Vamos falar hoje sobre essa dermatose?
Você sabe o que o Melasma?
É uma dermatose crônica que leva ao aparecimento de manchas escuras irregulares na pele, em áreas foto expostas, devido uma produção excessiva de melanina, que é o pigmento da pele.
Quais pessoas são mais suscetíveis a ter essa dermatose?
Ela é mais frequente em mulheres, mas homens também podem ser acometidos. O Melasma atinge pessoas com fototipos mais altos, ou seja, pessoas morenas e negras.
Quais são as causas do Melasma?
Não se sabe ao certo o que desencadeia essa condição, mas sabe-se que o Melasma tem relação com predisposição genética e que há fatores gatilhos que desencadeiam o quadro e que podem o piorar as lesões. Alguns deles são uso de anticoncepcional, gravidez, tratamento de fertilização, uso de medicamentos, e principalmente a exposição aos raios solares.
Como são as manchas do Melasma?
As lesões são caracterizadas por manchas escuras, acastanhadas, localizadas principalmente nas maçãs do rosto, testa e nariz.
As lesões que aparecem extra facial podem aparecer nos braços, pescoço e colo, que são áreas que sofre foto exposição. As manchas em qualquer localização do corpo, têm característica irregular, são simétricas, iguais dos dois laços.
Há cura para o Melasma?
Não há cura para o Melasma, mas há tratamentos disponíveis e com resultados efetivos. É importante sempre lembras que a recorrência das lesões é muito frequente. Por isso o tratamento deve ser continuo e sempre deve-se seguir as medidas de prevenção da lesão.
Qual o tratamento para o Melasma?
O tratamento da doença se dá com um conjunto de medidas e começa pelos cuidados básicos com a pele, desde a limpeza, uso de hidratantes e uso de protetores solares.
Há também como tratamento procedimentos como peelings para o clareamento das lesões. São feitos alguns mais superficiais e outros mais profundos. O dermatologista vai prescrever qual o procedimento mais adequado para cada caso.
Ainda podem ser feitos o uso de medicamentos tópicos que são de uso contínuo que atuam no clareamento e diminuição das lesões. Outra modalidade muito eficaz utilizada é o laser.
Como posso prevenir as manchas de Melasma?
A maior prevenção para o melasma é a proteção solar. As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. Como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma. Por isso, devem-se associar à fotoproteção filtros físicos, que protegem da luz visível.
Outra medida importante é a reaplicação do filtro solar, para manter a proteção adequada durante todo o dia. As pessoas com melasma devem também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda a medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada.
Adaptado: Sociedade Brasileira de Dermatologia
MELASMA

Especialista em Nefrologia e Clínica Médica; Membro titular da Sociedade
Brasileira de Nefrologia Professor da Universidade Federal do Amapá
(UNIFAP); Mestre em Ciências da Saúde Preceptor de Clínica Médica. CRM
892 RQE 386