, além dos suplentes. O documento oficializa o resultado das urnas e é condição formal para que os eleitos tomem posse nos seus respectivos cargos no início de 2023, quando o mandato inicia.
De acordo com a programação, os primeiros a serem diplomados são os suplentes, e em seguida os titulares. Todos por ordem de crescente de votação. Terão direito a discursar apenas os mais votados em cada cargo.
A ordem de diplomação será a seguinte:
- Suplentes de deputados estaduais
- Deputados estaduais eleitos
- Suplentes de deputados federais
- Deputados federais eleitos
- Primeiro e segundo suplentes de senador
- Senador da República eleito
- Vice-governador
- Governador
O diploma contém o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua designação como suplente. As diplomações acontecem desde 1951, mas foram suspensas durante o regime militar, de 1964 a 1985. A solenidade foi retomada em 1989, com a redemocratização e a eleição de Fernando Collor de Mello.

