Uma confusão envolvendo estudantes do Instituto de Educação de Maringá, no Paraná, na semana passada, terminou na delegacia. A discussão teria sido motivada pelo uso de um dos banheiros do colégio por uma estudante que seria transexual.
Segundo informações do boletim de ocorrência registrado por familiares de duas estudantes agredidas, elas teriam reclamado com a coordenação pedagógica do colégio sobre o banheiro feminino estar sendo utilizado por uma aluna trans. A polêmica ganhou repercussão na instituição e, na última quinta-feira, 7, um grupo de estudantes se envolveu em uma confusão em frente à escola após o término das aulas.
De acordo com a Secretaria de Educação e do Esporte (Seed) do Paraná, a confusão foi motivada por uma pesquisa iniciada por uma estudante dentro do colégio para saber a opinião dos demais alunos sobre o compartilhamento de banheiros com pessoas trans. “Uma estudante, sem autorização da direção, fez uma pesquisa informal, perguntando aos demais alunos sua opinião a respeito do uso do banheiro por pessoas trans. Essa teria sido a situação que desencadeou a briga nas proximidades da escola na última quinta-feira, 7. Já na sexta-feira, 8, os responsáveis dos estudantes foram chamados para uma conversa na escola, na presença do Conselho Tutelar”, detalhou a Seed.

