Quando o álcool é consumido, ele bloqueie a produção da vasopressina – também conhecida como hormônio antidiurético (ADH) ou argipressina –, responsável pela conservação de água pelos rins, ou seja, evitando que a urina se torne muito diluída. E isso causa a hidratação que vai gerar ressaca e mal estar. A dica de beber água pode parecer simples, mas não são muitos os que consomem bebida alcóolica que seguem a recomendação.
“O indicado para quem consome álcool é beber a mesma quantidade de água. Se a pessoa bebe uma taça de vinho, deve beber também uma taça de água. Se você segue essa linha, a chance de ficar embriagado é menor e a ressaca no dia seguinte é reduzida significativamente, uma vez que você está compensando parte do estrago que o álcool faz ao organismo”, aponta o professor. “Você vai mais ao banheiro fazendo isso? Vai. Mas é a melhor maneira de evitar que o corpo sofra essa desidratação.”
E se a pessoa esqueceu de se hidratar corretamente durante as festas? “Se ela não bebeu tanta água quanto o consumido em bebida alcoólica, terá de tomar o cuidado de consumir bastante água logo após acordar e continuar assim nas próximas horas, a fim de reestabelecer o perfil de hidratação corporal o mais rápido possível”, indica o professor.