CERTIFICAÇÃO
O secretário da Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, assinou na quarta-feira (28), em Belo Horizonte, a certificação de seis hospitais de ensino no Sistema Único de Saúde. O ato aconteceu no Hospital Sofia Feldman, que também recebeu o certificado. Os estabelecimentos são voltados para a formação na área da saúde e têm estágios para estudantes e residência médica para que os profissionais da área possam se desenvolver. São lugares com produção de conhecimento e inovação em saúde. A certificação de ontem, acontece de forma alinhada com o programa Agora Tem Especialistas, que busca a formação de novos especialistas e a oferta de serviços de saúde de alta complexidade. Além do hospital Sofia Feldman, também receberam a certificação o Complexo Hospitalar Mater Dei, Hospital das Clínicas de Bauru, Hospital Universitário de Vassouras, Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e Hospital Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Passos.
PERÍODO DA “ANDADA”
Já estão definidos os períodos de defeso do caranguejo-uçá ao longo deste ano nas regiões Norte e Nordeste do país. Durante essas datas, a captura e a comercialização do crustáceo ficam proibidas para proteger a fase reprodutiva da espécie, conhecida como período da “andada”. Nesse período é quando caranguejos machos e fêmeas saem das tocas para acasalar e liberar ovos. Durante o defeso, a captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie são proibidos nos estados abrangidos. No Ceará, o calendário já está em vigor e exige atenção de consumidores, comerciantes e pescadores. Confira o calendário oficial de defeso do caranguejo-uçá para 2026: 18 a 23 de janeiro de 2026 — Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.1º a 6 de fevereiro de 2026 — Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. *17 a 22 de fevereiro de 2026 — Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. *3 a 8 de março de 2026 —Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. *18 a 23 de março de 2026 — Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. *1º a 6 de abril de 2026 — Amapá e Pará. 17 a 22 de abril de 2026 — Caso a temporada de andadas reprodutivas continue, para todos os estados citados anteriormente.
PROUNI
As inscrições gratuitas para o Programa Universidade para Todos do primeiro semestre de 2026 podem ser realizadas até as 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira (29). A consulta às vagas oferecidas pelas instituições privadas de ensino superior está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni. Os candidatos podem pesquisar as vagas de interesse por curso, turno, instituição de ensino e município de oferta. O programa do Ministério da Educação oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas. O público-alvo são brasileiros sem diploma de nível superior.
INSCRIÇÕES
Os candidatos ao processo seletivo devem se inscrever gratuitamente somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni, com login da plataforma Gov.br. São requisitos para inscrição que o candidato tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação. A pré-seleção ao Prouni vai considerar a melhor média de notas do candidato em uma das duas edições do Enem. No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. Em 2026, um salário mínimo vale R$ 1.621.
O Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. No momento da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer a bolsas destinadas à implementação de políticas afirmativas, desde que cumpra as condições legais.
VAGAS DISPONÍVEIS
Nesta edição, o Prouni disponibilizará de 594.519 bolsas, representando a maior oferta da história do Programa, sendo 274.819 bolsas integrais (de 100%) e 319.700 bolsas parciais (de 50%). Do total de vagas ofertadas, quando considerada a modalidade de cursos, 393,1 mil das bolsas são para cursos a distância e 16.408 para a modalidade semipresencial. As 184.992 bolsas são para cursos presenciais. Em relação ao tipo de graduação, as bolsas estão distribuídas em 328.175 são bolsas para bacharelado, 253.597 são para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas.
Os cursos de administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas ofertadas pelas faculdades privadas. De acordo com o edital, são realizadas duas chamadas dos participantes pré-selecionados. O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado em 3 de fevereiro na página eletrônica do processo seletivo. A segunda chamada será divulgada em 2 de março.
MESTRE SACACÁ
Chegou a vez da Estação Primeira de Mangueira brilhar no programa “Sem Censura”, no canal Brasil. Para falar sobre a história e sobre a expectativa da escola para o carnaval 2026, a apresentadora Cissa Guimarães vai conversa com o atual presidenta da Mangueira Guanayra Firmino, e com o carnavalesco Sidnei França, dono de cinco títulos no carnaval paulistano. Ele vai revelar o que podemos esperar do desfile da Verde-e-Rosa, que este ano apresenta o enredo “Mestre Sacacá do Encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra”. O compositor Tomaz Miranda, um dos autores do samba-enredo da agremiação também participa da conversa, pra revelar bastidores do seu processo de criação. Na bancada ainda, Mãe Celina de Xangô. A yalorixá e presidente do Centro Cultural Pequena África vai falar sobre tratamentos fitoterápicos baseados em sabedoria ancestral, natureza e na força das tradições populares. Fechando a bancada, o jornalista e criador de conteúdo Muka participa como debatedor do dia.
SÉTIMA ARTE
Um cinema abandonado e em ruínas no interior da Paraíba é o cenário inicial de um filme sobre o cinema, que viaja nos
depoimentos do romancista e dramaturgo Ariano Suassuna e de inúmeros cineastas – Ruy Guerra, Julio Bressane, Ken Loach, Andrzej Wajda, Karim Ainouz, José Padilha, Hector Babenco, Vilmos Zsigmond, Béla Tarr, Gus Van Sant, Jia Zhangke e outros. Todos respondem a duas perguntas básicas: porque fazem cinema e para que serve a sétima arte, expondo suas ideias sobre tempo, narrativa, ritmo, luz, movimento, sentido da tragédia, os desejos do público e as fronteiras com outras artes.
TRAJETÓRIA
No documentário Tokio Mao: O Último Kamikaze mostra a trajetória do ex-piloto kamikaze que quase viu a sua própria vida escapando de suas mãos em novembro de 1944, durante uma ação de contra-ataque em um mar nas Filipinas. Cerca de 10 anos após sobreviver, ele decidiu viajar ao Brasil para trabalhar como engenheiro químico. O inesperado aconteceu quando Tokio Mao notou que a sua vida inteira se fez no país tupiniquim, casado com a japonesa Kazuko e com duas filhas brasileiras chamadas de Tokie e Kazume, hoje aos 91 anos de idade, ele mostra as forças de sua origem dando aula de karatê há mais de 40 anos pela cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

