01. O poder da oração: George Müller leu a Bíblia por mais de 200 vezes, sendo 50 de joelhos e antes de sua morte, quando perguntado por um repórter o que gostaria de fazer ainda, ele, de joelhos, respondeu: “Ler mais a Bíblia, pois conheço pouco ainda, da excelência de Cristo”. Müller fundou vários orfanatos, e cuidou de mais de 10.000 crianças órfãs, baseado na promessa de Deus do Salmo 68.5: “Deus é pai dos órfãos”. Seus seguidores contam histórias interessantes sobre ele. Entre elas, uma quando Müller estava orando em seu quarto, e sua fama já era notória. A rainha da Inglaterra foi à sua casa, e sua empregada bateu na porta de seu quarto e disse: “Sr. Müller a rainha está na sala, querendo lhe falar”. E ele respondeu: “diga a Senhora Rainha que agora não posso, pois estou falando com Rei dos Reis e não vou atendê-la”.
02. Como vencer os desertos da vida: “Vencendo desertos” é o nome do livro biográfico do Advogado .Pastor Besaliel Rodrigues que ontem, 17.09, comemorou mais um aniversário. Nesta Obra, disponível gratuitamente em pdf pelo Zap (96) 99110-5167, o leitor é informado como vencer os principais desafios da vida em família, no trabalho, na igreja, em sociedade etc. Besaliel já venceu dificuldades tremendas como, por exemplo: a) a perda de um braço; b) a extrema pobreza; c) venceu nos estudos; d) venceu concursos; e) venceu preconceitos; f) discriminações etc. Hodiernamente está enfrentando outro grande desafio: a política. Pela terceira vez – 2014, 2018 e 2022 é candidato a deputado estadual e tem enfrentado desertos causticantes: i. Traições partidárias; ii. Afrontas de colegas de ministério; iii. Maledicências; iv. Difamações; v. Eleitores compulsivos por doações etc. Em meio a tantas tempestades de areias, diz que, nos desertos, costuma buscar forças diárias no Salmo 120. “Orar sempre e fazer esta leitura ajuda muito em meus desertos”, diz ele. Confessa: “Muitas vezes ficamos reticentes e perplexos diante de tantas lutas e tantos opositores, mas o segredo é confiar incondicionalmente em Deus e esperar com paciência no Senhor, como diz o salmista”. Parabéns ao Dr. Besaliel pelo livro e por mais um aniversário.
03. Salmos 120: “1. Na minha angústia clamei ao Senhor, e me ouviu. 2. Senhor, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. 3. Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? 4. Flechas agudas do poderoso, com brasas vivas de zimbro. 5. Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito nas tendas de Quedar. 6. A minha alma bastante tempo habitou com os que detestam a paz. 7. Pacífico sou, mas quando eu falo já eles procuram a guerra.”.
04. Culto de Ações de Graças da OAB/AP: Aconteceu, na tarde do último dia 13 de setembro, feriado constitucional (art. 355) de aniversário do Estado do Amapá, um dos maiores gestos de nobreza do ano praticado por uma autoridade amapaense. O Dr. Auriney Brito, Presidente da OAB/AP, depois de ter inaugurado oficialmente a nova Sede da Entidade, no dia 26 de agosto, resolveu abrir as portas do luxuoso prédio para a sociedade em geral e realizar uma Sessão Solene de Ações de Graças a Deus em agradecimento por tão grande vitória pessoal e institucional. O referido presidente delegou a dois advogados pastores Besaliel Rodrigues (AD – Ministério Pioneira) e Elias Salviano (Igreja Bairro Marabaixo) a missão de organizar e realizar o referido evento. Com a presença de diversos advogados e de pessoas da ICAR, das igrejas evangélicas históricas e pentecostais, da Federação Espírita do Amapá, às 17h30 a Sessão iniciou com (i) Hino Nacional; (ii) Oração de abertura feita pelo Presidente da Igreja Luterana no Amapá Reverendo André Buchweitz Plamer; (iii) Palavra de abertura do Presidente da Ordem Dr. Auriney Brito; (iv) Oração intercessória feita pela Família presente do Advogado Josué que se encontrava desaparecido há 19 dias; (v) Louvores entoados pelo Ministério de Louvor da Congregação Shallom – Pastores Lourenço Filho e Selma Queiroz; (vi) Palavra proferida pelo Doutor Adriano Verino, Presidente da Federação Espírita; (vii) Canção “Minha Pátria para Cristo” com a Cantora Josélia; (viii) Palavra proferida pelo Pastor e Advogado Elias Salviano, destacando a importância do sucesso daquela grande obra; (ix) Palavra do Pastor e Advogado Besaliel Rodrigues, enfatizando a nobreza do gesto do Doutor Auriney Brito, esposa Suale Sussuarana de Brito e filha Manuela Sussuarana de Brito ali presentes e o grande êxito da gestão da atual diretoria pela conclusão daquele prédio-sede da OAB/AP; (x) Por fim, o Hino do Amapá foi cantado por todos e (xi) A oração de encerramento feita pela Advogada e Pastora Ester Farias da Silva. Na dispersão, (xii) o Ministério de Louvor da Congregação Shallom agraciou a todos com mais um louvor. Ao se despedirem do local, todos ganharam um livro de presente e, posteriormente, receberão um Certificado de participação neste evento que entrará para os anais da OAB/AP e do Estado do Amapá.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Besaliel, aos três anos de idade, antes do acidente que o deixou com apenas um dos braços.
2- Família de Besaliel, esposa Drª. Ester e os filhos Raquel e André, celebrando mais um aniversário.
3- Dr. Auriney Brito, Presidente da OAB/AP. Gesto nobre em celebrar feito com ações de graças.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Oton Miranda de Alencar. O Reverendo Doutor Oton Miranda de Alencar, Presidente Emérito da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá e da Convenção de Ministros UFIADAP foi eleito para ocupar uma das cadeiras na AAL – Academia Amapaense de Letras. O referido pastor é o atual presidente da ALEA – Academia de Letras Evangélica e será o único no Estado do Amapá a pertencer às duas Academias.
Oton Alencar é filho do Casal Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar, nasceu em 19 de outubro de 1943 no município de Vitorino Freira, Maranhão. O nome Oton remete-se ao de um general de guerra conhecido em todo o mundo.
Cursou Faculdade de Farmácia e Bioquímica em Belém do Pará e Bacharelado em Direito na Unifap. É advogado, professor federal pós-graduado, jornalista, cronista, escritor, juiz arbitral e juiz de paz. Como escritor, já publicou quatro obras, dentre elas a biografia de seu pai Pastor Otoniel. É casado com Juracy de Almeida Alencar, com quem tem quatro filhos e dez netos.
ESPECIAL
News: 1. Eleições 2022. Fake News é crime! Não compartilhe, denuncie! Vamos combater as notícias enganosas e os maus políticos compradores de votos. Envie prints ou provas para o Zap do Ministério Público Eleitoral (96) 99184-6549 ou ligue para a Polícia Federal ou denuncie para a Justiça Eleitoral: https://pardal.tse.jus.br/pardal-web/; 2. Site de Apoiadores dos Candidatos Besaliel Estadual – 20.700 e Drª. Ester Federal – 2030: https://apoiadorescasal20.my.canva.site/besalielester; 3. Redes Sociais do Casal Besaliel Estadual – 20.700 e Drª. Ester federal – 2030: a) WhastApp (96) 99110-5167; b) Blog evangélico mais lido do Amapá: https://besalielrodrigues.blogspot.com; c) Também por meio das outras redes sociais: instagram, facebook, youtube, twiter, você ficará bem informado sobre o Casal Besaliel Estadual – 20.700 e Drª. Ester federal – 2030; 4. Mudança Já: Como você está escolhendo os Candidatos em quem votará daqui a duas semanas? O Amapá está precisando renovar seus representantes. O seu voto é a sua voz. O seu voto é o seu melhor protesto. Nas eleições quem decide é Você!
REFLEXÃO
Série Educação para a Cartilha de Cidadania Cristã. Tema 12: “Vigiai cidadãos de Deus”. Parceria: Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: [email protected]), com a Editora www.ossemeadores.com.br de Brasília. Reserve seu exemplar pelo Zap (96) 99110-5167: a) Lição nº 12: “Vigiai cidadãos de Deus”; b) Sumário: 1. Observando a legislação eleitoral – Mt 5.17; 2. Obedecendo as autoridades eleitorais – Rm 13.1; 3. Evitando abuso do poder religioso – Pv 25.16 e 17; 4. Combate aos abusos das autoridades – Ef 6.9; c) Resumo: A política é um dos aspectos mais importantes da vida humana. Mas, no aspecto espiritual, devemos tratá-la com muita oração, nos humilhando na presença do Senhor, para que Ele nos guie e nos oriente sempre, não nos deixando confundidos e nos livrando de todos aqueles que tentam nos enganar. Todo cristão é também um cidadão. Assim, seu sistema de vigilância deve ser amplo, abrangendo inclusive o exercício de sua cidadania. Mas, a realidade atual da política no Brasil está muito diferente e distante dos padrões bíblicos.
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra: Dica 047. Direitos fundamentais e a Bíblia: Leia CF, art. 5º, caput. A Constituinte brasileira destacou cinco direitos fundamentais das pessoas em território nacional: Vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade. Todos eles possuem respaldo bíblico. Vejamos o que diz a Bíblia sobre o direito à Igualdade:
Tiago 2.9: “Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.”. Desde a antiguidade a humanidade se debate quanto ao cumprimento deste princípio. Uma das frases mais conhecidas sobre esse tema é aquela que diz que “devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida da sua desigualdade” (Aristóteles, séc. IV a.C.). No ordenamento jurídico brasileiro, somente a lei pode estabelecer tratamento desigual, desde que seja como estratégia de calibragem (inclusão etc.) social ou em busca da defesa da soberania nacional, como no caso da previsão constitucional de cargos privativos de brasileiros natos (Cf. CF, arts. 12, §3º e 89, VII).