Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > João de Barros > ATAQUE CARDÍACO (INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO)
João de Barros

ATAQUE CARDÍACO (INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO)

João de barros
Ultima atualização: 15 de fevereiro de 2025 às 23:31
Por João de barros 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar


Infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco é a morte de células do músculo do coração devido a formação de trombos que interrompem o fluxo sanguíneo no local causando morte do tecido cardíaco de forma súbita e intensa, causando dor no peito de forte intensidade. A obstrução pode ocorrer em diversas partes do coração, dependendo da área que foi obstruída e a gravidade depende do tipo, localização, grau de obstrução e tempo de reversão do quadro.
O Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. Por esse motivo é importante atuar nos seus fatores de risco, de tal forma a evitar um evento agudo.
Quais são os fatores que estão associados ao infarto?
Os fatores de risco associados ao IAM, são: fumo, sedentarismo, alimentação rica em gorduras, estresse, colesterol alto. A descompensação de comorbidades (hipertensão arterial, diabetes), também contribui para desencadear o infarto. Além do infarto, essas condutas podem provocar hipertensão, AVC, obesidade, depressão e diabetes.
Diabéticos e hipertensos têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.
Quais são as causas do infarto?
A principal causa do infarto é a formação de um coágulo que interrompe o fluxo de sangue para o coração, geralmente resultante da aterosclerose (excesso de gordura no vaso sanguíneo) caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura ou outras substâncias nas artérias do coração, que leva à obstrução de forma progressiva ao longo do tempo. Quando essa placa de gordura atinge um importante grau de obstrução ou quando ela se torna instável, pode ocasionar a interrupção de fluxo de sangue local.
Outra causa de infarto é por espasmo (fechamento) das artérias do coração ou até mesmo por ruptura delas. Ocorre geralmente em indivíduos usuários de drogas e até aqueles com pressão arterial muito baixa.
Quais os sintomas?
O principal sintoma do Infarto é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre tórax. Alguns pacientes relatam sensação de “queimação no peito”.
Além disso, os principais sintomas podem ser acompanhados de suor excessivo, palidez e alteração na frequência cardíaca.
Em idosos, o principal sintoma do infarto agudo do miocárdio pode ser a falta de ar. A dor também pode ser no abdome, semelhante a dor de uma gastrite ou esofagite de refluxo, mas é pouco frequente.
Nos diabéticos e idosos, o infarto também pode ocorrer sem sinais específicos. Por isso, deve-se estar atento a qualquer mal-estar súbito. Diante da suspeita de infarto, é fundamental procurar atendimento em uma unidade de emergência o quanto antes.
Como é feito o diagnóstico?
O infarto agudo do miocárdio é uma emergência médica. O atendimento deve ser feito de forma rápida para que se evite danos irreversíveis aos músculos do coração.
O diagnóstico é feito a partir da história clínica e sinais identificado a durante a avaliação clínica.
Alguns exames são importantes para confirmação do diagnóstico, como o eletrocardiograma (mostra alterações elétricas específicas que ocorrem no infarto). Alguns exames laboratoriais são solicitados também: troponina e CKMB. Os quais indicam alteração e comprometimento do fluxo sanguíneo no coração.
Como é feito o tratamento?

O tratamento para o ataque cardíaco pode envolver intervenções cirúrgicas e/ou uso de medicamentos, como os fibrinoliticos. Outros medicamentos também são usados em associação, os quais atuam sobre os sintomas e prevenção de novos eventos. Esses medicamentos são os anticoagulantes e analgésicos.
Para a desobstrução mecânica da artéria, realizam-se procedimentos como angioplastia e revascularização. Na angioplastia é colocado um cateter-balão é inserido por meio de uma punção arterial (no punho ou virilha) e direcionado até o local do entupimento da artéria. Esse cateter é inflado para que seja aberta a artéria. Em seguida é colocado um stent (um dispositivo semelhante a uma mola), mantendo a artéria aberta e normalizando a circulação de sangue.
Os fibrinolíticos são medicamentos para dissolução do coágulo. Essa técnica é indicada somente quando não é possível a desobstrução por angioplastia, pois pode causar hemorragias.
Como prevenir o infarto agudo do miocárdio?
Para a prevenção desse evento obstrutivo é importante a prática exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação balanceada, cessar o tabagismo e controlar os fatores de risco, como diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado.

Adaptado: Ministério da Saúde.

Você pode gostar também

Raiva Humana: rara, mas mortal!

Burnout: um grito do corpo e da alma

Glaucoma: Um Ladrão Silencioso da Visão

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS LOMBALGIAS

O que preciso saber sobre a OSTEOPOROSE

João de barros 15 de fevereiro de 2025 15 de fevereiro de 2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Por João de barros
Seguir:
Especialista em Nefrologia e Clínica Médica; Membro titular da Sociedade Brasileira de Nefrologia Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Mestre em Ciências da Saúde Preceptor de Clínica Médica. CRM 892 RQE 386
Artigo Anterior Caridade: a Ideologia Divina do espírito de Justiça
Próximo artigo O CANTO DAS SEREIAS

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Novo papa é anunciado: Robert Prevost, dos EUA, que será Leão XIV
Mundo
Dino manda soltar turco preso no Brasil a pedido do governo Erdogan
Brasil
The Chosen: 5ª temporada tem data de estreia confirmada no Brasil
Entretenimento
Libertadores: Flamengo tem apenas 35% de chance de classificação
Esportes
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?