O Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras de Macapá é um marco na história de Macapá. Este novo espaço cultural surge com a finalidade principal de valorizar a arte, preservar a cultura, proteger a memória e incentivar a pesquisa.
O Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras de Macapá fica localizado na esquina da Rua Elierze Levy com Avenida Mendonça Furtado na região central de Macapá. Com entrada gratuita, o museu fica aberto para visitação de terça à domingo, das 9h às 17h.
Os cinco pilares conceituais do museu — Confluências, Identidade, Conexões Transatlânticas, Memória, e Arte e Cultura — constituem a base de sua proposta educativa e simbólica.
As Confluências simbolizam a interseção de conhecimentos e trajetórias, ligando passado, presente e futuro por meio do envolvimento comunitário.
A Identidade ressalta a herança afro-brasileira como um componente essencial na construção cultural de Macapá, recuperando raízes que frequentemente foram silenciadas.
As Conexões Transatlânticas discutem as relações históricas e culturais entre a África e Brasil, destacando a diáspora negra e suas consequências.
A Memória destaca a relevância da reparação histórica, da justiça racial e da criação de um futuro digno para a comunidade negra.
A Arte e Cultura comemoram a resistência e a criatividade como meios de expressão e herança, colocando a produção artística negra no centro em vez de na periferia.
Esses pilares, em conjunto, não só guiam a curadoria do museu, como também definem sua função como um local de transformação social, reconhecimento histórico e afirmação de identidade.
Além das salas de exposição, o museu disponibiliza uma Biblioteca Literária, uma Sala de Reserva Técnica para armazenamento e preservação de acervos, um espaço de pesquisa para acadêmicos e pesquisadores, uma Sala Administrativa e um Café. Seu pátio acolhe diferentes abordagens e intervenções livres, como feiras de livros, lançamentos de souvenirs e exposições de obras de artistas e artesãos locais, fomentando a economia criativa.