Na manhã desta terça-feira (10), agentes da Polícia Federal e outras forças de segurança deflagraram a operação “Blind Diving” que cumpriu 7 mandados de busca e apreensão, em Macapá e Santana.
Durante a tarde, agentes mergulhadores localizaram 154,75kg de drogas no casco de um navio ancorado no porto de Santana, no Amapá.

O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, utilizando cascos de navios para o armazenamento. A prática já é realizada em vários portos brasileiros, segundo a polícia.
A investigação se iniciou após denúncia de que indivíduos, oriundos do estado de São Paulo e do Rio Grande do Norte estariam em Macapá com o intuito de acoplar no casco de um navio substância entorpecente para ser retirada ao chegar no seu destino.
A equipe de investigação realizou acompanhamento dos indivíduos em vários dias da semana durante a madrugada e constatou que eles foram até o igarapé da fortaleza em uma pequena embarcação e pararam em ponto próximo ao navio de grande porte que estava atracado no porto e realizaram mergulhos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, cujas penas somadas podem levar a 33 anos de reclusão, além do pagamento de multa.