01. Vem aí o 1º Concílio Ordinatório do Conselho de Pastores do Amapá. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá estará realizando o 1º Concílio Ordinatório de Novos Pastores quando, na oportunidade, estarão sendo ordenados novos ministros do Evangelho ligados a diversas igrejas de Macapá. O Edital contendo os principais parâmetros e critérios, os tipos de documentos a serem apresentados pelos candidatos aspirantes e os valores das taxas serão publicados nesta semana nas mídias digitais do Conselho e nas redes sociais da presidência da Entidade. Os componentes do Concílio, local e horário do evento serão divulgados em breve.
02. Engenheiro da Mineradora Vale doa projeto da futura Sede do Conselho. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá ganhou um presente incalculável: a planta arquitetônica e o designe da fachada da futura Sede da Instituição. Tal projeto foi elaborado e doado por um engenheiro civil ligado à Mineradora Vale do Rio Doce, de Marabá/PA. O referido engenheiro esteve em Macapá, gostou de ter visitado a Linha do Equador e soube das atividades do Casal Besaliel Rodrigues e Ester Rodrigues e sentiu de ofertar este serviço de planejamento de arquitetura. Quando estiver pronta, a Sede do Conselho será referência e uma das obras mais belas da Capital amapaense.
03. Políticos vaiados. O que está acontecendo? Nas visitas de nossa pré-Campanha todo mundo está perguntando: “Por que o povo está rejeitando os candidatos Clécio e o Davi?”. Toda sociedade amapaense está acompanhando algo de muito estranho com a pré-Campanha de Clécio ao governo e de Davi ao Senado. Parece que o povo se aborreceu de vez com a classe política atual, pois nas últimas aparições dos citados candidatos o clima não foi nada agradável. São recepções acompanhadas de vaias, gritos e reivindicações populares. A reação de ambos foi das mais diversas: rostos pálidos, assustados e atônitos. Não sabiam como esconder tamanha vergonha. A equipe de cerimonial tentou amenizar, pedindo que a plateia respeitasse aquelas autoridades. Porém, o que deu para perceber, ao menos superficialmente, é que ninguém aguenta mais esse modelo de política implantado no Amapá. Não é possível mais aturar tanta incompetência, tantas promessas, tantos projetos que nunca saem do papel. A Campanha está se avizinhando. Caso não ocorra nada de novo e convincente, a tendência é esse cenário só piorar para o lado deles. Aguardemos as próximas cenas.
04. Lucas Assis. Neste período pré-eleitoral está se destacando um jovem amapaense de 29 Anos. Lucas Assis é casado, jornalista, empreendedor, filho do conhecido empresário das comunicações Silas Assis, dono do principal jornal e portal de notícias do Estado do Amapá, o Jornal A Gazeta. Lucas Assis também tem um detalhe importantíssimo em sua biografia, pois é bisneto de Deocleciano Cabralzinho de Assis, um dos principais líderes evangélicos da historiografia eclesiástica do Amapá. Para quem não sabe, Deocleciano foi filho de criação do famoso personagem da história do Amapá, o herói Cabralzinho. Assim, Lucas possui estirpe para ser um dos mais jovens legisladores estaduais de nossa Unidade Federativa. Esta semana recebeu, com seu pai Silas, a visita do Reverendo Dr. Besaliel Rodrigues, presidente estadual do Conselho de Pastores e um dos principais líderes da Assembleia de Deus – A Pioneira, igreja de seu bisavô.
05. Drª. Ester Rodrigues e esposo preparam mais um novo livro: Está chegando mais uma publicação do Casal 20 do Amapá – Pastora Ester e Pastor Besaliel Rodrigues, ambos professores, advogados e líderes do Conselho Estadual de Pastores. A Obra intitulada “Igreja, política e cidadania” está no prelo aguardando edição. A previsão de lançamento e para o próximo mês.
06. Você sabe o que é conservadorismo? Essa filosofia social que defende a manutenção de valores, práticas e instituições tradicionais, na cultura, civilização e nos nossos valores! Devido a importância do momento em que vivemos, indicamos 4 (quatro) obras fundamentais que explicam as principais ideias desse movimento e seu processo histórico. Os livros são: 1. A Grande Mentira: Nele você vai descobrir a grande mentira que a esquerda usa para denegrir a imagem dos conservadores e como você pode reagir contra as investida esquerdista; 2. Lavagem cerebral: É uma exposição explosiva da agenda esquerdista que atua nas universidades hoje. Este livro prova de uma vez por todas que a assim chamada educação superior afunda cada vez mais nas profundezas da loucura progressista, uma vez que professores fanáticos e bitolados transformam seus alunos em socialistas, ateístas, racistas, incendiários e narcisistas ninfomaníacos; 3. Breve manual de conservadorismo: É uma síntese disruptiva, vigorosa e sarcástica do que realmente significa ser conservador. Russell Kirk escreveu este livro como uma introdução acessível às ideias conservadoras, e nele visou todos os públicos, mesmo aqueles mais jovens ou menos experientes; 4. A mente parasita: “Leia este livro, tenha o seu ânimo fortalecido e ajude-nos a voltar à razão” – Jordan Peterson, autor de “12 Regras para a Vida”. Trata-se de um guia provocativo em defesa da liberdade de pensamento e um grito de guerra pela preservação de nossos direitos mais fundamentais. Excelentes leituras.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Imagem da fachada do prédio da futura Sede do Conselho Estadual de Pastores do Amapá.
2- Pré-candidato a deputado estadual Lucas Assis acompanhado do pai Silas e do Pr. Besaliel Rodrigues.
3- No prelo a Obra “Igreja, política e cidadania”. Previsão de lançamento para o próximo mês.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Augusta Miranda de Alencar nasceu no dia 04.02.1907, dia do Aniversário da Cidade de Macapá/AP. Nome de solteira era Augusta Jeovah de Paiva Miranda. Tornou-se a 1ª Esposa do saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar e é a mãe do Pastor Oton e do Apóstolo Órley Miranda de Alencar.
Acompanhou a carreira ministerial do Pastor Otoniel em diversas igrejas no Maranhão, Piauí, Pará, Acre, Roraima, Amazonas e Amapá. Foi a fundadora do Grupo de Mulheres chamado Círculo de Oração “Lírio Suave” da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, hoje o maior do Estado.
Ficou conhecida como grande zeladora da doutrina da igreja, da ética e do comportamento evangélico, pois não transigia com os valores bíblicos e cristãos. Com tudo isso, tornou-se uma das principais figuras femininas da historiografia pentecostal e do assembleanismo brasileiro.
Foi imortalizada na Academia de Letras ALEA pela Pastora e Advogada Drª Ester Rodrigues, que colocou o nome de Augusta Alencar como patronesse da Cadeira de nº 18 da referida Academia. Amém.
ESPECIAL
NEWS: 1. YouTube – Canal Besaliel Rodrigues: Esta semana o canal bateu recorde de audiência com o quadro “Açaí com Notícias”, o principal quadro de notícias evangélicas do Estado do Amapá. Muito obrigado a todos; 2. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” da AD – A Pioneira está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1; 3. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe; 4. Conselho de Pastores na Web TV: O recém-criado interdenominacional Conselho Estadual de Pastores, presidido provisoriamente pelo Pastor Besaliel Rodrigues, ganhou um programa de duas horas na webTV, no YouTube. A periodicidade e a sistemática do programa serão comunicadas a todos pelas redes sociais. Fique atento; 5. Ebook da Constituição Federal comenta à luz da Bíblia já está disponível na internet: Aproveite a promoção. Você pode adquirir nos seguintes sites: a) https://eempresarial.com.br/loja/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-bibliaebook/; b) https://go.hotmart.com/X70828602D?dp=1.
REFLEXÃO
Série Educação para a Cidadania Cristã. Tema 02: “A origem bíblica da política”. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: [email protected]), com o intuito de contribuir com a educação cristã para a cidadania, está lançando, em parceria com a Editora www.ossemeadores.com.br de Brasília, a Cartilha “Igreja, política e cidadania”. Reserve seu exemplar pelo Zap (96) 99110-5167: a) Lição nº 02: O lado errado da política; b) Sumário: 1. Nossas omissões e egoísmos; 2. O mundo jaz no maligno; 3. Devemos votar em crente; 4. Como deve ser o político crente? 5. Por que muitos não votam em crentes? 6. Evite andar com políticos errados; c) Resumo: Há tempos que nossas lideranças advertem que não devermos dar legitimidade ao inimigo. Por exemplo, no passado foi-nos ensinado que ir à praia era pecado, que ver televisão era pecado, que a política era coisa do diabo. Com isso, o que aconteceu? O diabo tomou posse dessas coisas. E quais os efeitos? Praias de nudismo se proliferaram; a televisão possui programação eminentemente violenta; e a política tornou-se dominada por corruptos e incompetentes etc. Agora, estamos lutando contra tudo isso.
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra: Dica 037. Da cidadania cristã: Todo ser humano possui o direito à cidadania, pois lhe é um direito inerente. Evidente que existem dimensões e modalidades de cidadania. No Brasil, a cidadania possui natureza eleitoral e passa a ser exercida a partir de 16 (dezesseis) anos. Constitucionalmente há isonomia entre os cidadãos (CF, art. 5º, caput). Então, toda pessoa pode exercer sua cidadania independentemente do credo religioso que professe, por exemplo. Assim, o Estado não pode fazer diferença entre pessoas (CF, art. 19). As lideranças religiosas também devem ter em mente que os integrantes de suas instituições religiosas, paralelo à sua vida espiritual, possuem vida política e devem, por força da Constituição (voto obrigatório – CF, art. 14) participar dos destinos de sua Pátria. As lideranças têm o dever de promover o exercício responsável da cidadania de seus seguidores. Por óbvio que existem balizas legais sobre o assunto para que não ocorram abusos, mas, a responsabilidade política das autoridades eclesiásticas junto aos seus grupos prevalece.