A embaixada do Vaticano em Kiev foi levemente danificada durante os ataques russos à capital ucraniana nesta quinta-feira (10).
Segundo um comunicado oficial da missão diplomática do Vaticano, a embaixada sofreu danos no prédio principal.
O arcebispo Visvaldas Kulbokas, embaixador do Vaticano na Ucrânia, disse separadamente ao órgão oficial Vatican News que havia testemunhado drones circulando em torno do terreno da embaixada e ouvido várias explosões durante a noite.
Kulbokas disse que o ataque danificou o telhado da embaixada e seu estacionamento.
“Coletamos cerca de dez fragmentos razoavelmente grandes, e acredito que tenha sido um drone e não um míssil”, disse o arcebispo. “Felizmente, nenhum de nós foi ferido”.
Os ataques aéreos da Rússia na Ucrânia ocorreram no momento em que uma conferência internacional sobre a guerra de três anos estava sendo aberta em Roma, em que Kiev recebeu uma ajuda de bilhões de dólares.
O papa Leão XIV se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na quarta-feira (9) e disse a ele que o Vaticano estaria disposto a sediar as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.
A Santa Sé tem relações diplomáticas formais com cerca de 180 países e mantém embaixadas em muitas capitais do mundo.
Seus embaixadores são conhecidos por sua devoção em permanecer no posto, mesmo em tempos de guerra, e raramente esvaziam suas embaixadas.
Fonte: CNN Brasil