FUNDO BAOBÁ
O prazo de inscrições para a segunda edição do Edital Black STEM foi prorrogado até 12 de maio. A data inicial para o fim das inscrições era quarta-feira. O programa apoia estudantes negros brasileiros em sua trajetória acadêmica internacional nas áreas de STEM. A iniciativa é do Fundo Baobá para Equidade Racial. com apoio da B3 Social, uma associação sem fins lucrativos, responsável pela atuação social da B3, voltada à redução de desigualdades sociais no Brasil. Nesta edição, o Black STEM oferece a pessoas negras, três bolsas complementares de R$ 35 mil, como forma de contribuir para a permanência de estudantes negros em universidades fora do Brasil. O valor servirá para cobrir despesas anuais de permanência, como moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos e mensalidades. Os selecionados terão acesso a mentorias individuais e coletivas, acompanhamento psicológico, conexão com lideranças negras, participação em ações promovidas pelo Fundo Baobá ou outras instituições vinculadas à temática. Em 2024, quatro estudantes foram contemplados e hoje estudam na China, Estados Unidos e Portugal, em cursos como ciência da computação, engenharia aeroespacial e pilotagem marítima. A inscrição dos interessados virtual deve ser feita na página do Fundo Baobá com o preenchimento do formulário online. O resultado com a lista de selecionados será divulgado em 8 de julho. Para se candidatar, é necessário a pessoa ser negra, brasileira nata ou naturalizada. Os interessados devem ter sido aprovados em cursos de graduação nas áreas de ciências exatas, experimentais e da saúde, tecnologia, matemática e engenharias em universidades estrangeiras, com início letivo em 2025, ou estejam em estágio avançado de processo seletivo. Além disso, é necessário que os candidatos tenham sido aprovados em algum programa de bolsas (integral ou parcial) da instituição onde irão estudar ou de outra fonte de recursos, ou estejam em estágio avançado de processo seletivo para obtenção de bolsa. Cursos em universidades públicas com subsídio total ou parcial também serão considerados.
REFORÇO
O governo do estado do Rio de Janeiro reforçou o esquema de segurança com aumento de agentes nas ruas e nas delegacias e uso de tecnologia de monitoramento para o show da Lady Gaga, que aconteceu no último sábado (3), em Copacabana. Foram mais de cinco mil agentes das polícias militar e civil, além do corpo de bombeiros e agentes de segurança particular. Para a segurança e saúde dos fãs, e participantes do evento, uma grande quantidade de água mineral foi distribuída em diversos pontos do evento.
TRATAMENTO PREVENTIVO
A partir de agora, a vacinação contra hepatite A no Brasil passa a ser indicada para usuários de profilaxia pré-exposição – tratamento preventivo ao HIV. O anúncio da ampliação do esquema vacinal foi feito pelo Ministério da Saúde. Em nota, a pasta informou que a medida tem como objetivo conter surtos de hepatite A na população adulta, além de atender a uma mudança no perfil epidemiológico da doença. De acordo com o ministério, com a ampla vacinação de crianças, iniciada em 2014, a doença passou a se concentrar no público adulto. A expectativa é que a ampliação da vacinação tenha impacto também nas internações e nos óbitos por hepatite A, já que os casos graves, geralmente, são registrados entre adultos. A meta é imunizar 80% de todas as pessoas que utilizam PrEP – atualmente, mais de 120,7 mil cadastrados no Sistema Único de Saúde. A imunização será realizada por meio de duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Para receber o imunizante, é preciso apresentar a receita médica que indica o uso da PrEP. O local para vacinação será informado pelos serviços de referência onde os medicamentos são retirados. A hepatite A é uma inflamação no fígado causada por uma infecção viral, que pode resultar em complicações. A doença, segundo o ministério, tende a ter mais gravidade em adultos do que em crianças. Embora a principal transmissão do vírus seja fecal-oral, a Organização Mundial da Saúde relatou, em 2016, um aumento no número de casos relacionados a práticas sexuais. A entidade indica a vacinação como estratégia de prevenção contra a doença.
No Brasil, o aumento de casos de hepatite A por potencial transmissão por sexo, de acordo com dados do governo federal, foi identificado, pela primeira vez, em 2017, no município de São Paulo. Na época, foram 786 diagnósticos com dois óbitos confirmados.
LIBERDADE DE IMPRENSA
O Brasil subiu 47 posições no quesito liberdade de imprensa, segundo dados divulgados hoje pela ONG Repórteres sem Fronteiras. Em 2022, o Brasil estava na posição de número 110; agora ocupa o 63º lugar. A liberdade de imprensa é definida a partir de como os jornalistas podem buscar dados para produzir suas matérias, além de divulgar informações de maneira isenta de ingerências políticas, econômicas, legais e sociais. Segundo o estudo, o Brasil está entre os poucos países que melhoraram o seu indicador em 2024. Seis em cada dez países caíram no ranking. Pela primeira vez na história da pesquisa, as condições para o jornalismo são consideradas ruins em metade dos países do mundo e satisfatórias em menos de um em cada quatro. Vale destacar que a Argentina ocupa hoje a posição de número 87 entre os 180 países analisados. Isso mostra claramente que houve um retrocesso, pelas tendências do governo de Javier Milei. O Peru apresentou uma posição preocupante: a de número 130, o que significa, de acordo com a sondagem, que a liberdade de imprensa entrou em colapso, com uma queda de 50 posições desde 2022. Já os Estados Unidos de Donald Trump caíram para o número 57, um resultado que demonstra a marginalização da imprensa e a redução do apoio à mídia independente.
DECISÃO
A Justiça de São Paulo suspendeu a compra, por meio de licitação, de 15 mil coletes à prova de bala para a PM do estado. De acordo com a decisão judicial, havia indícios de exigências que restringiram a concorrência de forma ilegal. O pedido foi feito por uma das empresas que foi desclassificada e se sentiu prejudicada. A Secretaria de Segurança disse, em nota, que a Polícia Militar analisa as medidas judiciais cabíveis. Informou também que os novos coletes são destinados à substituição de equipamentos com vencimento previsto para o segundo semestre de 2026. E que, portanto, não há risco de desabastecimento ou prejuízo à segurança dos policiais militares.
FEBRE OROPUCHE
O estado do Ceará registrou mais de 500 casos de febre oropuche este ano. A doença é transmitida pelo mosquito pólvora, e provoca febre alta, dores de cabeça e musculares. Esse número de ocorrências já é bem superior a todo o ano de 2024, quando 255 casos foram registrados. Essa arbovirose tem circulação muito restrita ao maciço de Baturité, que fica na região serrana do Ceará, distante cerca de 100 quilômetros de Fortaleza. Mas também pode se desenvolver em centros urbanos, de acordo com a oferta de materiais orgânicos disponíveis. A febre oropuche é muito comum em locais com plantio de banana e de chuchu, por exemplo. Os sintomas da doença se confundem muito com os de outras arboviroses. Mas o diagnóstico certo só é dado com exames laboratoriais. A proteção é diferente do combate à dengue, por exemplo. No caso da febre oropouche, o cuidado tem que ser pessoal. São orientados o uso de roupas compridas, repelentes, recolher os frutos que caem no solo e usar telas em portas e janelas, principalmente com as mulheres grávidas.
TIJOLO ECOLÓGICO
No Piauí, o uso de tijolos ecológicos pode ser uma alternativa para reduzir custos e preservar o meio ambiente. Ao contrário dos moldes convencionais de construir, que são produzidos com materiais com grande emissão de poluentes, os tijolos ecológicos usam uma mistura de areia, terra, cimento, argila, resíduos industriais e fibras naturais. Desta forma, usam menos recursos naturais e emite menos gases poluentes. Esses tijolos possuem um sistema de encaixe que facilita a construção, diminui o tempo de obra e reduz os custos com argamassa e outros materiais. Em relação a valores de milheiro, o tijolo ecológico é entre 15 e 25% mais caro. Porém, no custo total da obra, é possível conseguir uma economia de até 40%. O tijolo já tem canais por onde passar a instalação hidráulica e elétrica, reduz em 90% o entulho, em 80% o uso de cimento e em 60% o uso de ferro. Sustentável e inovador, o projeto é inédito no Piauí. A empresa que produz os tijolos ecológicos já comercializa produtos para diversas cidades do estado, e também para estados vizinhos, como o Ceará e o Maranhão.
ÁGUA CONTAMINADA
Um estudo da Universidade de Campinas (Unicamp) revelou que a água da chuva coletada nas cidades paulistas de Brotas, Campinas e na capital do estado estão contaminadas com agrotóxicos. A pesquisa analisou a fração de agrotóxicos dissolvidos na água, coletada entre 2019 e 2021. Foram detectados 14 agrotóxicos e cinco compostos derivados. Apesar das concentrações não ultrapassarem os limites permitidos para a água potável no Brasil, os pesquisadores dizem que a exposição crônica a baixas doses pode causar danos à saúde humana e à vida aquática. Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, utilizando 70% a mais do que o segundo colocado, os Estados Unidos.
AGRICULTURA URBANA
No Distrito Federal, um projeto dá o exemplo de que é possível montar hortas em pequenos pedaços de terra, que estão cada vez mais difíceis de achar com o crescimento das cidades. A chamada agricultura urbana promove tanto o aprendizado quanto a alimentação saudável dos estudantes. Em apenas um metro quadrado cabe muitas variedades vegetais. Em uma escola do DF, professores e alunos dividiram esse metro quadrado em 25 células, cada uma com 20 centímetros. Cada célula abriga pelo menos duas alfaces, cinco rúculas e cinco rabanetes. Além de aliar o conteúdo de disciplinas como ciência e matemática, a ideia é também melhorar a alimentação de famílias de baixa renda da própria comunidade escolar. Uma horta de um metro quadrado pode sustentar uma família inteira por meio de verduras e legumes, suprindo a carência alimentar dessas pessoas.