A União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus no Amapá – UFIADAP, maior Convenção de Ministros Evangélicos do Estado do Amapá, fundada em 17 de outubro de 2009 pelo Pastor Oton Miranda de Alencar, encerrou ontem, sábado à noite, 05.11.2022, sua 13ª AGO – Assembleia Geral Ordinária Anual. A sessão solene de encerramento aconteceu na Sede Estadual da Assembleia de Deus – A Pioneira, localizada na Rua Tiradentes, nº 532, no Centro da Capital Macapá/AP.
O tema do evento de 2022 foi: “Ministros avivados pela Bíblia e pelo Espírito Santo”. Os preletores oficiais foram: Pastor Jairo Kaillo e Pastora Socorro Kaillo, ambos convidados especiais de Natal/RN, Pastor Iaci Pelaes, Presidente da Convenção e Pastor Oton Alencar, Presidente Emérito da Igreja AD – A Pioneira e da UFIADAP, ambos do Amapá, dentre outros.
Vale registrar que esta é a primeira AGO presidida pelo novo presidente Pastor Iaci, que sucedeu o Pastor Besaliel Rodrigues, agora 2º Vice-Presidente, que encerrou seu segundo mandato presidencial na AGO de 2021.
A UFIADAP é instituição jurídica de caráter constitucional religioso que visa congregar homens e mulheres vocacionados para o santo ministério pastoral. É entidade sem fins econômicos, com duração indeterminada, com foro e sede na cidade de Macapá, que possui laços históricos indissolúveis com a Igreja-mãe das Assembleias de Deus no Estado do Amapá, cujos pioneiros foram Clímaco Bueno Aza e José de Matos e que tem por ideal manter os mesmos propósitos e princípios que regeram as Assembleias de Deus desde sua origem em terras tucujus desde 1917.
A Convenção UFIADAP começou suas atividades eclesiásticas e legais com 80 (oitenta) convencionais (2009). Hoje (2022) congrega mais quase 1000 (mil) membros, englobando pastores e pastoras, evangelistas, missionários e missionárias dedicados à causa do Mestre.
Como organização eclesiástica, a cada três anos renova sua Diretoria. Nestes mais de dez anos de existência, já teve quatro presidentes diferentes: 1º- Pastor Oton Miranda de Alencar; 2º- Pastor Obed Ferreira de Oliveira; 3º- Pastor Besaliel de Oliveira Rodrigues e 4º- Pastor Iaci Pelaes dos Reis, o atual presidente que iniciou mandato no final de 2021.
Um ponto que destaca a UFIADAP em todo o Brasil e no mundo inteiro é que o ministério feminino pastoral possui igual destaque ao ministério masculino dentro da Convenção, por meio da UFEMIADAP – União Feminina das Igrejas Assembleias de Deus no Amapá. Esta União Feminina, sempre presidida pela esposa do Pastor Presidente, hoje, no caso, a Pastora Rosileia Pelaes, congrega todas as convencionais filiadas.
Todo ano a Convenção UFIADAP realiza sua AGO – Assembleia Geral Ordinária. Nesta grande Assembleia são realizados estudos bíblicos voltados para a carreira dos ministros membros, são publicadas resoluções administrativas e novos ministros: pastores/as, evangelistas e missionários/as são ordenados e consagrados à carreira eclesiástica.
Assim, a UFIADAP é o órgão principal da sociedade civil organizada que cuida da carreira vocacional e espiritual dos/as Obreiros/as do Senhor Jesus a serviço da pregação do Evangelho no Estado do Amapá.
Em 2015, na 7ª AGO Convencional, o Pastor Besaliel Rodrigues compôs o Hino Oficial da UFIADAP, o qual foi aprovado à unanimidade pela sessão plenária daquele Conclave. Ei-lo: HINO À UFIADAP: I- Somos todos Obreiros de nosso Senhor / E dEle recebemos o sagrado labor / De levar do Amapá ao mundo inteiro / A Sua Palavra e o amor verdadeiro. Estribilho: Sejamos instrumentos nas mãos do Senhor / Consagrando a vida e praticando o amor / Somos todos Obreiros do Senhor Jesus / Pregadores da fé, mensageiros da paz e arautos da cruz. II- Nossa Convenção, UFIADAP querida / Pastor Oton Alencar foi quem deu a partida / O trabalho cresceu; se espalhou a luz / E milhares de almas estamos ganhando pra o Senhor Jesus.
Ano passado (2021) foi instalada a Estatuínte da UFIADAP, a qual discutirá o novo texto do Estatuto da Entidade, adaptando-a à nova atualidade. Por fim, o Colégio de Presidentes de Ministérios Independentes ligados à UFIADAP foi extinto e o Pastor Oton Alencar referendou a criação de um “Conselho de Pastores” que possa congregar os referidos líderes ministeriais. Amém!
DESTAQUES DA SEMANA
1- Convenção UFIADAP concluiu o 13º Encontro Anual de ministros/as evangélicos/as do Amapá.
2- Atual Mesa Diretora da UFIADAP presidida pelo Pastor Iaci Pelaes, com mandato até 2024.
3- Reverendo Doutor Oton Alencar completa um ano como Presidente Emérito da UFIADAP.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Besaliel Rodrigues, ex-presidente da Convenção UFIADAP (2019-2021) é pastor, advogado, professor, escritor, casado, tem dois filhos e é ligado à Igreja AD – A Pioneira desde 07.09.1987, na qual já exerceu inúmeras funções ministeriais e foi sucedido em seu segundo mandato na presidência da Convenção pelo Pastor Iaci Pelaes no final de 2021. Agora ocupa o cargo de 2º vice-presidente convencional até 2024.
Além de ministro do Evangelho, Besaliel é teólogo, mestre e doutor em Direito e especialista em Gestão Pública (FATECH – Macapá, 2018-2021). Possui graduação e licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. É Advogado Constitucionalista – OAB-AP 4746. É docente concursado da UNIFAP, na área em que leciona (Direito Público). É Conferencista com experiência na área do Direito. Escreve para jornais e revistas. Já escreveu e organizou cinco livros jurídicos, além de outros seis de cultura geral. Seu último livro publicado foi “A Constituição Federal comentada à luz da Bíblia” (2019). Recentemente teve sua biografia publicada pela Academia de Letras – ALEA. Ver Plataforma Lattes.
ESPECIAL
NEWS: 1. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Vídeos postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meio dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 2. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 3. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1. Confira! 4. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe; 5. Email: Poderá ser utilizado o [email protected]. Em breve outras ferramentas digitais serão disponibilizadas ao público eclesiástico, acadêmico e em geral, contendo a bibliografia do Dr. Besaliel.
REFLEXÃO
Tema: Relacionamento Fraterno – João 13.35.
A Bíblia comunica que a expressão “uns aos outros” deve ser uma prática especial na vida da igreja. O “uns aos outros”, é um instrumento poderoso no testemunho aos não cristãos. Algumas referências que destacam tal verdade: a) Suportai-vos uns aos outros- Ef 4.2; b) Perdoai uns aos outros- Cl 3.13; c) Sujeitai uns aos outros- Ef 5.21; d) Admoestai uns aos outros- Cl 3.16; e) Considerai uns aos outros- Hb 10.24; f) Confessai e orai uns pelos outros- Tg 5.16; g) Amai uns aos outros- Em 10.12; h) Animem uns aos outros- 1 Ts 4.18; i) Edifiquem uns aos outros- Rm 15.2; j) Sirvam uns aos outros- Gl 5.13; k) Levem os fardos pesados uns dos outros- Gl 6.2; l) Encorajem uns aos outros- Hb 10.25; m) Reúnam-se uns com os outros- Hb 10.25; n) Cumprimentem uns aos outros- Rm 16.16; o) Sejam bondosos e atenciosos uns para com os outros- Ef 4.32; p) Aceitem uns aos outros- Rm 15.7; q) Cuidem uns dos outros- 1 Co 12.25; r) Usem seus dons para o bem uns dos outros- 1 Pe 4.10; s) Hospedem uns aos outros- Tg 5.16. Por fim, veja o Jesus disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13.35). Fonte: Internet (Ester Godoy).
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Dica 054. Direitos fundamentais e a Bíblia: Diz a CF, art. 5º, V: “é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;”. Diz a Lei: Do direito de resposta: Lei nº 13.188/2015: Dispõe sobre o direito de resposta ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social.
Diz a Bíblia sobre o direito de resposta: Provérbios 15. 1 e 2: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.”. Provérbios 25.11: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”. A Bíblia exorta a utilizarmos proporcionalidade no exercício de nosso direito de resposta. A legislação infraconstitucional regulamenta e pune os excessos.
As lideranças religiosas possuem relevante função social, pois são conselheiras e pacificadoras comunitárias. Devem ter alta habilidade na composição deste tipo de conflito humano.