A primeira inovação é a representatividade negra em um contexto de possibilidades, magia e prosperidade. Na história, Jeronicus Jangle (Forest Whitaker) é um inventor brilhante, que produz diversos tipos de brinquedos para alegrar crianças. Após criar um brinquedo revolucionário, seu aprendiz Gustafson (Keegan Michael Key), por inveja, rouba a invenção e o seu caderno com todas as notações e patenteia a invenção como sendo dele. Com o triste acontecimento, Jeronicus vê sua vida decair até um ponto miserável, porém, a chegada de sua neta vívida e cheia de imaginação, Journey (Madalen Mills), muda tudo que ele achava que sabia sobre si e sua vida.
Por ser um filme familiar, a lógica não se enquadra no contexto, dando espaço, ao invés disso, à magia, ao amor e à fé. Cheio de cores e músicas inéditas de John Legend, a superprodução se vale de todos os instrumentos que remetam à mágica para dar lições poderosas sobre perdão, resiliência, amizade e família, sendo portanto, um filme natalino exemplar e cheio de boas intenções.
Totalmente original e cheio de vivacidade, ‘’Uma Invenção de Natal’’ é a cara desse feriado.
Klaus (Netflix)
Um longa de animação lindo, que consegue encantar qualquer tipo de público por sua fluidez e suas mensagens de união, amor, solidariedade e empatia. Evidenciando o que há de melhor no Natal, o filme aquece o coração e deixa, no fim, aquela sensação boa de ver algo tão adorável.
A trama segue Jesper, é filho mimado e inconsequente do dono de uma grande Academia Postal. Para dar uma lição ao filho, o pai o obriga a trabalhar como carteiro na ilha remota de Smeerensburg, onde os habitantes se dividiram em clãs rivais que se odeiam e brigam por qualquer coisa. Quando ele se vê quase sem esperanças de conseguir exercer a profissão, conhece Klaus, um homem solitário que vive em uma cabana isolada cheia de brinquedos feitos à mão.
O próprio desenho da animação é muito bonito, com mescla de técnicas do 2D e do 3D. Mas a história é um verdadeiro deleite natalino, e conquista por sua leveza, originalidade e por conseguir, mesmo com uma história relativamente simples esbanjar espírito natalino suficiente para encantar qualquer tipo de público.
Brilhante em todos os sentidos, ‘’Klaus’’ se destaca por todo o conjunto, apresentando uma história natalícia magistral.
Vivian Soares