É a falta de suprimento de oxigênio adequado ao músculo do coração, impossibilitando que o mesmo realize a sua função.
2. Por que o IAM acontece?
Geralmente acontece nos casos de aterosclerose coronariana (Placas que ocorrem na parede dos vasos que irrigam o coração), mas também pode ocorrer por espasmo coronariano em pacientes com artérias coronárias normais ou com doença coronariana, dentre outras causas.
3. O que podemos fazer para prevenir?
Controlar ou evitar os fatores de risco, como por exemplo: obesidade, hipertensão arterial (pressão alta), diabetes mellitus (açúcar no sangue), dislipidemias ( níveis elevados de gordura no sangue), tabagismo, alcoolismo e inatividade física.
4. Quais os sintomas do Infarto?
Angina, tipo peso ou aperto no tórax, sensação de queimação ou dificuldade para respirar, com irradiação para o ombro, pescoço, dorso ou braço esquerdo. Na maioria das vezes a dor aumenta de intensidade em poucos minutos. Pode também começar por um desconforto na região superior do abdômen.
5. Como é feito o diagnóstico?
Feito pela presença de sintomas na maioria das vezes juntamente com a realização de eletrocardiograma (ECG), exames de laboratório e de imagem.
6. Qual o tratamento?
Através de medicações e a realização de angioplastia (implante de stent na artéria acometida) ou cirurgia de revascularização do miocárdio.
7. Quais as complicações que podem ocorrer?
Pode ficar sequelas no coração gerando uma insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca, trombose e pode levar à morte nos casos de infarto fulminante.
8. Faça suas considerações finais.
É importante ter um estilo de vida adequado, através de uma alimentação saudável, realizar atividade física regular, abolir o cigarro, controlar a pressão arterial, o diabetes, a dislipidemia e o reduzir o peso. Fazer acompanhamento com cardiologista periodicamente de forma preventiva. E na presença de dor torácica, falta de ar, dores nas costas, desconforto epigástrico, sudorese fria ou confusão mental deve se procurar atendimento médico de imediato.
Convidado
Marlon Amador Costa da Costa
Médico Cardiologista
CRM 917 RQE 436.