Faleceu na última 4ª feira, 19, aos 79 Anos de idade, o Reverendo Pastor Oton Miranda de Alencar, Presidente Emérito da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá e Vice-Presidente Nacional da CADB – Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, atualmente presidida pelo Pastor Samuel Câmara, da AD de Belém do Pará. Ver mais informações, inclusive com fotos, no Site de A Gazeta e no https://besalielrodrigues.blogspot.com.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 30: Biografia do Pastor Oton Alencar. Autoria: Academia de Letras ALEA. Editora: Os Semeadores, Brasília/DF, 2024 (No prelo). Site: www.ossemeadores.com.br.
Oton Miranda de Alencar, filho do Casal Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar, nasceu em 19 de outubro de 1943 no município de Vitorino Freira, Maranhão. O nome Oton remete-se ao de general de guerra conhecido em todo o mundo.
Foi o filho mais próximo e atuante ao lado do pai Otoniel Alves de Alencar por onde o mesmo pastoreou nos rincões dos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Acre, Roraima, Amazonas e Amapá. Aos sete anos de idade sofreu uma queda de um jumento o que causou a fratura e a perda de um dos braços.
Cursou a Faculdade de Farmácia e Bioquímica em Belém do Pará. Em terras amapaenses sua carreira profissional e eclesiástica tornou-se mais profícua. Curso Direito na Unifap e tornou-se Advogado. Ainda, foi professor federal (pós-graduado) do antigo IETA, hoje UEAP, jornalista, cronista, escritor, juiz arbitral e juiz de paz.
ESPECIAL
Utilidade Pública: Dica 30. Sociedade Beneficente “O Bom Samaritano”. Entidade Social ligada à Igreja Evangélica mais antiga do Amapá, a Assembleia de Deus – A Pioneira, declarada por lei de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, que tem dentre outras finalidades assistir órfãos, carentes e desamparados, promover a inserção social dos excluídos e dos que vivem à margem da sociedade e lutar a favor de minorias tais como, idosos, deficientes etc., foi criada há mais de 40 (quarenta) anos pelo Casal Oton e Juracy Alencar.
Um fato pouco conhecido do público em geral, foi que o Pastor Oton Alencar, no início dos anos 2000, foi convidado e aceitou ser o Ouvidor Geral do Estado, cargo com status de secretário de Estado, no qual permaneceu por 8 (oito) anos consecutivos. Daí, ao assumir tão alta posição pública, fez um propósito em seu coração, a saber, doar a metade do salário que recebi neste cargo ao Bom Samaritano, para que tal instituição tivesse um mínimo mensal para socorrer os aflitos e necessitados. Estes oito anos foram os melhores de toda a trajetória histórica da entidade.
REFLEXÃO
Obra “Otoniel Alves de Alencar: O Apóstolo da Amazônia” (biografia). Autor: Oton Miranda de Alencar. Macapá/AP: JC Edições, 2017, 196 p. Livro biográfico escrito pelo filho e sucessor. Trata-se de uma Obra literária vibrante e apaixonante sobre a vida do Pastor Otoniel, uma verdadeira epopeia.
Pastor Otoniel é considerado em todo o país como o “Apóstolo da Amazônia”, pois se tornou o único ministro assembleiano brasileiro a pastorear em três capitais de Estados brasileiros: Manaus/AM, Boa Vista/RR e Macapá/AP, além de pastorear igrejas nos Estados do Maranhão, Piauí e Pará.
Otoniel e Alcebíades de Vasconcelos, outro ícone da AD brasileira, aceitaram a Jesus juntos, no mesmo dia e lugar. Ambos iniciaram carreira ministerial sob a bênção e mentoria de João Jonas, o “Apóstolo dos Sertões Nordestinos”.
Depois de desbravar a região amazônica, Pastor Otoniel e família radicou-se no Amapá e desbravou as terras tucuju para o Senhor Jesus. Amém!
FICA A DICA
Outras homenagens póstumas para o Pastor Oton publicadas nas redes sociais: 01. AD – Ministério Internacional, presidente Pastor Lourenço Filho; 02. Grupo Gazeta de Comunicação, presidente Jornalista Sillas Assis Jr.; 03. Comissão Especial de Juristas Evangélicos da OAB/AP, Advogado Dr. Besaliel Rodrigues; 04. Grupo Center Kennedy, presidente Empresário Edivaldo Junior; 05. Grupo Empresarial Maranata; 06. Pastor Raul Cavalcante, presidente da AD – Imperatriz/MA; 07. Pastor Daniel Deusdete, CEO do Grupo Editorial – Editora Os Semeadores – Brasília/DF; 08. Pastor Galdino Jr., presidente nacional da AD – Santo Amaro/SP; 09. Pastor Paulo Henrique, presidente do Ministério Bênção de Deus; 10. Pastor Flavio Santos e família; 11. Jorielson Nascimento, ex-deputado federal; 12. Músico Del Gonçalves; 13. Site G1.globo.com; 14. Pastor Raimundo Braga, município de Ferreira Gomes; 15. Pastora Cleide Coelho, do Distrito de São Joaquim do Pacuí; 16. Pastor Pablo Viana, da localidade do Paredão; 17. Pastor Edinaldo Régio, presidente do Campo Regional do Coração; 18. Portal de notícias gospel www.pointrhema.com.br.