O tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) realizou nesta sexta-feira, 7, sessão especial solene que marcou os 29 anos de criação do TCE/AP, e ex-presidentes e atuais servidores da instituição foram homenageados. O ato ocorreu no auditório da instituição e contou com o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, representando o poder Executivo.
“É um momento importante, pois, são 29 anos de serviços prestados ao povo do Amapá e sempre ajudando as demais instituições a usar os recursos públicos de forma transparente. Só temos a parabenizar esse órgão público”, enfatizou o vice-governador, Jaime Nunes.
O presidente do TCE/AP, Michel Houat, destacou as mudanças que ocorreram na instituição desde sua criação até o atual momento.
“Foram muitas transformações e, é claro, o tribunal sempre busca a eficiência e melhorar cada vez mais os serviços à sociedade e, assim, conseguimos mostrar para a população e outras instituições o verdadeiro papel do TCE”, declarou Houat.
O TCE é o órgão que tem a missão constitucional de fiscalizar e acompanhar a efetividade dos gastos e investimentos públicos. Participaram também da cerimônia representantes dos poderes Legislativo e Judiciário do Amapá.
Histórico
O Tribunal de Contas do Estado do Amapá foi criado no dia 7 de fevereiro de 1991, pelo decreto 0031, do Diário Oficial.
A primeira presidente do TCE/AP foi a conselheira Margareth Salomão, que esteve à frente da instituição no período de 1991 a 2000. Foi também a primeira mulher a assumir a presidência de um tribunal de contas do Brasil.