Reforçando seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Brasil, a Amazon lança seu primeiro relatório de impacto focado no crescimento e sucesso do empreendedorismo nacional. Chamado de “Amazon Brasil: Impulsionando PMEs que transformam a economia nacional“, o documento reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento consistente dos negócios brasileiros e a visão de longo prazo para o país.
“O fortalecimento das pequenas e médias empresas é prioridade do governo federal, e iniciativas como as da Amazon demonstram que é possível criar um ecossistema onde a tecnologia se torna aliada do empreendedor brasileiro, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico“, afirma Márcio França, Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Desde 2011 no Brasil, a Amazon tem como objetivo crescer e contribuir para o desenvolvimento do país como um todo. A empresa segue focada em expandir sua infraestrutura logística, ampliar o seu portfólio de produtos e serviços e apoiar de forma contínua as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras em suas diversas frentes de negócios.
Com 70 novos polos logísticos lançados no último ano e 100 mil vendedores parceiros, a Amazon segue expandindo sua seleção de produtos no Brasil, fortalecendo sua rede de pequenas e médias empresas (PMEs). Atualmente, mais de 150 milhões de produtos em mais de 50 categorias, entre varejo e marketplace, estão disponíveis na Amazon.com.br. Além disso, a empresa, em 2024, treinou mais de 50 mil vendedores parceiros, representando um crescimento de 65% em relação ao ano anterior.

“Investir nas pequenas e médias empresas é investir no futuro do Brasil. Elas são verdadeiros catalisadores de transformação social e econômica, gerando empregos locais, impulsionando a inovação e fortalecendo comunidades. Nossos crescentes números de impacto nas PMEs reforçam que estamos no caminho certo. Com as ferramentas certas e parcerias estratégicas, podemos ampliar ainda mais o alcance e a competitividade dos empreendedores brasileiros no mercado digital, promovendo um crescimento sólido para milhares de negócios pelo país“, afirma Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon.com.br.

Por meio de diversas iniciativas com PMEs, a Amazon impulsiona o desenvolvimento econômico em múltiplos segmentos – desde vendedores parceiros, programas de logística e projetos sociais até startups que utilizam a nuvem da Amazon Web Services (AWS), criadores de conteúdo, entregadores, desenvolvedores de software, autores independentes, entre outros.
“Nossa missão é acelerar a democratização do acesso à tecnologia e ao mercado digital para as PMEs brasileiras, impulsionando seu desenvolvimento. O Brasil é um país de empreendedores, e celebrar a marca significativa de colaborar com mais de 100 mil vendedores parceiros é muito gratificante. Em pouco tempo, a Amazon se tornou um catalisador para a expansão de negócios locais, onde 78% das vendas pelo marketplace acontecem fora dos estados onde os vendedores estão sediados, evidenciando o poder da digitalização na quebra de barreiras geográficas“, comenta Juliana.

Segundo recente estudo da PwC¹, a Amazon Brasil facilitou a criação de mais de 170 mil empregos (diretos, indiretos e induzidos) por meio do seu serviço de marketplace, gerando R$ 11,3 bilhões pela produção dos itens vendidos em 2024, um crescimento de mais de 100% em dois anos.
A análise da PwC indica que o marketplace da Amazon Brasil proporciona um impacto econômico significativo na economia do país: para cada R$ 1 vendido, R$ 1,80 é gerado em valor total na economia (considerando efeitos diretos, indiretos e induzidos de produção).
Outra iniciativa corporativa em prol do desenvolvimento de PMEs é o Conecta, evento exclusivo da Amazon Brasil aberto ao público, criado para capacitar e impulsionar a comunidade de vendedores que desejam expandir seus negócios no marketplace. A edição de 2025 acontece no dia 6 de maio, em São Paulo/SP, e contará com a presença de palestrantes reconhecidos como Caito Maia, Nath Finanças e Rita Batista. As inscrições estão abertas no site amazonconecta.com.br.
¹Os resultados do estudo foram coletados durante os meses de janeiro a dezembro de 2024 pela PwC, com fonte do IBGE e Strategy& Analysis.
Sobre a Amazon
A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo cliente, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. A Amazon se empenha para ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empresa empregadora do mundo, e o lugar mais seguro para se trabalhar no mundo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon (Logística da Amazon), Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das ações pioneiras da Amazon. Para mais informações, acesse About Amazon BR ou entre em contato pelo e-mail da assessoria de imprensa: [email protected].