A capital amapaense conta com duas Clínicas-Escolas Coração Azul, entregues à população pela Prefeitura de Macapá. A primeira unidade foi inaugurada em maio de 2021 e está localizada no bairro Santa Rita, área central da cidade. A segunda foi entregue à população da zona norte em março deste ano.
Cada unidade atende, em média, 200 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na rede municipal de ensino, totalizando cerca de 400 alunos assistidos anualmente.
Diante da grande demanda por atendimentos, a prefeitura estendeu o horário de funcionamento das clínicas-escolas para melhor acolher as necessidades dos alunos.
Atualmente, os atendimentos ocorrem nos seguintes turnos:
- Manhã: das 8h às 12h
- Tarde: das 14h às 18h
- Noite (horário estendido): das 18h às 22h
“O horário estendido vem para suprir as demandas dos alunos. Isso é particularmente importante, pois possibilita um acompanhamento ainda mais humanizado, de acordo com as necessidades de cada estudante”, destacou Flávio Aires, diretor da Clínica-Escola Coração Azul da Zona Norte.

As clínicas contam com equipamentos e recursos que estimulam os sentidos táteis, auditivos, visuais, além de força, movimento e equilíbrio, aspectos fundamentais para a percepção, organização e comportamento dos estudantes.
A educadora física Carlene Pena ressaltou os benefícios da estimulação aquática, oferecida nas unidades.
“A estimulação aquática é uma abordagem terapêutica que utiliza a água para promover o desenvolvimento motor, sensorial, cognitivo e social. A experiência sensorial ajuda as crianças a melhorarem o equilíbrio, a coordenação motora, a força muscular e a consciência corporal, ao mesmo tempo em que proporciona relaxamento e alivia a ansiedade”, disse.

Como funciona o acesso aos serviços
Para receber atendimento nas clínicas-escolas, é necessário que a criança esteja regularmente matriculada em escola pública do município, do 1º período da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental.
No caso de crianças sem laudo formal de TEA, mas que apresentam sinais do transtorno, o processo tem início com uma anamnese realizada pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), em conjunto com os pais.
Após o preenchimento do formulário com as especificidades observadas, o relatório é encaminhado a uma das unidades da Clínica-Escola, onde a criança passa por nova avaliação para definição das principais necessidades e do fluxo de atendimento.
De acordo com a avaliação individual, a criança pode ser encaminhada para atendimento em diversas especialidades: psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, fisioterapia, entre outras disponíveis na instituição ou em outros serviços públicos.
O atendimento nas Clínicas-Escolas é realizado no contraturno escolar, de forma a não prejudicar a frequência do aluno em sala de aula.

Critérios para Intervenção na Clínica-Escola Coração Azul
- Matrícula na Rede Municipal de Ensino: A criança deve estar regularmente matriculada em uma escola da rede pública de Macapá.
- Triagem Azul: As informações específicas da criança devem ser inseridas no formulário online “Triagem Azul”, disponível nas escolas, e preenchidas até o final do 1º bimestre letivo.
- Crianças com diagnóstico de TEA: Prioridade para crianças com laudo médico confirmando o transtorno, especialmente aquelas com nível de suporte 2 ou 3, que indicam maior necessidade de intervenção.
- Vulnerabilidade social: Prioridade para crianças em situação de risco social, vivendo em comunidades vulneráveis, abrigos ou com histórico de violência doméstica, sendo ou não beneficiárias de programas sociais.
- Famílias monoparentais: Crianças sob cuidados de apenas um responsável têm prioridade no atendimento.
- Responsável com deficiência ou doenças ocultas: Dada prioridade para crianças cujos responsáveis tenham laudo médico que comprove deficiência ou doenças ocultas.
- Ausência de atendimento especializado:Crianças que não estejam recebendo atendimento em nenhuma outra instituição especializada da rede pública têm prioridade.
Critérios para Avaliação na Clínica-Escola Coração Azul
- Matrícula na Rede Municipal de Ensino: O aluno deve estar regularmente matriculado em escola pública do município.
- Triagem Azul: O formulário online deve ser preenchido até o final do 1º bimestre.
- Encaminhamento médico: É necessária a apresentação de encaminhamento médico para investigação do Transtorno do Espectro Autista.
- Relatório escolar: É exigido um relatório elaborado pelo professor do ensino regular e pelo professor de Educação Especial da escola de origem da criança, homologado pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Endereços e horários de atendimento
- Clínica-Escola Coração Azul – Unidade Central
Av. Procópio Rola, 1176 – Bairro Central - Atendimento: das 8h às 22h
- Clínica-Escola Coração Azul – Zona Norte
Rua Sócrates – Bairro Renascer
Atendimento: das 8h às 22h
Fonte: Prefeitura de Macapá