A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) alerta moradores dos conjuntos habitacionais de Macapá para o descarte correto do lixo. O objetivo é evitar a obstrução dos bueiros que causam sérios danos à rede de esgoto e à própria distribuição de água tratada.
Um exemplo desse tipo de problema ocorreu quando uma equipe operacional da Companhia foi acionada para o conserto de vazamentos no Conjunto Habitacional Macapaba, localizado na zona norte de Macapá. No local, a equipe encontrou inúmeros bueiros obstruídos em função do descarte indevido de lixo no local.
Durante o trabalho de desobstrução os servidores encontraram brinquedos, pano de chão e roupas íntimas e outros materiais que, por terem sido descartados de forma incorreta, entupiram a tubulação da rede esgoto.
O gerente de Manutenção de Esgoto da Caesa, Ivanildo Bandeira, orienta que a população se conscientize para que os esforços da Companhia sejam direcionados para a manutenção e melhora do sistema. “As pessoas precisam entender que quando descartam lixo de forma incorreta, toda a comunidade é prejudicada. Os moradores dos conjuntos habitacionais devem ter cuidados com o lixo, para que nós possamos fazer nosso trabalho”, afirma Ivanildo.
O gerente enfatiza que é importante que a população acompanhe o cronograma de coleta de lixo, e tenha o cuidado de atentar para o destino do seu lixo. “Assim, evitam problemas como esse, que acabam causando complicações maiores, como os vazamentos que têm ocorrido nessas áreas”, complementou.