Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Amapá > Bolsonarismo divididos: Ala religiosa bolsonarista articula chapa conservadora para disputar Prefeitura de Macapá.
Amapá

Bolsonarismo divididos: Ala religiosa bolsonarista articula chapa conservadora para disputar Prefeitura de Macapá.

Redação
Ultima atualização: 4 de setembro de 2020 às 00:00
Por Redação 6 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

Ala ligada a igrejas neopentecostais tenta emplacar o nome do pastor Didio para vice em chapa que seria encabeçada pelo pastor Guaracy Jr.

O pastor e empresário Guaracy Junior (PSL), que foi candidato ao Senado nas eleições de 2018, articula nos bastidores uma chapa conservadora para disputar a Prefeitura de Macapá. Batizada de “Puro Sangue”, a ala evangélica traz o nome do vereador da capital pastor Didio Silva (Patriotas) para a vice. Ambos são lideranças religiosas evangélicas no Amapá.

Guaracy Jr ainda não aparece nas pesquisas de intenção de voto, mesmo comandando a direção do PSL, considerado o maior partido de centro-direita do país, após a eleição do presidente Jair Bolsonaro. O partido elegeu a segunda maior bancada de deputados federais, perdendo apenas para o Partidos dos Trabalhadores (PT), que ocupa o campo antagônico de polarização pela esquerda no cenário nacional.

Na avaliação dos conselheiros políticos e dirigentes do PSL, uma chapa conservadora pura pode arregimentar parte importante do eleitorado evangélico que votou no bolsonarismo, dando margem para o crescimento e disputa de uma vaga da direita no segundo turno, que possivelmente deve ter no campo da centro-esquerda o ex-senador João Capiberibe. Ele lidera as pesquisas na corrida pelo Palácio Laurindo Banha.

Guaracy e Didio: aliança conservadora

No bastidores, setores religiosos do bolsonarismo tentam articular, além da chapa conservadora com Guaracy Jr como pré-candidato a prefeito de Macapá, o nome do também pastor Didio Silva, que seria indicado pelo Patriotas do ex-presidenciável Cabo Daciolo.

Em 2018, Guaraci Jr obteve cerca de 45 mil votos na disputa para o Senado, mesmo sendo desconhecido. Ele apostou na base do voto neopentecostal do segmento evangélico, que cresceu diante da onda conservadora que varreu o país e tirou a esquerda do poder após 4 vitórias consecutivas do PT e da aliança progressista.

Pastor Didio Silva teve 8.933 votos em 2018, quando disputou o cargo de deputado federal, ficando como 1º suplente da coligação que elegeu a deputada federal Aline Gurgel (Republicanos). O nome de Didio também cresceu após a ampla exposição como apresentador de um programa de TV no SBT, em horário nobre, garantindo ampla visibilidade nas camadas populares por conta da linha policial-comunitária adotada.

Bolsonarismo em disputa por vaga no 2º turno

Apesar de Guaracy Jr ser considerado uma pessoa próxima ao presidente Bolsonaro e uma das principais lideranças da corrente bolsonarista, ligada ao movimento neopentecostal, ele não é o único nome da direita que deve disputar a eleição majoritária em Macapá.

Outros nomes, como o de Cirilo Fernandes (PRTB), que foi candidato ao governo em 2018, pelo PSL, e saiu do partido após perder a disputa e o comando do partido para a ala bolsonarista ligada ao pastor Guaracy, também deve disputar o cargo de prefeito.

Patrícia Ferraz (Podemos), que em 2016 esteve no palanque de Clécio Luís e evita fazer críticas ao governo municipal, focando suas alfinetadas políticas em direção ao governo Waldez, especialmente durante a pandemia, surgiu também como um nome em ascensão do bolsonarismo. Ela prega um discurso próximo daquilo que o eleitor bolsonarista quer ouvir.

Por outro lado, liderando uma ampla coalizão de partidos de centro e da direita, Josiel Alcolumbre (DEM), irmão do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, já aglutina diversos partidos, e recebeu a declaração de apoio de Flávio Bolsonaro, que chegou a gravar vídeo afirmando que a família Bolsonaro irá apoiar o nome de Josiel na disputa pela PMM.

O nome do médico e deputado estadual Dr. Furlan (Cidadania), apesar de ser considerado de centro, também goza de simpatia de partido do eleitorado de direita e bolsonarista, mesmo não fazendo uma defesa sectária e pública ou entrando na disputa fratricida travada entre Cirilo, Guaracy, Patrícia Ferraz e Josiel, que buscam sempre se alinhar ao discurso de aliados de Bolsonaro em Macapá.

O certo é que o surgimento de mais uma candidatura ligado ao bolsonarismo, capitaneando setores evangélicos pode mudar o quadro pré-eleitoral apresentado na última pesquisa, criando dificuldades para Josiel Alcolumbre, nome apoiado por duas máquinas governamentais e o “queridinho” da família Bolsonaro.

Caso se confirme a aliança conservadora entre o pastor Guaracy Jr e o pastor o Didio, o quadro dentro do curral do bolsonarismo fica muito dividido, abrindo possibilidade de uma zebra dentro da direita para enfrentar Capi, num virtual 2° turno, já que hoje ele teria uma vaga garantida em todos os cenários apontados pelo Instituto Big Data.

Você pode gostar também

Antes do primeiro barril, a cobrança: Reátegui quer petróleo financiando saúde no Amapá

Rios de Direitos: MP-AP vai à localidade de Santa Maria para escutar a comunidade e promover políticas públicas na região

Inclusão Social e Cidadania: Projeto Esporte é Segurança recebe apoio do TJAP com entrega de quimonos e tatames

Brasil conquista dobradinha no arremesso de peso no Grand Prix Paralímpico do Marrocos

Força-tarefa combate poluição sonora em Macapá e apreende arma em boate clandestina

Redação 4 de setembro de 2020 4 de setembro de 2020
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Micro e pequenas empresas são as que mais sofrem com a falta de planejamento financeiro
Próximo artigo Tecnologia aplicada no combate ao cigarro estende efeitos do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Lula assina nomeação de Odair Cunha como ministro do TCU
Brasil
Bolsas da Europa afundam com impasse entre EUA e Irã. NY cai com IA
Mundo
STF torna Malafaia réu por injúria contra generais do Exército
Brasil
ONG denuncia uso da água como “arma de guerra” por Israel em Gaza
Mundo
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2025. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?