ENERGIA LIMPA
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos firmaram uma parceria para combater mudanças climáticas e incentivar a transição da economia para a energia limpa. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a secretária de Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, no Rio de Janeiro. Em pronunciamento, Haddad disse que Brasil e Estados Unidos compartilham do valor de aplicar com empenho esforços cada vez mais consistentes no sentido de promover a transição energética, em várias áreas de atuação. A parceria é um exemplo diplomático para outros países. O encontro bilateral entre Brasil e Estados Unidos foi um dos eventos paralelos à 3ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais, da Trilha de Finanças do G20. Haddad explicou que a parceria será focada em frentes como finanças sustentáveis; articulação de cadeias produtivas em torno de energia limpa; e reforma de organismos multilaterais, de forma a financiar a aceleração da transição energética. Ele acredita que as diretrizes resultarão em ações concretas “muito rapidamente”, dos dois países que irão envolver empresários na busca por um mundo mais verde.
PATRIMÔNIO NATURAL
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é oficialmente Patrimônio Natural da Humanidade. O título foi concedido pela Unesco, em cerimônia em Nova Deli, na Índia., na manhã da última sexta-feira (26). Localizado no litoral do Maranhão, o parque está na área de cerrado e apresenta influência da caatinga e da Amazônia, sendo também encontradas espécies comuns desses três biomas. Em seus 155 mil hectares, abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal e um campo de dunas, com lagoas que se formam no período chuvosos.
ALERTA VERMELHO
O Ministério da Saúde confirmou duas mortes e monitora outros possíveis casos de febre oropouche no Brasil. Seis deles chamam a atenção das autoridades por se tratarem de transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho. Três casos dessa natureza foram registrados em Pernambuco, um na Bahia e dois no Acre. Desses casos, dois evoluíram para óbito do feto, um para aborto espontâneo e três apresentaram malformação congênita, como microcefalia. As secretarias estaduais de saúde e especialistas estão analisando a possível relação entre a febre oropouche e casos de malformação e abortamento. O Ministério da Saúde recomenda intensificar a vigilância na gestação e o acompanhamento de bebês de mulheres que tiveram suspeitas de Dengue, Zika, Chikungunya e febre oropouche. Para a população em geral, o alerta é para evitar áreas com muitos e mosquitos e utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo.
INVESTIMENTOS
O presidente Lula apresentou, o resultado do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, com destaque para obras de mobilidade e de drenagem urbana, este último visando a prevenção de desastres naturais. No anúncio, foram contemplados programas nos eixos cidades sustentáveis e resilientes, infraestrutura social e inclusiva e do programa Água Para Todos, com R$ 41,7 bilhões em investimentos. Ao discursar, o presidente reafirmou que a prioridade na escolha das obras do PAC Seleções, será voltado para atender projetos dos estados e municípios, e para localidades críticas com vazios assistenciais, em benefício da população, independente de simpatia e filiação políticas entre os mandatários. “Não aceito que o povo possa ser vítima dessa pequenês política do comportamento de certos políticos governantes?”, questionou Lula?
MAIS PARCERIA
O presidente Petista, agradeceu aos governadores que puderam comparecer ao evento e disse que, quando viaja aos estados para anunciar ações do governo federal, faz questão de convidar os gestores locais. “Eu quero que ele vá, que ele fale o que tiver que dizer para o povo lá. “Acho que é
importante a gente trazer o Brasil de volta à civilidade. A civilidade significa que o entes federados precisam construir parceria, que eles têm que trabalhar juntos, que um depende do outro, que junto a gente pode fazer muito mais do que separado”, completou Lula. O presidente pediu aos gestores dos projetos que contratem trabalhadores locais para tocar as obras do Novo PAC, já que o principal objetivos do programa é a geração de emprego e renda e o desenvolvimento regional.
DENUNCIA
A Procuradoria-Geral da República denunciou o deputado federal Nikolas Ferreira ao Supremo Tribunal Federal pelo crime de injúria contra o presidente Lula. A denúncia envolve discurso feito pelo deputado durante uma reunião na Organização das Nações Unidas em 2023. Nikolas chamou Lula de “ladrão” e publicou a fala em suas redes sociais. Na denúncia, o vice-procurador, Hidenburgo Chateubriand, afirma que o inquérito aberto pela Policia Federal para apurar o caso concluiu pela materialidade do crime. “A despeito das repercussões do fato, as postagens permanecem disponíveis para visualização de terceiros, perpetuando-se, assim, a ofensa à honra da vítima”, afirmou o procurador. A PGR também ofereceu a Nikolas Ferreira a possibilidade de realização de uma audiência preliminar para avaliação de um eventual acordo judicial para encerrar o processo. A denúncia é relatada pelo ministro Luiz Fux. Se for aceita pela Corte, o deputado se tornará réu e vai responder a processo criminal. Não há prazo para julgamento.
PASSAGENS
O Ministério de Portos e Aeroportos lançou a primeira fase do programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas por até R$ 200 em cada trecho. A fase inicial vai disponibilizar 3 milhões de passagens para aposentados do INSS, independente da faixa de renda. Para comprar as passagens mais baratas, o aposentado não deve ter viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.
Segundo o ministério, mais de 23,3 milhões de aposentados terão direito ao benefício. A compra é feita direto pelo site gov.br/voabrasil com a conta do Gov.br. A conta precisa ser nível prata ou ouro, para dar mais segurança ao processo. Quem tem conta bronze deve fazer o upgrade com a inclusão de dados pessoais e reconhecimento facial. Quem não atender aos critérios não conseguirá fazer o login no site. Ao localizar a passagem desejada no site, o usuário é direcionado para a página da companhia aérea para realizar a compra. As empresas Azul, Gol, Latam e VoePass participam do programa. A ideia do governo é expandir o programa para estudantes inscritos no ProUni e no Pronatec. O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, destacou os benefícios para a população, especialmente para a saúde. “Para combater depressão, ansiedade, não há nada melhor do que você sair, conhecer outras pessoas, visitar as pessoas queridas, família, amigos e conhecer o Brasil, esse país fascinante”.
NOTIFICAÇÕES
O Brasil registrou, em 2023, 47 mil quedas de energia elétrica provocadas por incêndios e queimadas, um aumento de 21% em comparação ao ano anterior, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica a partir de dados da Aneel. Em 2019, foram 23 mil casos registrados, o que mostra que, em 4 anos, o número de interrupções mais do que dobrou. No primeiro quadrimestre de 2024, foram 18 mil notificações. Com a estação seca, a projeção é de alta dos casos neste ano. “Não só o sistema de distribuição, onde a gente atua, mas em outras áreas de linhas de transmissão e, até mesmo usinas são colocadas em risco com esses incêndios. Você tem desde fogos que acabam danificando as torres ou, com o aumento da temperatura de cabos, é provocado desligamento. São riscos muito grandes. E quando atinge outro tipo de instalação, como uma subestação, termina-se tendo danos de recuperação muito grandes”, disse o presidente. Desde o início da série histórica, em 2018, até o primeiro quadrimestre de 2024, mais de 21 milhões de unidades consumidoras foram afetadas pelo fornecimento de luz causado por fogo na rede elétrica. Os meses de agosto a outubro são os mais preocupantes, pois a vegetação fica mais seca, elevando o risco de incêndios. A ação dos ventos pode contribuir para propagação das chamas, agravando os efeitos nas linhas de distribuição e transmissão de energia.