A Próstata é um orgão que todo homem possui desde o nascimento, responsável pela produção do esperma que é o liquido que o homem ejacula na hora do orgasmo. Ela fica localizada na saída da bexiga e a uretra (canal da urina) passa como um túnel por dentro da próstata.
2. Quais as doenças que podem a afetar?
Como qualquer outro orgão a próstata pode sofrer de infecções bacterianas, chamada prostatite. Pode sofrer de alterações no DNA de suas células dando origem ao câncer de próstata, mas a alteração mais comum é a hiperplasia da próstata (HPB) que significa aumento do tamanho da próstata.
3. O que é a hiperplasia da próstata?
A próstata possui uma característica no corpo do homem que é nunca parar de crescer. Quanto mais velho o homem fica, mais tempo a próstata cresce. A próstata muito aumentada é chamada de hiperplasia prostática benigna (HPB). Mas note que o fato da próstata estar grande não é uma doença ou algo que está errado no corpo, mas sim um efeito esperado com o envelhecimento que é o aumento constante da próstata. Como a uretra passa por dentro da próstata, quanto mais ela cresce mais ela começa a apertar a uretra causando dificuldade de urinar.
4. Quais os sintomas da HPB?
Com a próstata crescendo pouco a pouco a medida que o tempo passa, ela começa a apertar a uretra que passa por dentro dela. Este aperto resulta em um espaço menor para a urina sair fazendo com que a pessoa comece a perceber a urina saindo devagar, com o jato fraco e as vezes tendo que fazer força na barriga para ajudar a urina sair. Em alguns casos a bexiga não consegue se esvaziar toda, fazendo com que a pessoa sinta vontade de urinar constantemente, as vezes nem conseguindo dormir direito e acordando várias vezes a noite apenas por vontade de urinar.
5. Como é feito seu diagnóstico?
Todo homem a partir dos 40 anos deve realizar consulta anual com o urologista, nesta consulta são solicitados exames como o PSA, o Ultrassom, a fluxometria. Que além de averiguarem o tamanho da próstata verão também se existe alguma outra doença como prostatite e câncer, além de verificar o grau de obstrução que a próstata pode estar fazendo na urina.
6. Como é o tratamento da HPB?
O tratamento consiste em duas opções. Medicação que vai bloquear seu crescimento e reduzir seu tamanho tendo que ser usado pelo resto da vida, ou cirurgia que pode ser por via endoscópica (pela uretra), ou aberta (cortando a barriga) dependendo do tamanho que a próstata já se encontre.
7. Faça suas considerações finais.
É impostante saber que a próstata possui uma inervação pouco sensível. Doenças como câncer ou hiperplasia prostática não causam dores. Por isso o acompanhamento anual com o urologista é tão importante, pois mesmo sem sentir dor local a próstata já pode apresentar alguma alteração e só o médico especializado em urologia é capacitado para o mehor acompanhamento e tratamento deste órgão.
Convidado
Daniel Moreira Silveira
Instagran: drdanielsilveira
Médico formado na Unifeso -Teresópolis RJ.
Residencia de Cirurgia Geral no Hospital Regional de Ceilândia – DF RQE 458.
Residencia em urologia pelo Hospital Geral Roberto Santos – Salvador BA RQE 459.
Concursado na secretária de saúde do estado do Amapá como médico urologista e pela POLITEC AP como perito médico legista.