1- Dia Nacional da Escola Dominical: A Escola Dominical, considerada a maior escola do mundo, funciona todos os domingos, pela manhã, em quase todas as igrejas evangélicas dos cinco continentes do planeta Terra. É uma ferramenta de ensino da Bíblia Sagrada, a palavra de Deus. No Brasil, a data é celebrada todo ano, no 3º domingo do mês de setembro, em homenagens às primeiras escolas realizadas no país. Este ano, será no próximo domingo, dia 17. A Assembleia de Deus – A Pioneira, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes, por meio da EBD – Escola Bíblica Dominical – EBD do Templo Central, localizado na Rua Tiradentes, nº 532, Centro de Macapá/AP, realizará uma programação especial alusiva à data, com programações pela parte da manhã e no final da tarde e noite. Haverá participação de todas as Classes de Alunos e Professores, que serão identificadas por cores e realizarão diversas tarefas temáticas. Serão promovidas dinâmicas com o objetivo de angariar recursos para serem investidos na própria EBD. A Igreja e toda a coletividade estão convidadas para este importante evento, que será coordenado pelos pastores Jean Nelson, Besaliel Rodrigues e Mara Barros.
2- Amapá completa 80 Anos – Jubileu de Carvalho – de emancipação federativa: Há 80 (oitenta) anos que, por meio do Decreto nº 5.812, de 13 de setembro de 1943, assinado pelo Presidente da República Getúlio Vargas, as terras amapaenses, até então pertencentes ao Estado do Pará, foram apartadas e emancipadas com o nome de Território Federal do Amapá. No dia 5 de outubro de 1988, o Território Federal virou Estado do Amapá, instalado com a posse, em 1991, do 1º governador eleito pelo povo local. Amapá – 80 Anos – Jubileu de Carvalho. Parabéns!
3- A maior Catedral religiosa do Amapá será inaugurada em novembro: Já estamos na contagem regressiva para a inauguração de uma das maiores obras arquitetônicas do Estado do Amapá, a Catedral da Assembleia de Deus – A Pioneira. O evento está agendado para o dia 30 de novembro deste ano, ou seja, no Dia do Evangélico. Os preparativos estão acelerados, com montagem da rede de refrigeração, que é no mesmo modelo utilizado nos grandes shoppings, rede elétrica de alta tensão, com transformador e subestação, fixação das películas de vidros da fachada externa, montagem das galerias laterais de estrutura metálica, colocação do forro e do piso de mármore, das luminárias e da rede lógica do prédio, pintura geral e aquisição de duas mil poltronas, industrializadas sob medida. A maioria de todo esse material está vindo de outros estados, como Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, pois os referidos produtos não existem aqui no Estado. Registre-se que na parte externa no Templo será colocada uma árvore tamareira, da mesma espécie da citada na história bíblica de Abraão, além da organização de um paisagismo no entorno da Catedral, contendo iluminação especial, rampas, escadas e marcadores para facilitar a acessibilidade aos entrantes na nave da Igreja. Estas informações são apenas um sucinto relato desta grandiosa obra que, no total, ficará num custo estimado, desde o início das fundações, de 15 a 20 milhões de reais. A “Catedral do Meio do Mundo”, como está sendo apelidada, não possui somente utilidade religiosa. É instrumento de utilidade pública (Lei Municipal nº 97/1979), comunitária e social, pois abrigará, além dos cultos e das programações da igreja, eventos da sociedade, tais como: i. colações de grau; ii. sessões solenes de posse de representantes eleitos pelo povo; iii. Casamentos civis e religiosos; iv. exposições seculares de literatura e arte; v. funerais; vi. conferências universitárias; vii. congressos e eventos de interesse da coletividade; viii. encontros intergovernamentais; ix. eventos internacionais; x. lançamentos de livros etc. É a Igreja pregando a palavra de Deus e sendo útil socialmente para a vida de todo o povo.
4- Como contribuir para a construção da Catedral? A Catedral Nacional da Assembleia de Deus – A Pioneira está sendo erguida com as contribuições de seus fiéis e com as doações de pessoas que desejam participar da história deste grande projeto. Para receber as ofertas de terceiros, a liderança da Igreja providenciou o seguinte PIX: [email protected] e, depois, você pode enviar o comprovante para o cel./zap (96) 99136-4931. A Assembleia de Deus – A Pioneira é uma das igrejas mais longevas e respeitadas do Brasil, a maior e mais antiga do Estado do Amapá, fundada no ano de 1916.
5- Comissão Especial de História: O Pastor Iaci Pelaes, presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira, nomeou na última reunião do Conselho Ministerial, que aconteceu no 1º sábado de setembro, 02.09.23, uma Comissão Especial de História, formada por três pastores: Besaliel Rodrigues (Historiador/Unifap), Heraldo Costa e Benedito Rodrigues para, sob a coordenação do primeiro, elaborar parecer consubstanciado sobre a data a ser considerada como a primeira da história dos evangélicos no Amapá. Ficaram lançados em ata a nomeação e o prazo que a Comissão terá, de trinta a sessenta dias, para concluir seus trabalhos. Ainda, a Comissão poderá nomear membros adjuntos, realizar audiências públicas, colher depoimentos de “experts” em história e fazer viagens com o intuito de robustecer as teses que pretende defender em seu parecer. As conclusões da Comissão terão caráter opinativo e subsidiará o presidente da Igreja, o Conselho Ministerial e a Convenção Confradap a tomarem decisão definitiva sobre o impasse existente sobre o assunto no seio da denominação tucuju.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Você é Convidado Especial a participar, aos domingos pela manhã da Escola Dominical. Venha!
2- Catedral Nacional da Assembleia de Deus – A Pioneira. Rua Tiradentes, nº 532, Centro, Macapá/AP.
3- Pastor Benedito Brito Rodrigues, registrando a história da Igreja em Acrósticos, há mais de 40 anos.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 37: Obra “Crônicas selecionadas”. Autor: Oton Miranda de Alencar. Inove Editora: Brasília/DF, 2014, 416p. O autor é membro-fundador da Academia de Letras Evangélica Amapaense – ALEA.
O Pastor Oton Alencar, por muitos anos, foi cronista do Jornal Diário do Amapá. Semanalmente, em sua coluna semanal, publicava fatos, histórias, experiências e memórias da vida real, proporcionando a todos os seus leitores extraordinárias lições de vida. Este livro condensa também vastas informações de uma autobiografia não sistematizada. Em breve, a Academia ALEA publicará sua biografia.
Nesta Obra, o Reverendo Doutor Oton Alencar publicou suas 161 (cento e sessenta e um) melhores crônicas de sua vida, classificadas em seis grupos, a saber: 1. Crônicas hilárias – 33 temas; 2. Crônicas líricas – 39 temas; 3. Crônicas religiosas – 17 temas; 4. Crônicas sobre pessoas e personalidades – 26 temas; 5. Crônicas memoriais – 36 temas; e 6. Crônicas inesquecíveis – 10 temas.
Além deste livro, ainda escreveu a biografia do Pastor Otoniel e comentou Romanos e 1ª Coríntios.
ESPECIAL
Utilidade Pública: Dica 37. Direitos dos Deficientes. A Constituição e a Lei 13.146/2015 garantem direitos.
As Defensorias Públicas de todo o Brasil promovem campanha inclusão das pessoas com deficiência, com referência ao acesso a políticas públicas.
Nos atendimentos jurídicos, os defensores públicos trabalham para promover “uma vida independente e autônoma, com respeito à capacidade jurídica e efetivação do acesso à educação, saúde, moradia, trabalho, transporte, cultura esporte e lazer sem barreiras”.
Tal campanha tem como objetivo dar visibilidade a temas relevantes para a sociedade, promovendo reflexões e ações efetivas voltadas para este segmento.
Segundo o IBGE, temos no Brasil mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (leve, média e grave). Assim, é preciso garantir espaço às pessoas com deficiência, de acordo com suas peculiaridades, qualificações e potenciais.
REFLEXÃO
Tema: Por que perdoar – João 13.34.
Diz João 13.34: “Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.”.
Falar de amor é falar de Deus e, inevitavelmente, amor é sinônimo de perdão. Falar de perdão é falar de cura. Não há saúde emocional nem espiritual onde não há perdão. Perdão é um tema importantíssimo pelo seu poder terapêutico e libertador. Quando perdoamos libertamos alguém e esse alguém, descobrimos, somos nós.
Entretanto, temos dificuldades com esse tema. Já se disse que o perdão é muito mais difícil do que achávamos ser antes de nos depararmos com a necessidade de praticá-lo e mais complicado do que geralmente os sermões parecem dizer.
O perdão só existe porque somos passíveis de cometer erros e de machucar gente que amamos. Sem o perdão, seria impossível manter relacionamentos. O perdão é sempre a melhor opção. É sempre a melhor decisão, a qual gera melhor e maior qualidade de vida para todos.
FICA A DICA
NEWS: Como economizar. Dicas principalmente para desempregados, autônomos, micro empreendedores, vivem por conta própria, “free lances”, trabalham, mas ganham pouco (etc.) e estão sem dinheiro extra. Saibam que uma das principais maneiras (indiretas) de ganhar dinheiro é não gastando. Então, vejam algumas dicas de como preservar, conservar seus poucos recursos.
Com as letras I: Informações e isenções diversas. Economize dinheiro buscando informações sobre isso na internet, nos livros, jornais, revistas, rádio e TV. Descubra como amortizar dívidas, onde conseguir crédito barato, como conseguir isenções de taxas, inscrições para concursos, de impostos, como IPTU, IPVA etc. Muitas vezes as pessoas sofrem por falta de conhecimento. Informação é tudo. Seja uma pessoa informada a cada dia e poupe seus recursos com mais efetividade.
Evite ficar com vergonha deste momento da vida em que você está enfrentando limitações financeiras. Creia que esta fase logo vai passar e, em breve, você estará vivendo uma situação nova, melhor.