Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > João de Barros > PNEUMONIAS
João de Barros

PNEUMONIAS

João de barros
Ultima atualização: 5 de maio de 2024 às 01:04
Por João de barros 1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

O que é a Pneumonia?
A pneumonia é uma infecção de vias aéreas inferiores. Quando adquirida na comunidade (PAC), é causada na maioria das vezes por uma bactéria chamada Streptococcus pneumoniae, mais conhecido como pneumococo. Essa bactéria se instala nos pulmões e desencadeia sintomas geralmente em situações de baixa imunidade.


A pneumonia também pode ser causada por vírus ou fungos. Neste último caso, mais raro e específico em pessoas com imunossupressão (baixa imunidade) ou ligado às condições do ambiente.


A infecção por H1N1, H2N3 (Influenza) ou SARS-CoV-2 (COVID-19) também podem favorecer infecções respiratórias bacterianas secundárias. Portanto, vacinar-se contra a Influenza, a COVID-19 e o pneumococo, quando indicada pelo médico, é essencial para a prevenção da pneumonia¹. Ela também pode ser causada por inalação de produtos que são tóxicos aos pulmões.

Como ocorre a transmissão?

A doença é transmitida através da inalação de ar contaminado com os micro-organismos. Também pode ser transmitida pela saliva.


A infecção ocorre quando os mecanismos de defesa do organismo não estão funcionando de forma adequada, associado a uma grande exposição aos micro-organismos.


Alguns fatores que podem predispor essa infecção são o fumo, devido já haver comprometimento do parênquima do pulmão. Outro fator que pode predispor são mudanças bruscas de temperatura.
Pessoas com imunidade baixa, devido a baixa defesa estão predispostas a infecção, principalmente a causada por vírus, bactérias e fungos incomuns. Essas pessoas podem também não responder bem ao tratamento.


Quais os sintomas da Pneumonia?
Os sintomas mais comuns da pneumonia são tosse, febre e dor torácica. Nos casos mais severos, pode haver falta de ar.


A tosse da pneumonia bacteriana costuma ter expectoração, catarro espesso. Pode ter mudança na coloração, podendo ser esverdeado e marrom. Na pneumonia viral (H1N1, H2N3, SARS-CoV-2) causa tosse mais seca. A febre costuma ser mais baixa no caso das pneumonias virais.


Nos idosos e crianças, os sintomas podem ser atípicos, podendo haver pneumonia sem febre. As vezes os únicos sintomas presentes pode ser uma mudança na respiração, perda de apetite e em idosos pode haver o aparecimento de confusão mental.


Outros sintomas que podem estar presentes são a dor torácica, mal-estar geral, fraqueza. Esses sintomas variam de acordo com a extensão de comprometimento dos pulmões


Como é feito diagnóstico?
O diagnóstico da pneumonia é essencialmente clínico. O médico vai conversar com o paciente (anamnese), fazer um exame físico para verificar alterações na ausculta pulmonar. Para confirmação diagnóstica alguns exames podem ser solicitados, que são exames de imagem, como de raio-x e tomografia de tórax.


Os exames laboratoriais podem ser necessários em casos de germes atípicos, casos graves, para pacientes que não respondam ao tratamento inicial ou que estejam internados em UTI e em caso de mais de uma infecção associada, como COVID-19 ou Influenza.


Como o tratamento é feito?
Se confirmada a infecção, inicia-se o tratamento dependendo da causa. Quando a causa é bacteriana, inicia-se antibióticos, conforme o patógeno mais provável no local de aquisição da doença, a presença de fatores de risco individuais e doenças associadas, relação custo-eficácia e fatores epidemiológicos, como viagens recentes e alergias.


Quando a causa é viral, pode ser iniciado o uso de antivirais e quando causada por fungos, utiliza-se antifúngicos. Em casos mais graves pode haver a necessidade de internação hospitalar para acompanhamento da evolução do quadro.


Tratamento de apoio a respiração é feito para auxilio na recuperação pulmonar. Ele ajuda na eliminação do excesso de muco e secreções dos pulmões.


Como previnir a doença?
Uma forma de diminuir os riscos da doença é pela eliminação dos fatores de riscos, principalmente para os indivíduos imunodeprimidos. Indica-se a cessação do tabagismo em pacientes fumantes e diminuição da exposição a produtos tóxico aos pulmões.
A vacinação também é uma forma importante de prevenção. As vacinas contra o pneumococo, COVID 19, influenza são indicadas.

Adaptado: Sociedade Brasileira de Pneumologia.

Você pode gostar também

VIVER MAIS E MELHOR: O SEGREDO DAS BLUE ZONES, DA MEDICINA DO ESTILO DE VIDA

Insônia

O Raio X do Relacionamento

Resistência a antibióticos

Compulsão por jogos

João de barros 5 de maio de 2024 5 de maio de 2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Por João de barros
Seguir:
Especialista em Nefrologia e Clínica Médica; Membro titular da Sociedade Brasileira de Nefrologia Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Mestre em Ciências da Saúde Preceptor de Clínica Médica. CRM 892 RQE 386
Artigo Anterior O ACASO
Próximo artigo Ore, Terra amada!

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Dr. Furlan entrega duas ambulâncias 0KM para o SAMU
Amapá
Filhos de Cid Moreira questionam sentença que negou interdição do pai
Entretenimento
Internada para laqueadura, mulher acorda sem perna e com novo coração
Internacional
Hamas aceita proposta dos EUA para cessar-fogo em Gaza e pede ajustes
Internacional
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?