Neste sábado, 14, a partir das 14h30, acontece no Monumento Marco Zero do Equador, mais uma edição do projeto “Observando no Meio do Mundo”, desenvolvido pelo Clube de Astronomia Mirzam, para acompanhar o eclipse solar anular, que vai possibilitar aos amapaenses, a visão parcial de 70% do sol sendo encoberto pela lua.
A sessão de observação do espetáculo astronômico, que contará com estudantes e especialistas, será coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com participação do Clube Mirzam e Clube de Física da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
O eclipse solar anular é um fenômeno no qual Terra, Lua e Sol se alinham de tal maneira que o diâmetro aparente da Lua é menor que o do Sol, criando uma ilusão de um anel solar.
Para garantir que o público desfrute do eclipse com segurança, a transmissão também será realizada por meio de dois telescópios, que vão exibir as imagens em um grande telão. Os organizadores ressaltam a importância de utilizar filtros específicos para a observação a “olho nu”, para evitar qualquer dano à visão.

