O Governo do Amapá concluiu na última semana a capacitação de 40 adolescentes e jovens, que fizeram gratuitamente os cursos de Criação de Arte e Fotografia e de Edição de Vídeo no município de Amapá, distante 312km da capital. As atividades fazem parte do programa do “Ciclo Básico do Audiovisual” e já atendeu os municípios de Mazagão e Tartarugalzinho, além da capital. Só em Macapá, foram 800 alunos atendidos. Nas outras duas cidades foram 40 em cada. O programa é coordenado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).
“Conseguimos com o empenho de nossa equipe levar qualificação para esses jovens no interior do Estado, e este é nosso objetivo: garantir às pessoas que residem em locais distantes o mesmo serviço ofertado na capital. Felizmente, estamos concluindo mais esta etapa”, declarou o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva.
O projeto tem como objetivo gerar capacitação em ferramenta de edição em mídia digital, que proporcione ao aluno uma nova perspectiva de trabalho e renda, conjugada à quebra de paradigma tecnológico, através do desenvolvimento das habilidades de produção, captação e edição de vídeo, áudio e tratamento de fotografias para as mais diferentes finalidades.
Todo o processo de seleção para a participação nos cursos é realizado mediante edital, através da internet, que posteriormente o pretenso candidato ainda passa pela avaliação documental e, somente após todas as etapas decorridas, ele é confirmado para participar do curso. O próximo município a receber a ação deverá ser Serra do Navio.
Projeto Cidadão Digital Itinerante
O Projeto Cidadão Digital Itinerante faz parte das ações do Governo do Amapá com o “Programa Colabora Amapá”, que busca fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras para consolidar políticas públicas para melhor servir à população.