A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) lançou nesta sexta-feira (18), dois editais para financiar projetos e estudos da 1ª Residência Multiprofissional em Ciências Agrárias e Humanidade, e o Programa de Intercâmbio em instituições de ensino de Portugal.
Ao toto, serão 46 vagas para acadêmicos da instituição, que poderão ampliar conhecimento e trocar experiências com outras realidades.
“Esse investimento consolida a nossa parceria com as escolas famílias agrícolas, através da Residência Multiprofissional; fomenta a intensificação de trabalhos científicos e vai proporcionar aos alunos de cada curso vivenciar a experiência de um intercâmbio em universidades portuguesas”, ressaltou a reitora da Ueap, Kátia Paulino.
Residência em Ciências Agrárias
As inscrições iniciaram nesta sexta-feira (18) e seguem até terça-feira (22). São ofertadas 14 vagas para atuação nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) do Carvão e do Macacoari e aos polos de residência identificados nas comunidades atendidas pelas escolas.
Os interessados devem ser recém-formados com no máximo 10 anos de diplomação. A seleção inclui prova de títulos e análise curricular, mais carta de intenção. O resultado será divulgado no dia 26 de novembro.
O início das aulas está previsto para o dia 29 de novembro e o curso tem duração de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses, caso o acadêmico solicite e seja aprovado. Após esse período, o pós-graduando será jubilado do curso.
A Residência Multiprofissional em Ciências Agrárias e Humanidades para o Desenvolvimento Sustentável de Territórios Amazônicos é a modalidade de curso de pós-graduação (Lato Sensu) teórico-prática
Intercâmbio em Portugal
As insccrições iniciam na segunda-feira (21), e seguem até 5 de dezembro. Serão ofertadas 32 bolsas de intercâmbio, sendo duas bolsas distribuídas por curso de graduação. A duração do intercâmbio será de 4 a 6 meses, sem prorrogação e deve ser realizado entre março e outubro de 2023. O resultado será divulgado no dia 23 de dezembro.
O intercâmbio recebeu um investimento total de R$ 960 mil, que possibilitará ofertar bolsas no valor de R$ 30 mil para cada acadêmico, pagos em duas parcelas.
O dinheiro deverá ser utilizado para pagar taxa de mensalidade, alimentação, moradia, deslocamento, seguro e tradução de documentos. Qualquer outro gasto relacionado ao intercâmbio, precisa ser previamente aprovado pela coordenação do programa.
O candidato a bolsa de intercâmbio terá que ter cursado ao menos 20% dos créditos curriculares, e ter um aproveitamento acadêmico igual ou superior a 70%. Alunos do último ano, não poderão participar.

