Na tarde desta terça-feira, 30 de setembro, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Jayme Ferreira, participou de reunião com o ministro Edson Fachin, novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro, que reuniu todos os presidentes de tribunais de segunda instância, aconteceu na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF, em Brasília.
No convite oficial aos presidentes dos tribunais estaduais, eleitorais, trabalhistas e militares, o ministro Fachin destacou a relevância da participação dos magistrados para o fortalecimento do diálogo institucional e da integração entre as Cortes.
A reunião tratou de pautas que envolvem governança, celeridade processual, uniformização de práticas e aprimoramento da prestação jurisdicional. A iniciativa busca consolidar um espaço de debate sobre temas estratégicos da Justiça brasileira, reforçando a importância da cooperação entre os tribunais e a Suprema Corte no enfrentamento dos desafios contemporâneos do Judiciário.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Jayme Ferreira, ressaltou a importância da iniciativa:
“É um momento importante para o fortalecimento da Justiça brasileira. O diálogo direto com o STF e CNJ contribui para que possamos alinhar práticas, compartilhar experiências e oferecer uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva à sociedade”, afirmou o desembargador-presidente Jayme Ferreira.
Fonte: TJAP