Você tomou banho hoje? Tomar banho é higiene, ou seja, é uma arte de conservar a saúde. Se não tomarmos banho, vai se acumular em nosso corpo: fungos, germes, micróbios e bactérias que com o tempo vão prejudicar a saúde, podendo se tornar uma grave doença; sem falar no mau cheiro. Aí então vemos que é importante tomar banho diariamente.
Algo semelhante é com o nosso pecado, ele precisa ser lavado todos os dias, precisa ser confessado para que possamos receber o perdão gratuito de Deus, mediante Jesus. E assim fazer parte do Reino dos céus.
Pois bem! Um dos assuntos que tem sempre de novo trazido muita discussão e discórdia entre os cristãos é sobre o batismo. Sim! Existe um grande debate teológico e divisão sobre a questão do batismo. Algumas denominações apenas consideram o ato batismal como uma declaração para que determinada pessoa seja considerado membro da sua denominação religiosa, outras creem que o batismo é a recebimento do Espírito Santo e que agora cada um por si deve desenvolver obras para alcançar a salvação. Outros ainda se debatem na questão do tempo de vida que alguém pode se submeter ao batismo. Alguns consideram a fase infantil a melhor, outros estipulam uma determinada idade. Quem está certo? Se olhamos pela palavra bíblica vamos entender que a razão está com a Palavra de Deus. A palavra de Deus não estipula um dia, idade, nem que depois de batizado você é o responsável pelo crescimento da sua fé. Mas que é a Palavra, o meditar na Palavra que edifica e transforma. É ação de Deus.
Vamos lá, de modo bem resumido, a Palavra de Deus de Deus é clara Em Mateus 28.19-20: “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (20) e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” Sim! Batizar e ensinar e como já disse não existe determinação de idade, e nem que agora após o batismo cada um por si e Deus por todos. Mas sim que a condição é ser feito filho de Deus por meio da ordem de Jesus. Mais tarde os apóstolos Paulo e Pedro afirmam categoricamente que: “Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo” (Efésios 4.5). Depois, Pedro 3.21: “Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo,” Não há discordância na bíblia, mas o comprometimento de que o Batismo é ação de Deus e nós os beneficiários.
Hoje, no Evangelho temos um exemplo de que o Batismo é obra divina, é Deus vindo ao encontro dos Deus, e este encontro é a ligação dos céus coma terra. No Evangelho de hoje fica claro que Jesus é esta ligação e tem todo o poder. Diz o texto de Lucas 3.15-22: “(15) As esperanças do povo começaram a aumentar, e eles pensavam que talvez João fosse o Messias. (16) Mas João disse a todos: — Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. (17) Com a pá que tem na mão, ele vai separar o trigo da palha. Guardará o trigo no seu depósito, mas queimará a palha no fogo que nunca se apaga. (18) João anunciava de muitas maneiras diferentes a boa notícia ao povo e apelava a eles para que mudassem de vida. (19) Mas falou contra o governador Herodes porque ele havia casado com Herodias, a esposa do irmão do próprio Herodes. E também porque ele tinha feito muitas outras coisas más. (20) Então Herodes fez uma coisa ainda pior: mandou pôr João na cadeia. (21) Depois do batismo de todo aquele povo, Jesus também foi batizado. E, quando Jesus estava orando, o céu se abriu, (22) e o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: — Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.”
É preciso entender que antes de Jesus o ser humano vivia distante do lar, vivia longe da presença de Deus, o céu estava como que fechado para os pecadores, mas o que antes estava fechado foi aberto. O que antes estava desconhecido, agora é visível aos nossos olhos, o véu que estava entre os homens e o reino de Deus agora está aberto. Deus o abriu para que possamos ver o seu Reino. Para que possamos estar novamente na presença do Pai.
E isto aconteceu mediante a presença de Jesus junto aos homens, a presença de Jesus o Homem-Deus, vivendo na terra junto aos homens, por causa dele os céus se abalaram e abrindo-se mostrando a glória de Deus aos homens, que antes de Jesus estavam perdidos, mas por causa de Jesus tudo torna a ter sentido novamente, como no princípio da Criação, onde a harmonia entre Deus e os homens era perfeita.
Mas o pecado fez o homem, se esconder de Deus, lutar com todas as forças para se distanciar da presença do Criador, ficando assim longe de Deus e de do amor. Todavia, na presença de Deus somos feitas novas criaturas. Com o nosso Batismo que não é e nunca deve ser considerado como uma repetição, uma espécie de ordenança de Jesus, mas sim, o ato singular de recebermos perdão dos pecados e a adoção de Deus. Como diz Paulo em Romanos 6.4: “Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.”
Esta harmonia somente foi possível ser refeita porque Deus não esqueceu dos homens enviou o seu Filho para cumprir a sua justiça. Fazendo, Jesus se fazer culpado, mesmo não sendo, para nos salvar.
O que era inocente se fez culpado, Jesus que não conhecia pecado agora foi feito culpado, por causa de um grande amor, o amor de Deus pelos homens. O amor que faz filhos à Deus quem crê em Jesus, e quem crê em Jesus é feito justo diante de Deus, vivendo pela fé em Jesus.
Jesus publicamente mediante o seu batismo, no rio Jordão dizendo que o Céu está aberto para receber aos pecadores arrependidos, que o céu está aberto para receber os pecadores que pedem o perdão a Deus, que o pecado não mais tem o poder de nos afastar eternamente de Deus, mas que o nosso pecado agora tem perdão.
Que o nosso pecado agora é perdoado por causa da Justiça de Deus, cumprida por Jesus Cristo, isto é, a justiça que nos consumia por estarmos longe de Deus, agora, por causa de Jesus somos vistos como pessoas retas, restaurados, de modo imparcial, isto é, de maneira completa, novamente somos bem-vindos aos olhos de Deus. É por isso que ao submeter-se ao Batismo, Jesus aceita a missão de salvar aos homens, pois era a vontade de Deus, a vontade de fazer o seu Filho ser quem iria resgatar todos os homens. E Mais tarde ele define o meio de sermos feitos filhos de Deus. Ninguém consegue se tornar filho de Deus se não nascer da água e do Espírito.
Toda esta obra salvadora somente foi possível porque Jesus está unido com o Pai, ele mesmo logo após ser batizado recebeu o Espírito Santo enviado por Deus, e tornando conhecido do mundo inteiro que Deus quer receber os pecadores que crêem em Jesus como salvador. Foi o próprio Deus soltando uma voz de alegria, testificando aquilo que havia mandado anunciar pelo profeta Isaias: Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!
Jesus é assim declarado: Aquele em quem a profecia se cumpre. Ele é o Filho de Deus, dotado de poder divino. Mas a sua vocação é mesmo ser um Servo que agrade a Deus, especialmente chamado para sofrer como substituto de todos! Nas leituras de hoje está presente o aspecto da unção de Jesus, que foi separado para ser o Salvador perfeito da humanidade.
O Salvador, anunciado pelas profecias, o Salvador que mesmo antes de nascer já era anunciado como sendo protegido pelo Espírito Santo. Que mesmo antes de nascer Deus já prometera Ungir, o escolhido para nos salvar. O escolhido por Deus para que a justiça de Deus fosse cumprida e o céu fosse novamente aberto para nós, para vivermos no Reino do Deus Eterno.
Jesus é quem faz o céu se abrir para nós. Ao subir aos céus envia o Espírito Santo, para ser o nosso Consolador, com este ato de Cristo o céu está aberto o céu para nós. Talvez, você pense consigo mesmo: como posso ver o céu aberto, como ver o céu aberto em minha vida? Como?
Jesus dá o livre acesso para a presença de Deus. E esta justiça de Deus cumprida pelo nosso Senhor, é o anúncio público que o homem não mais está perdido e condenado eternamente, mas agora fazendo parte da Igreja de Cristo, mediante a fé é justificado por Deus, pois ele faz parte da família da mesma fé.
No entanto, infelizmente muitas religiões ensinam o oposto que a Bíblia diz, dizem e pregam que o batismo é apenas um ato simbólico. Com isto, acabam fazendo Jesus perder o papel de salvador, fazendo parecer que Jesus foi um louco, alguém que não sabia o que estava fazendo. Fazem as pessoas esquecerem que a justiça de Deus cumprida em Cristo é o desejo ardente de Deus em salvar a humanidade, ao ponto de enviar o seu próprio Filho.
É ele, o próprio Jesus que se alegra a andar com os fracos, os abatidos, as prostitutas, aos que eram e aos que são desprezados pela sociedade, ele os acolheu, e continua acolhendo, ele continua a nos acolher hoje, continua a nos dar paz, Jesus continua mediante a sua palavra dizendo: venham fazer parte da minha família, venham fazer parte do Reino dos céus, ele está aberto esperando vocês, as portas estão abertas esperando você, não desista, pois enquanto você estiver crendo em mim, já fazes parte do reino, ele continua sempre de novo dizendo: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei… e achareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11.28). Venham habitar no Reino que está preparado para você, que está guardado pela justiça de Deus, a Justiça que em mim está cumprida, que vocês encontram descanso.
Jesus sempre de novo nos chama para fazermos parte do seu Reino manifestado na Epifania. E Epifania é isto mesmo, é o Reino de Deus sendo manifestado mediante Jesus, é o Senhor se oferecendo para estar junto de cada um de nós em nossa vida, é ele acima de tudo disposto a salvar o que estava perdido e sem esperança.
Portanto, meus amados em Cristo podem crer e anunciar assim como o profeta Isaias fez: Isaias 42.3:”Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca, e o Apóstolo Paulo fez aos Romanos 5.1, dizendo: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” E enquanto esperamos a vinda do Senhor Jesus o Criador dos céus e terra, anuncia o grande poder Deus que com a sua obra da criação e Salvação do próprio Deus cumprida em e por Cristo Jesus. Salmo 29.3-4: “(3)A voz do Senhor é ouvida sobre as águas; o glorioso Deus troveja, e sobre os mares se ouve a sua voz. (4)A voz do Senhor é cheia de poder e majestade”
Este mesmo Deus diz a respeito do seu Filho: “— Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria. (Lucas 3.22)” Que Deus Espírito Santo nos ajude a crer no Filho de Deus. Amém!
COM O BATISMO JESUS ABRE O CÉU PARA NÓS
Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Macapá – Congregação
Cristo Para Todos; também atua como Missionário em Angola e Moçambique
Deixe um comentário