Nesses anos históricos em que realizo consultoria para inúmeras empresas, é de praxe criar com seus donos e colaboradores o mix de estruturação ideológica, estrutural, administrativa em geral os passos por onde essa empresa ou instituição caminharia pelo mercado criando e fortalecendo sua marca por onde passar.
E quando se trata de vida pessoal não pode ser diferente, haja vista que sua primeira empresa, sua fonte de renda, sua primeira moradia é dentro de você mesmo, você mesma, logo, seu CPF é sua primeira empresa, sua identidade como ente social em contato com outros cpfs.
E aí começa nossa reflexão semanal: como vai sua empresa pessoal? Como é dentro, é fora. O título desse artigo já é uma provocação, pois, lhe obriga a olhar pra dentro de você e observar o lugar mais importante do mundo: sua mente consciente e subconsciente.
Toda empresa que se presa constrói seu manual de existência; possui sua missão, visão e valores que, são equipamentos sócio – emocionais para o melhor gerenciamento e funcionamento de sua vida útil, gerando conhecimentos, reconhecimentos e lucros.
Você, querido leitor, querida leitora, é seu principal investimento, é seu principal negócio, uma vez que você e apenas você vive nesse espaço chamado corpo. Sendo você seu principal negócio e seu principal investimento, deixo a primeira pergunta: qual seu manual de operação no mundo? qual sua missão, visão e valores?
Já parou pra pensar nisso alguma vez? sabes de onde vens e para onde vais? Conhece essas premissas (visão, missão, valores) na empresa em que trabalha, de modo físico ou virtual? Se a resposta for sim, parabéns! Você está no caminho certo, visite e reviste seu Projeto de vida todos os anos, em dezembros ou janeiros para ajustes de rota, mudanças de significantes ou significações internas e externas, registros autobiográficos de sua passagem por esse lindo Planeta chamado Terra.
Mas, se a resposta for negativa, hummm…, que tal após ler esse artigo, tomar papel e caneta ou o bloco de notas de seu android e dar o primeiro passo em direção a você mesmo?
Como é dentro, é fora. Dá uma olhadela ao seu redor: seu quarto de dormir, sua cassa, seu carro, sua sala de trabalho, seus armários e gavetas, e veja se está tudo a contento, tudo mais ou menos ou se tá tudo de pernas pro ar; sinto informar que o ambiente nos reflete e não adianta dar desculpas, colocar a culpa na sorte, no outro ou em Deus.
O caminho mais curto para seu sucesso é criar seu próprio caminho, seu mapa mental de onde e como está seu estado atual e para onde você quer ir. Sabes, caminheiro, vou te contar um segredo das arábias: não existe caminho, é no passo a passo, caminhando que o caminho se faz.
Ninguém irá escrever nem um capítulo de sua própria história, senão você mesmo, por isso a menor distancia entre um ponto e outro é sua estratégia em uni-los, ligá-los, intercalá-los, tornar a ligação possível através de suas próprias iniciativas e ações e não na droga do “dar tempo ao tempo” ou “do orar para cair do céu”, pois do céu só cai chuvas e raios!
Faço-te um convite nesse mês de abril: ao olhar para o seu externo, se não estiver satisfatório para você, que tal uma bela faxina, u,a bela organização que faaça sentido para você?
Como é dentro é fora! Te proponho um desafio maravilhoso: escreva seus valores, sua visão e sua missão em sua linda e incomparável vida. Seja carinhoso consigo mesmo, consigo mesma, seja criativo, criativa, seja prudente e generoso, e generosa, ame-se e o próximo passo é tirar do papel tudo que você escreveu com carinho e verdade.
Sim! carinho e verdade são a energia necessária para tal empreitada porque o único lugar em que não se pode representar ou mentir é dentro da própria consciência. Isso pode dar muito trabalho, já vou avisando, pode ser muito doloroso também, por isso seja humilde e busque ajuda terapêutica caso não consiga fazer essa viagem interna sozinho, sozinha.
Não tem nada de errado em pedir ajuda, em ser realista e ver que tem pessoas preparadas que podem te ajudar, feio é não crescer, não tentar e, por uma falsa modéstia enterrar os próprios talentos e simplesmente passar pela vida fazendo os outros de culpados ou de bengalas, pois, uma hora ou outra, mais cedo ou mais tarde a vida vai te cobrar seu próprio crescimento.
Como é dentro, é fora!