Você já ouviu falar sobre a Catarata?
A catarata nada mais é que a perda da transparência do cristalino, que é a lente dos olhos, localizado logo após a íris. Ela pode ter origem congênita ou adquirida. Em qualquer uma das causas, ela leva a prejuízos importantes na visão.
A doença é a principal causa de cegueira no mundo todo. Nos Estados Unidos, quase 20% das pessoas com 65 a 74 anos têm catarata que interfere na visão. Quase uma em cada duas pessoas com mais de 75 anos tem catarata.
Quais são as causas da doença?
A catarata é uma doença que tem múltiplas causas. Pode ser de origem congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Mas também poderá estar associada a algumas doenças, como o diabetes Mellitus e a uveíte.
Outras causas da doença são o tabagismo, alcoolismo, secundária ao uso de certos medicamentos (corticoides), a trauma ocular. A exposição crônica a luz ultravioleta também é uma causa importante.
A catarata pode acometer os dois olhos?
Dependendo da sua causa ela pode acometer um dos olhos ou ambos. Quando a causa é por alguma doença sistêmica, relacionada a idade ou ao uso de medicamentos, geralmente ocorre nos dois olhos. Quando relacionada a traumas ou alguma doença ocular, geralmente acomete só um lado da visão.
Quais são os sintomas da catarata?
A catarata se desenvolve lentamente ao logo de anos. Os principais sintomas da catarata são: sensação de visão embaçada, alteração contínua do grau dos óculos, maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotadas. Ainda pode haver necessidade de mais luz pra conseguir ver melhor. Há ainda relatos de dificuldades para distinguir algumas cores.
Cataratas bem desenvolvidas apresentam uma opacidade cinza, branca ou marrom amarelada.
Como é feito o diagnóstico da catarata?
O diagnóstico se dá a partir da história clínica compatível de baixa visão, com perda progressiva, associado com os achados ao exame com o oftalmoscopio (aparelho que avalia os olhos).
Qual é o tratamento para a catarata?
O tratamento eficaz da doença é o tratamento cirúrgico, com a retirada da catarata. A cirurgia consiste da remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma prótese transparente (lente intraocular) para possibilitar melhor passagem dos estímulos luminosos para o interior do olho. A indicação de cada procedimento é feito pelo médico especialista.
Há como previnir a catarata?
Infelizmente não há como previnir o envelhecimento do cristalino, porém algumas medidas preventivas podem ser realizadas visando reduzir alguns fatores de risco para o desenvolvimento da catarata. Reduzir o tabagismo proteger-se contra a radiação ultravioleta (principalmente UVB) e traumas, controlar o Diabetes Mellitus, e evitar o uso de corticoides são cuidados que podem ser eficazes na prevenção da catarata. É fundamental ter consciência dos perigos da automedicação.
Adaptado: Associação Brasileira de catarata
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CATARATA

Especialista em Nefrologia e Clínica Médica; Membro titular da Sociedade
Brasileira de Nefrologia Professor da Universidade Federal do Amapá
(UNIFAP); Mestre em Ciências da Saúde Preceptor de Clínica Médica. CRM
892 RQE 386