Duas crianças caíram na parte funda da piscina de uma residência no bairro João Lopes, em Arapiraca, Agreste de Alagoas, na segunda-feira (1º). O acidente aconteceu no início do período de férias escolares.
Imagens de uma câmera de segurança da casa registraram toda a sequência. Um dos meninos correu em direção à água, se desequilibrou na área rasa e afundou. O irmão tentou ajudar, estendendo a mão, mas não conseguiu alcançar.
Em seguida, o segundo menino entrou na piscina para tentar resgatar o irmão, mas também perdeu o equilíbrio e ficou submerso na parte funda.
As duas crianças tiveram dificuldade para sair da água. Cerca de um minuto após o início do incidente, o pai chegou ao local, percebeu a situação e pulou na piscina, retirando os filhos.
Nas redes sociais, Alice Lima, irmã das crianças, afirmou que “providências para que nunca mais ocorra já foram tomadas”.
Segurança aquática
O Corpo de Bombeiros orienta sobre medidas de prevenção em piscina:
- Vigilância: nunca deixe crianças sozinhas na piscina, mesmo que saibam nadar. Ao se afastar, leve a criança junto e utilize telefone sem fio.
- Isolamento: isole a piscina com muros, grades ou portão de auto-fechamento. Lonas e cercas vivas não são seguras.
- Equipamentos: incentive o uso de coletes salva-vidas para menores de 5 anos ou pessoas sem experiência em natação. Evite objetos de flutuação não certificados, como boias de braço, pranchas ou pneus.
- Ambiente: evite brinquedos próximos à área da piscina.
- Sucção: desligue o sistema de bomba e filtro da piscina durante o uso ou garanta a segurança contra a sucção de banhistas.
Fonte: g1

