O que são os cálculos renais?
Os cálculos renais são formações endurecidas formadas nos rins, que se formam pelo acúmulo de sais e minerais nos rins. Eles têm diferentes composições, como o cálcio (mais comum), ácido úrico, estruvite, cistina e outros. Podem se localizar nos rins, no canal urinário ou na bexiga. Em qualquer uma das localizações citadas, podem causar dores intensas e se não tratados, podem trazer complicações e até perda de função renal.
Quais são os fatores de risco para a doença?
Pessoas com história familiar de cálculo renal, tem mais predisposição de formar cálculos. A obesidade e o sedentarismo também são fatores que influenciam na formação das pedras nos rins.
Outros fatores estão associados ao estilo de vida da pessoa, como a alimentação com excesso de proteínas, sal e açúcar. A baixa ingestão de líquidos, associado ao baixo débito urinário.
Algumas doenças podem predispor a formação desses cálculos, como o hiperparatireoidismo, doenças inflamatórias intestinais e até o uso prolongado de medicamentos, principalmente os analgésicos.
Quais são os sintomas das pedras nos rins?
Dependendo da localização do cálculo renal, os pacientes podem muitas vezes não desenvolver sintomas, mas quando esses se deslocam ao longo do aparelho urinário podem causar dor súbita de forte intensidade. Essa dor é referida principalmente em região lombar, abdômen e até virilha. A dor oriunda dessa movimentação é muitas vezes incapacitante, sendo referida como uma das piores dores já sentida.
Sintomas de náuseas e vômitos podem estar associados. Pode haver ainda o desenvolvimento de febre e urina com sangue. A urina pode até estar mais frequente, mas em volume reduzido.
Como a doença é diagnosticada?
O diagnóstico é feito pelo médico através da história clínica positiva para a doença, associado aos achados ao exame físico. Exames complementares de imagem auxiliam na confirmação diagnostica, como a ultrassom de abdômen e a tomografia de abdômen. Como é feito o tratamento dos cálculos renais?
O tratamento da doença depende da localização do cálculo renal e do seu tamanho. Cálculos de pequeno tamanho e com dor controlável, podem ser eliminados de forma espontânea pela urina. A ingestão aumentada de líquidos auxilia nessa eliminação do cálculo renal. Alguns medicamentos são utilizados para causar dilatação no canal urinário facilitando a saída da pedra.
Cálculos renais maiores ou que se encontram mais perto dos rins, ou que não progridem ao longo do canal urinário, é necessário um procedimento cirúrgico para sua retirada. Atualmente há diferentes modalidades cirúrgicas que são definidas de acordo com cada caso e são indicados pelo médico especialista.
Como posso prevenir o aparecimento de novos cálculos?
É importante a mudança no estilo de vido, com adequação de uma dieta mais saudável, com diminuição da ingestão de sal, açúcar e proteínas, e pela maior ingestão de líquidos. A perda de peso pela prática de exercícios físicos é também de grande importância.
Adaptado: Hospital Albert Einstein
PEDRA NOS RINS (CÁLCULO RENAL)

Especialista em Nefrologia e Clínica Médica; Membro titular da Sociedade
Brasileira de Nefrologia Professor da Universidade Federal do Amapá
(UNIFAP); Mestre em Ciências da Saúde Preceptor de Clínica Médica. CRM
892 RQE 386
Deixe um comentário