AVALIAÇÃO
Mais da Metade das cidades brasileiras apresentam nível baixo ou muito baixo de desenvolvimento sustentável, segundo a nova edição do “Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades”. A ferramenta avalia todos os 5.570 municípios brasileiros, por meio de 100 indicadores econômicos, sociais e ambientais. A escala vai de 0 a 100 pontos e nenhum município atingiu uma pontuação acima de 80, o que indica um nível muito alto de desenvolvimento sustentável. Do número total de municípios, apenas 168 ficaram acima de 60 pontos, o que é considerado um nível alto de desenvolvimento. Cerca da metade dos municípios foram avaliados com o nível médio e a outra metade foi avaliada com um nível baixo/muito baixo de desenvolvimento.
De modo geral, as regiões Sul e Sudeste tiveram resultados mais positivos. São Paulo é o estado com melhores indicadores. Entre as 100 cidades mais avaliadas, 75 estão no estado. Já as cidades com indicadores muito baixos estão principalmente na região Norte e Nordeste. Das 100 cidades com a menor pontuação, 75 estão na Amazônia.
REPARAÇÃO
O número de aposentados e pensionistas ressarcidos após os descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social está em 1,64 milhão. Os números representam 98,5% das 1,66 milhão de pessoas que fizeram acordo de reparação com o governo federal para receber o ressarcimento. O número, que foi divulgado pelo Ministério da Previdência Social, foi alcançado na última quinta-feira. Com isso, a expectativa é que fique ainda maior nos próximos dias, uma vez que, segundo o governo, mais de 2,43 milhões de beneficiários estão aptos a aderir ao acordo.
APLICATIVO DO CRIME
No Rio de Janeiro, um grupo de criminosos desenvolveram um aplicativo de mobilidade urbana. Segundo as investigações policiais, pelo menos 300 mototaxistas teriam sido coagidos a instalar esse app, que era usado para financiar o tráfico de drogas. O esquema foi alvo da operação Rota das Sombras, da Polícia Civil carioca, deflagrada neste final de semana. Cinco pessoas foram presas e R$ 300 mil foram recuperados. Os agentes ainda cumprem sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão na cidade de Niterói, na zona oeste do Rio de Janeiro, e no interior do estado. Os mototaxistas eram coagidos a trabalhar nesse aplicativo, que gerava um lucro de um milhão de reais mensais aos criminosos. A associação criminosa tinha dois núcleos muito bem estruturados. Um deles era responsável pelas ameaças e extorsões aos mototaxistas, e o outro núcleo fazia o gerenciamento e recebia todo o dinheiro.
RESULTADO POSITIVO
O desmatamento no Cerrado caiu pela primeira vez em quatro anos. Os dados são do sistema de alertas do Instituto Nacional de Pesquisas Espacial, que registrou uma queda de quase 21% nos alertas vermelhos de desmatamento no bioma, entre agosto de 2024 e julho de 2025, o que sinaliza um avanço na preservação da região, que vive historicamente pressionada pela expansão da agropecuária. Já na Amazônia, apesar de uma leve alta, foi registrado o segundo menor nível de desmatamento da série histórica. Os incêndios florestais foram responsáveis por um aumento de 4% nos alertas. Já o desmatamento por outras causas caiu 8%. E, no Pantanal, a queda no desmatamento chegou a 72%.
PREOCUPAÇÃO
O Estado do Piauí é considerado um dos maiores exportadores de mel do país. O produto é reconhecido pela qualidade, principalmente o mel orgânico do semiárido, onde a diversidade das flores garante um mel com aromas e sabor muito gostoso. A maior parte dessa produção era exportada para os Estados Unidos. Mas o tarifaço sobre produtos brasileiros, que começou a vigorar esta semana, obriga os apicultores locais a procurarem outros mercados para diminuir os prejuízos do investimento feito.
TOM AMEAÇADOR
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil fez um post na rede social X intimidando os aliados do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O texto usou um tom ameaçador ao dizer que aliados do ministro no Judiciário e em outras esferas estão sendo monitorados e que eles já estão avisados para não apoiar ou facilitar o trabalho de Moraes no processo contra o ex-presidente Bolsonaro. A nota lembrou a sanção imposta Moraes com a Lei Magnitsky, que foi determinada pelo presidente Donald Trump. Essa lei impõe aos cidadãos estrangeiros algumas restrições, como bloqueio de bens nos Estados Unidos, cancelamento de visto e proibição de transações financeiras com instituições americanas. A publicação ainda chama Moraes de “arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e aliados”. Nesta semana, o Itamaraty chamou o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil para prestar esclarecimento sobre essa postura e manifestar profunda indignação com o tom das postagens.
SUSPENSÃO
Com a retomada dos trabalhos no Congresso Nacional após parlamentares bolsonaristas invadirem os plenários da Câmara e do Senado, agora a expectativa é em relação à votação nas casas. Na Câmara, o presidente Hugo Motta afirmou que por enquanto não está na pauta o projeto de lei da anistia e acrescentou que vai avaliar, junto com os demais integrantes da mesa diretora, se vai estabelecer punições aos deputados que ocuparam o plenário na última quarta-feira. Já no Senado, a oposição tenta pressionar o presidente Davi Alcolumbre para abrir um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Alcolumbre disse durante reunião de líderes, que em nenhuma hipótese vai pautar o pedido de impeachment do ministro do STF. Ele disse que o movimento de busca de assinaturas pelos senadores de oposição não vai influenciar sua decisão. Ainda sobre as repercussões das ocupações dos plenários da Câmara e Senado, o PT, o PSOL e o PSB entraram com um pedido de suspensão dos mandatos de cinco parlamentares do PL que participaram. A suspensão seria de seis meses dos mandatos.
AJUDA
O governo deve apresentar o plano de contingência para socorrer as empresas exportadoras que foram impactadas com as tarifas de 50% sobre os produtos enviados para os Estados Unidos até a próxima terça-feira (12/8). Além de tentar reverter esse percentual elevado nas taxas, o comitê que trata do assunto busca abrir novos mercados para escoar a produção. O impacto será grande sobre a exportação de café, calçados e frutas como a manga, por exemplo. A ideia do plano é diferenciar os produtos com maior ou menor exposição ao mercado estadunidense. Dentre as medidas previstas, já indicadas pelo governo, estão a concessão de crédito e o aumento das compras governamentais.
MEDIDAS PREVISTAS
O governo deve apresentar o plano de contingência para socorrer as empresas exportadoras que foram impactadas com as tarifas de 50% sobre os produtos enviados para os Estados Unidos até a próxima terça-feira (12/8). Além de tentar reverter esse percentual elevado nas taxas, o comitê que trata do assunto busca abrir novos mercados para escoar a produção. O impacto será grande sobre a exportação de café, calçados e frutas como a manga, por exemplo. A ideia do plano é diferenciar os produtos com maior ou menor exposição ao mercado estadunidense. Dentre as medidas previstas, já indicadas pelo governo, estão a concessão de crédito e o aumento das compras governamentais.