Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Brasil > Veja o que fez aviões quase bateram na pista em SP
Brasil

Veja o que fez aviões quase bateram na pista em SP

Redação
Ultima atualização: 2 de novembro de 2024 às 20:03
Por Redação 7 meses atrás
Compartilhar
Aviões da Azul e da Gol, com 242 pessoas ficaram a 22 metros de distância, menos do que o tamanho de um avião; Cenipa aponta desatenção - Foto: Reprodução/Cenipa
Compartilhar

Dois aviões comerciais, um da Azul e outro da Gol, que transportavam 231 passageiros e 11 tripulantes, ficaram a apenas 22 metros de colidir no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, devido à falta de atenção de um controlador de voo, segundo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgado nesta terça-feira (29/10).

Conteúdos
InvestigaçõesMedidas posteriores

O incidente ocorreu em 3 de dezembro de 2020 e vinha sendo investigado desde então. O Cenipa realiza relatórios de ocorrências para propor medidas preventivas.

Na data do ocorrido, o avião da Azul, um Embraer ERJ 190-200, que havia partido do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, aproximava-se de Congonhas com 68 passageiros e cinco tripulantes. O avião da Gol, um Boeing 737-8EH, preparava-se para decolar rumo ao Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, com 163 passageiros e seis tripulantes.

Segundo o Cenipa, o incidente foi causado porque um dos controladores da torre de Congonhas autorizou, simultaneamente, a entrada do avião da Gol na pista para decolagem e o pouso da aeronave da Azul.

Os pilotos de ambas as aeronaves perceberam a situação. De acordo com a transcrição das comunicações de rádio, às 14h42, na aproximação da pista, o piloto da Azul questionou: “Tem uma aeronave na pista aí, controle?”

Três segundos depois, o controlador respondeu: “Pouso autorizado, pista três cinco esquerda, vento três três zero graus, com dois nós.”

Sete segundos após essa mensagem, o piloto da Gol tentou se manifestar: “Torre e o Gol 1700 foi autori…”, mas não completou a frase. Imediatamente, a torre reconheceu o erro e ordenou ao avião da Azul: “Azul 4200, arremeta!”

Na aviação, “arremeter” significa interromper o pouso e subir a aeronave novamente.

O piloto da Azul arremeteu com sucesso, mas o avião passou a apenas 22 metros acima do Boeing da Gol (menos do que o comprimento da própria aeronave).

Investigações

Em junho de 2022, durante as investigações, técnicos do Cenipa observaram, em visita à torre de controle de Congonhas, que havia dois pontos cegos causados por pilares, os quais impediam a visibilidade de certos trechos da pista.

No entanto, o relatório não relacionou essa dificuldade estrutural ao incidente, já que todos os instrumentos e sistemas de comunicação operavam corretamente e o tráfego no aeroporto estava dentro da capacidade.

“Verificou-se que tais pontos cegos não contribuíram para o incidente grave, mas representavam um problema ergonômico que dificultava o trabalho dos controladores, obrigando-os a se inclinar à frente ou se levantar para realizar a varredura visual da pista”, observaram os técnicos do Cenipa.

O relatório concluiu que o controlador “esqueceu” que havia autorizado a entrada do avião da Gol na pista, deixando-o parado na cabeceira, sem liberação para decolagem, por mais de três minutos.

“O nível de atenção do controlador às operações estava tão reduzido que, mesmo após os pilotos do PR-AUJ [prefixo do avião da Azul] perguntarem se havia outra aeronave na pista, o ATCO [sigla para controlador] manteve a autorização para pouso, sem notar o questionamento dos pilotos ou realizar a varredura visual”, afirma o documento.

“Nos instantes que precederam a aproximação entre as duas aeronaves, a atenção do controlador foi provavelmente capturada por alguma distração que o levou a esquecer que o PR-GUD [prefixo avião da Gol] ainda estava na pista”, concluiu o relatório.

Medidas posteriores

O controlador e seu supervisor na torre de Congonhas foram afastados, com seus Certificados de Habilitação Técnica (CHT) suspensos. O controlador foi encaminhado para avaliação de saúde e psicológica.

O Cenipa emitiu orientações a oito comandantes e chefes da torre para evitar falhas de atenção semelhantes no futuro.

Com informações do Metrópoles

Você pode gostar também

Governo Lula é desaprovado por 54% dos brasileiros, aponta pesquisa

Espião russo desmascarado era dono de joalheria de fachada em Brasília

Lula orienta Itamaraty a reagir com firmeza à ameaça de Trump a Moraes

Crianças que escaparam de Gaza reencontrarão pai no Brasil nesta 5ª

Senado aprova convocação de Carlinhos Maia para depor na CPI das Bets

Redação 2 de novembro de 2024 2 de novembro de 2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Luiz Onmura, medalhista olímpico em 1984, morre aos 64 anos
Próximo artigo NÃO QUEBRA: Veja os carros inimigos da oficina

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
MC Rebecca se explica após ser acusada de ficar com homem casado
Fofocas e Famosos
José Loreto e ex-BBB Eva Pacheco são flagrados juntos
Fofocas e Famosos
Virginia comenta ansiedade antes de virar rainha da Grande Rio
Fofocas e Famosos
Mulher que diz ter ficado com Neymar em festa é presa: saiba mais
Polícia
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?