A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) intensifica as fiscalizações em toda a cidade para detectar sinalizações verticais instaladas sem autorização. As ações são realizadas de forma itinerante e ostensiva com o objetivo de combater, principalmente, o estacionamento irregular em estabelecimentos no centro comercial.
As placas instaladas indevidamente estão sendo retiradas pelos agentes da CTMac. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é proibido ao cidadão criar a própria sinalização, mas é um direito de todos solicitar aos órgãos competentes.
De acordo com a Lei n° 2.233/16, da Prefeitura Municipal de Macapá, as vagas de estacionamento de veículos devem ser dispostas pela CTMac em estabelecimentos comerciais, de forma paralela ou diagonal em relação ao alinhamento do imóvel, de modo que os mesmos não prejudiquem o trânsito de pedestres e nem a condições de acessibilidade das pessoas com necessidades especiais.

O presidente da CTMac, Andrey Rêgo, explica que Companhia tem fiscalizado com frequência as sinalizações da capital. Todas as placas irregulares encontradas são retiradas de imediato e levadas ao depósito da instituição.
“É necessário que as pessoas entendam que as sinalizações não podem acontecer de forma aleatória. É necessário que seja solicitada na CTMac, assim a Companhia fará o estudo para saber se é possível sinalizar. É muito importante que a população denuncie, informando os locais com esse tipo de irregularidade”, reforça Rêgo.
Quem necessitar de sinalização especifica para carga ou descarga ou estacionamento rotativo deve solicitar o benefício na CTMac, por meio de requerimento , de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.
Denúncias
Para fazer denúncias sobre irregularidades no trânsito, a Prefeitura orienta acionar o disque denúncia da CTMac pelo número 98100-0799.