Doze crianças do Abrigo Casa Lar Ciã Katuá, com idades entre 3 e 11 anos, podem ser convidadas para compartilhar o ambiente familiar nas festas de fim de ano, especialmente Natal e Reveillon.
Os padrinhos e madrinhas selecionados poderão receber as crianças no período de 23 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023.
O assistente social do Núcleo Psicossocial do Juizado da Infância e Juventude de Macapá, Breno Rafael de Souza, explica que o apadrinhamento não é adoção, e não é feito só no período natalino. Ele acontece ao longo do ano.
“A ideia principal com o apadrinhamento natalino é permitir que a criança saia um pouco desse ambiente institucional, que é bem diferente de um lar”, disse Souza.
Além do afetivo, as famílias também podem oferecer o apadrinhamento material, presenteando essa criança com roupas, brinquedos, alimentos, produtos escolares, entre outros.
Para participar é preciso se inscrever diretamente no abrigo Ciã Katuá, que fica na Rua Jovino Dinoá, nº 776, esquina com a Avenida Prócopio Rola, no bairro Jesus de Nazaré.
Os candidados serão avaliados em vários critérios e receberão a visita da equipe técnica do abrigo, composta por psicólogos, assistente social e pedagogo.
“Nessa visita vão entender qual a realidade e dinâmica sóciofamiliar para saber realmente se esses interessados têm condições de receber essa criança durante o período”, explicou assistente social.

