Julho: Igrejas brasileiras promovem a Escola Bíblica de Férias
1. Origem das EBFs. Todos os anos, nos meses das férias escolares em todo o país, quase todas as igrejas evangélicas da Nação realizam atividades bíblicas recreativas voltadas para crianças e adolescente, denominadas pela sigla “EBF” – Escola Bíblica de Férias.
O surgimento da EBF é muito parecido com o surgimento da EBD – Escola Bíblica Dominical. Ambas surgiram para atender as necessidades de crianças de rua.
Em julho de 1898, uma senhora por nome de Elisa Hawes, preocupada com as crianças que andavam pelas ruas de sua vizinhança na cidade de New York, num estado de abandono pelos pais no período de férias, sujeitas ao aprendizado de tantas coisas nocivas e pecaminosas, resolveu fazer uma Escola Bíblica de Férias Diária, naquele mês, especialmente para crianças de até 14 anos de idade.
O primeiro local de reunião foi num pátio com um jardim onde, imaginem à noite se vendia bebida alcoólica, mas que durante o dia não comportava nenhuma atividade. Elisa Hawes teve que pagar o aluguel deste espaço de seu próprio bolso. Naquele verão (no hemisfério norte as estações são o oposto daqui do Brasil) o programa da Escola Bíblica de Férias Diária, como era chamada, aconteceu por seis semanas com duração de duas horas por dia. O programa incluía saudação a bandeira, música, história bíblica, desenhos, memorização de versículos, ginástica, brincadeiras e trabalhos manuais (na época, as meninas aprendiam costura e culinária).
Com o passar dos tempos, a EBF se transformou em uma grande estratégia de evangelização e oportunidade para capacitar e envolver os novos componentes à equipe de voluntários para os departamentos infantil e juvenil. Surgiu com o intuito de alcançar as crianças para Cristo e fazê-las crescer na fé e é planejada para receber as crianças que moram ao redor da igreja, e que ainda não conhecem as boas novas da Salvação.
Como funciona? Hoje uma EBF pode ter duração de três a cinco dias, com no máximo três horas por dia. Nestes dias, são contadas histórias por capítulos, estratégia usada para fazer com que a criança retorne no dia seguinte. Algumas EBFs contam duas histórias, sendo uma evangelística e uma missionária etc.
2. EBFs no Brasil e no Amapá. E no Brasil? Quando chegou? A primeira EBF no Brasil foi realizada nas dependências do Colégio Americano Batista em Vitória/ES, na primeira quinzena de dezembro de 1924, com a promoção do Dr. Loren Reno (fundador do colégio), que é uma grande chácara nas encostas do Morro do Moscoso. Atualmente a EBF é um ministério desenvolvido por praticamente todas as denominações protestantes em todos os países com atividades evangélicas do mundo.
No Amapá, surgiu em julho de 1973, por meio da iniciativa da Pastora Juracy Alencar. A 1ª EBF foi realizada no Templo Central da Assembleia de Deus em Macapá, na Rua Tiradentes, fundada em 1917. Na época, o presidente da igreja era o saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar. Crianças evangélicas e católicas da redondeza foram convidadas para participarem daquele momento histórico.
Para esta EBF foram confeccionados uniformes e cartazes e selecionadas leituras e histórias bíblicas, brincadeiras, corinhos, hinos e teve lanches etc. A partir de então, em todos os anos seguintes e até hoje foram realizadas EBFs por todos os bairros da Cidade, no mesmo período. Ano passado (2023), a EBF completou 50 Anos (Jubileu de Ouro) no estado do Amapá, quando a Assembleia de Deus – A Pioneira promover uma grande Celebração Comemorativa em todas as suas unidades eclesiásticas da Capital e do interior.
Atualmente, a ideia de ocupar o mês das férias de forma cristã e criativa já se estendeu para o mês de janeiro, pois algumas igrejas e congregações realizam também EBFs no início do ano, e surgiram, mais recentemente Escolas Bíblicas de Férias para adolescente e Jovens (EBAs e EBJs).
Por fim, o trabalho da EBF tem se aperfeiçoado, com excelência e alta performance, por meio da instrumentalidade da Pastora Waldirene Nogueira dos Santos Reis, esposo Pastor Naldo e seleta Equipe de Apoio, que ministram cursos preparatórios para as equipes de EBFs das filiais da Assembleia de Deus e de igrejas evangélicas co-irmãs, inclusive para integrantes da ICAR. Fonte: pibdobras.com.br e Pra. Wal Reis (AD-Pioneira).
3. “Jubileu Rosa de Sarom”: Os 17 Anos de Fundação da Igreja ADMI. A Igreja Assembleia de Deus – Ministério Internacional completa hoje, 07.07.2024, 17 anos de criação. Foi fundada em 07.07.2007, no ano do “Jubileu de Álamo” (90 Anos) da AD – A Pioneira. Na época, sua criação foi apoiada pelo Pastor Oton Alencar como estratégia de consolidação eclesiástica na fronteira dos municípios de Macapá (Fazendinha) e Santana (Igarapé da Fortaleza). A 1ª Sede da ADMI funcionou na Avenida Girassol do Loteamento “Chefe Clodoaldo”, que fica às margens da Rodovia JK, ao lado do Bioparque, Zona Sul da Capital. Atualmente, o Ministério é presidido pelo Casal de Pastores Lourenço Filho e Selma Queiroz.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Escola Bíblica de Férias, instrumento de evangelização e de inclusão por meio da educação.
2- Pastora Juracy de Almeida Alencar, fundadora das Escolas Bíblicas de Férias no Estado do Amapá.
3- Assembleia de Deus – Ministério Internacional celebra hoje 17 (dezessete) anos de fundação.
GESTÃO
Pastor Antonio Gilberto (In Memoriam) é homenageado no RN. O dia do aniversário de nascimento do pastor é instituído, em Diário Oficial, o “Dia Estadual da Escola Bíblica Dominical”.
Em homenagem ao aniversário do pastor Antônio Gilberto, o governo do Rio Grande do Norte instituiu o “Dia Estadual da Escola Bíblica Dominical” naquele estado, por meio da Lei 11.819, de 1º de julho de 2024.
Conhecido nacionalmente no meio evangélico pelos seus trabalhos, o pastor Antônio Gilberto nasceu em 7 de junho de 1927, na cidade de Várzeas (RN). Converteu-se aos 14 anos de idade por meio de seu irmão mais velho José Apolônio da Silva, que se tornaria também pastor nas Assembleias de Deus como ele.
Formado em Teologia, Letras e Pedagogia, obteve seu mestrado em Educação pela Universidade Biola, nos Estados Unidos, sendo também um profundo conhecedor dos idiomas bíblicos hebraico e grego e se tornou um dos maiores teólogos das Assembleias de Deus no Brasil. Faleceu no dia 30 de julho de 2018, aos 91 anos. Fonte: pointrhema.com.br, CPAD News e adhortolandia.org.
ESPECIAL
Direito & Cidadania. O Advogado é o profissional responsável constitucional para atuar junto à cidadania de todos os serem humanos e das pessoas jurídicas. Diz a Constituição Federal, “Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”. Advogado não é caro; caro é o prejuízo sofrido por não se ter um advogado.
Esta semana o Advogado Dr. Besaliel Rodrigues conquistou mais um êxito judicial, agora na área do Direito Constitucional Sindical. Atuou em favor de um dos sindicatos mais tradicionais do Estado do Amapá, do ramo extrativista. A discussão foi sobre qual órgão governativo deveria conduzir o Sindicato. Depois dos debates entre as partes e da atuação do Ministério Público, o processo foi conclusos para a Juíza de Direito Drª. Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes que, em sua sentença, deu uma magnífica aula sobre o Direito Sindical Brasileiro.
Parabéns à Junta Governativa do Sindicato pela vitória.
REFLEXÃO
Tema: Salmo 1º, o Salmo da Felicidade.
A nova Revista (Trimestral) da Escola Dominical do PECC – Programa de Educação Cristã Continuada da CADB – Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, traz como tema curricular o Livro de Salmos.
O Livro de Salmos faz parte do grupo dos cinco livros poéticos do Antigo Testamento (Jó/Sl/Pv/Ec/Ct). É o maior livro da Bíblia, pois possui 150 “capítulos” e divide-se em cinco partes (blocos temáticos). Foi escrito por vários autores: Moisés, Davi, Salomão, Asafe, os Filhos de Coré, dentre outros. Os salmos equivalem a cânticos; então, era o “hinário” do povo de Israel daquela época. Então, a revista destacou 13 salmos para estudos semanais deste novo trimestre. Hoje o destaque é para o Salmo 1º.
Diz o Salmo 1.1: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”. A expressão “bem-aventurado” também significa “feliz”. Assim, temos aqui uma “fórmula bíblica” para ter felicidade: Evitar pessoas ímpias, pecadoras e escarnecedoras. A seguir, o salmo explica o que fazer para sermos sempre felizes. Leia-o.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra T: Trabalhadores do petróleo. Esta categoria de trabalhadores possui regime especial de trabalho, pois, as plataformas de petróleo, por exemplo, possuem natureza jurídica especial híbrida (navio/estrutura). Assim, tanto a legislação nacional, como a internacional, distingue os trabalhadores em terra firme dos que trabalham no mar, concedendo a estes “certos benefícios sociais em razão das condições especiais de trabalho que estão submetidos, por enfrentarem os perigos do mar.”. Cf. Trabalhadores marítimos in PAIM, Maria Augusta. O petróleo no mar. RJ: Renovar, 2011, p. 349-350, 388.
E mais, não se pode confundir trabalhadores do petróleo com trabalhadores marítimos. Em minha opinião, poderíamos adjetivar os trabalhadores do petróleo, mormente do offshore de: “plataformeiros”, ou “petrolários”, ou “trabalhadores em atividades petrolíferas”, ou “petrobreiros”, ou “oleoperários” etc.
Por fim, os trabalhadores do petróleo em terra e do mar possuem regimes trabalhistas diferentes, baseados na CLT, na Lei 8.112/1990 e em normas internacionais.