O texto dizia o seguinte: O ator Arnold Schwarzenegger publicou uma foto de si mesmo, dormindo na rua sob sua famosa estátua de bronze no estado que ele governou. E tristemente escreveu: “como os tempos mudaram” …!
A razão pela qual ele escreveu a frase, não era só porque ele envelheceu. Mas porque quando ele era governador da Califórnia, inaugurou um hotel com sua estátua.
A equipe do hotel disse a Arnold: “a qualquer instante você pode vir, porque sempre terá um quarto reservado para você” . Arnold então, deixou de ser governador da Califórnia e, quando foi ao hotel em uma oportunidade, a administração se recusou a dar-lhe um quarto, argumentando que ele deveria pagar por isso, pois eles estavam em grande demanda.
Ele trouxe um saco de dormir e ficou debaixo da estátua e explicou o que queria transmitir: “Quando eu estava em uma posição importante, eles sempre me elogiaram, e quando saí dessa posição, eles se esqueceram de mim e não cumpriram sua promessa. . .”
Teve que aprender a lição: “não confie em sua posição social ou na quantidade de dinheiro e poder que você possui. Nem seu poder, nem sua inteligência vão durar para sempre”.
Procurando mostrar a todos que quando você é “Importante” aos olhos das pessoas, todos são seus “Amigos”. Mas, uma vez que você não beneficia os interesses, você não importará mais.
“Você nem sempre é quem você pensa que sempre será; e nada dura para sempre”
Lembrei-me do fragmento de um poema de autoria do Padre Fábio de Melo que diz o seguinte: “se você quer saber quem te ama de verdade, é quem reconhece o teu significado, depois da tua utilidade. É o significado das pessoas que as tornam inesquecíveis!”
E sobre o tema, eu escrevi um poema intitulado “o presente envenenado” , que diz o seguinte:
“O poder é um presente envenenado
Quando em posição de semideus
O homem fica embriagado
Achando que estará sempre por cima
Como o privilegiado
Mas quando a sorte deixa de sorrir
E o mundo vira de cabeça pra baixo
Só Deus pode permitir
Beber na fonte do riacho
Como é curto o tempo
Entre o nascimento e a dissolução
A duração eterna, o infinito,
A vida na Terra
E a rápida transformação
Num minuto apenas
Tudo pode acontecer
Vitórias, derrotas, sabores e dissabores
Ganhar e perder
Faz parte da arte de viver”
Deus é o único que está ao nosso lado em todas as circunstâncias. E só vai ficar ao seu lado até o fim nesta vida, quem reconhece o teu significado, depois da sua utilidade. Quem te ama de verdade!
Edinho Duarte
Jornalista, Pedagogo e ex-deputado estadual