É notório que a obesidade tem crescido em nosso país entre todas as faixas etárias, principalmente entre as pessoas da terceira idade.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que tem chamado atenção é o alto índice de obesidade na população acima de 65 anos (16,7% das mulheres e 8,1% dos homens estão obesos).
2. Quais as doenças associadas à obesidade?
O que tem prevalecido, com relação à obesidade, são comorbidades como hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus, doença cardiovascular, certos tipos de câncer, síndrome de apnéia/hipopnéia do sono e osteoartrite.
3. Qual profissional o paciente deve procurar inicialmente para uma avaliação?
O paciente deve procurar sempre a orientação de um cirurgião que tenha habilitação na área de Cirurgia Bariátrica.
4. Existe restrição de idade para realização da cirurgia bariátrica?
Pacientes entre 18 e 65 anos não têm restrição. Acima de 65 anos, o paciente deverá passar por uma avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.
Em pacientes com menos de 16 anos, o Consenso Bariátrico recomenda que a operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.
5. Qual é o peso mínimo para fazer a cirurgia bariátrica?
Em relação a cirurgia bariátrica, estão aptos a fazer pacientes com IMC acima de 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades; IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades; IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença, como por exemplo Diabetes tipo 2.
6. Quais os principais benefícios após a realização da Cirurgia para o paciente?
Cada caso é avaliado individualmente. Os benefícios do procedimento são estudados com mais profundidade durante todo o processo, entre o paciente e a equipe multidisciplinar.
Entre os requisitos para a indicação ou não da cirurgia bariátrica no idoso, deve ser levado em conta o quanto o emagrecimento pode contribuir para a melhoria dos aspectos funcionais do paciente.
O paciente pós bariátrico precisa entender que acontece um restart (novo começo) em sua vida e tudo deve iniciar de forma correta, desde a mastigação, deglutição, horário de refeição, qualidade e quantidade de alimentos.
Deve-se resgatar os conceitos posturais orientados pela equipe médica multidisciplinar, além de realizar uma mudança em seus hábitos de vida, buscando realizar exercícios físicos rotineiros e atividades que envolvam bem estar e saúde (como um todo).
É importante também avaliar e modificar se for o caso, o cenário social e “JAMAIS” perder o foco para “JAMAIS” voltar a ser obeso.
7. Você deve ter várias histórias de sucesso, após o procedimento cirúrgico. Compartilhe uma conosco.
Vamos falar do caso da paciente Maria dos Santos, que pesava 120 kilos e fez a cirurgia há menos de 4 meses. Após a cirurgia já eliminou mais de 30 kilos e nos informou que é na realização das pequenas tarefas diárias, o seu motivo de grande alegria.
“Uma nova vida, outro estilo que eu não conhecia.
Roupas que vestem bem, consigo amarrar os meus sapatos, coisas que eu não fazia havia muitos anos.” Relata dona Maria, que teve sua vida transformada pela cirurgia bariátrica e metabólica. A cirurgia bariátrica e metabólica transforma vidas e reconstrói sonhos. Mostra que vale a pena viver e que sempre tem um sorriso a ser mostrado pela satisfação em viver bem.
Convidado da semana
Dr. Vinícius Reis
Cirurgião Geral, Bariátrico e do Trauma
Membro Titular da SBCBM desde 2017
Ele é membro da AMB – ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO BRASIL
Delegado de capítulo do Amapá 2021 (SBCBM)
Presidente do Capítulo Amapá/SOBRACIL desde 2013
Membro titular da IFSO – INTERNATIONAL FEDERATION FOR THE SUGERY OF OBESITY AND METABOLIC DISORDERS (A Federação Internacional para a Cirurgia de Obesidade e Transtornos Metabólicos (IFSO)
Contatos: (96) 3213-1958
Instagram: @centrodecirurgiabm
@drviniciusreis
Dr. Achiles: Médico Radiologista; Professor da Unifap; Mestre em Ciências da Saúde
O nosso convidado de hoje no #vemcomigofalardesaúde é o cirurgião bariátrico Vinícius Reis, que nos falará sobre obesidade e seu tratamento cirúrgico.