A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) localizou nesta segunda-feira (8) a peça com radiação ainda ativa que estava entre os materiais de medicina nuclear furtados na Zona Leste de São Paulo há cerca de uma semana.
O item foi encontrado intacto em um ferro velho na Avenida Bento Guelfi, região do Jardim da Laranjeira.
Com isso, a Comissão considera encerrada a ocorrência do ponto de vista de segurança e proteção radiológica, ou seja, o risco de contaminação já foi anulado.
“É importante ressaltar que não houve rompimento do material, dispersão ou contaminação”, afirmou o CNEN, por meio de nota.
O furto ocorreu no dia 30 de junho, quando o veículo de uma empresa especializada em transporte radioativo foi levado de uma rua em São Mateus, também na Zona Leste.
De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), havia cinco embalagens no veículo, todos eles com geradores de material radioativo — um de Germânio 68/Gálio 68, com radiação ativa, e quatro de Molibdênio 99/Tecnécio 99, que estavam sendo retornados à empresa depois de já terem sido utilizados em um hospital.
☢️ As embalagens utilizadas para o transporte de material radioativo continham cilindros de chumbo (blindagens). Dentro deles, estavam os geradores de radiofármacos. Cada gerador possuía uma coluna de armazenamento de isótopos, ou seja, uma peça onde ficavam os elementos radioativos.
O item encontrado nesta segunda foi a coluna de Germânio 68, que fazia parte do gerador de Gálio 68, o único dos itens furtados que oferecia risco caso não fosse manuseado corretamente.
O Gálio é um metal usado na medicina nuclear, especialmente na realização de exames de imagem.
No último sábado (6), três pessoas foram presas por receptação e porte de material nuclear. Uma delas, que trabalhava no desmanche, teria vendido os cilindros de chumbo que envolviam os geradores radioativos para uma loja de baterias na Avenida Itaquera.
Os outros dois presos eram do comércio onde as estruturas de metal foram localizadas. Os homens de 21, 25 e 53 anos foram encaminhados ao 53º Distrito Policial (DP) – Parque do Carmo.
Os agentes isolaram a loja e acionaram os técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) para verificarem as taxas de radiação no local. Pelas medições, os especialistas concluíram que o resultado não é preocupante.
Com informações de G1