O que é a febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves.
A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes.
Como posso pegar a doença?
A transmissão do vírus ocorre pela picada dos mosquitos transmissores. Sendo que apenas as fêmeas são capazes de transmiti-los. Não há transmissão de pessoa para pessoa.
Quais são os sintomas presentes na doença?
Inicialmente há presença de febre, dores no corpo, calafrios, cefaleia e associado a náuseas e vómitos. Esses sintomas aparecem geralmente após o terceiro ao sexto dia após a picada do mosquito.
Os pacientes referem ainda fadiga intensa e sensação de fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. A mortalidade nesses pacientes pode chegar a 50%.
Quais são as complicações da febre amarela?
As complicações tendem a aparecer após o quinto dia dos sintomas iniciais. Nesses casos há piora dos sintomas iniciais. Pode surgir icterícia (escleras e corpo amarelado), hemorragias (sangramentos no nariz, gengiva, urina e até fezes) e ainda alteração na função renal, com o desenvolvimento de diminuição de volume urinário. Nos casos mais graves o indivíduo pode evolui com coma.
Como posso ser diagnosticado?
A febre amarela é uma doença de difícil diagnostico, pois, seus sintomas se assemelham a outros quadros virais, como malária, dengue, leptospirose, hepatites. Então pode haver demora no diagnóstico.
A partir de uma história compatível com a doença suspeita-se então da doença e alguns testes podem confirmá-la.
Qual é o tratamento da febre amarela?
O tratamento da febre amarela é apenas sintomático, ou seja, não há tratamento específico direcionado a doença. Sendo assim são feitas medidas que asseguram assistência ao paciente que, sob hospitalização deve permanecer em repouso.
Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito.
Como posso prevenir a doença?
A melhor forma de prevenção da doença é através da vacinação. O sus oferta essa vacina a toda a população desde abril de 2017, feita em dose única, não necessitando de reforço.
Nas áreas de alto risco, onde a cobertura vacinal é baixa, deve-se prevenir surtos através da vacinação. Ela é ofertada na imunização infantil de rotina, em campanhas em massa quando em locais de surto da doença e para pessoas que venham a viajar para locais endémicos. A imunidade é adquirida de 7-10 dias após a vacinação em 95% dos vacinados.
Segundo a FDA, deve-se evitar a vacina em menores de 9 meses, devido risco de encefalite. Em pessoas acima de 60 anos deve-se avaliar risco e benefício. Em gestantes a vacina é contraindicada, alem de pessoas com alergia a proteína do ovo ou pessoas com imunodeficiências.
Medidas de controle do mosquito também são importantes, através da eliminação de criadouros, aplicação de inseticidas.
Adaptado: Ministério da Saúde