Você já organizou pelo menos uma vez na sua vida profissional para colocar no papel sua formação profissional e os motivos pelos quais uma empresa possa se interessar por você para fazer parte do seu quadro de pessoal.
Pois bem, muitas pessoas são contratadas por sua capacidade e formação e ao longo do processo cotidiano de trabalho é demitida por seu Curriculum Oculto.
Sim, vamos falar sobre as múltiplas inteligências que todos nós possuímos e mais especificamente sobre a inteligência emocional que muitas pessoas nunca nem ouviram falar ou por desconhecimento ou preconceito não a conhece e não a desenvolvem.
Vamos falar de imersão. A palavra imersão vem do Latim “immersionem” que significa “raiz” ou atitude de mergulhar em si mesmo ou em algum tema a ser aprofundado.
Pedagogicamente falando imersão é uma prática que promove alta exposição a um determinado assunto.
Imersão emocional é uma habilidade de gerenciar as próprias emoções, lidar com pessoas difíceis e passar pelas maiores situações adversas sem se abalar.
É uma inteligência capaz de perceber a si mesmo e ao outro, entender e gerenciar acontecimentos cotidianos e os efeitos que causam em nossas emoções e sentimentos.
O primeiro teórico a estudar esse tema foi Howard Gardner, escreveu em 1983 o livro Estudos da Mente onde traz a conceituação das 7 dimensões da Inteligência humana.
Em tempos de IA, Inteligência Artificial, estar imergindo em suas próprias Inteligências é uma ótima opção para se ter saúde mental.
Um ícone de nosso tempo, meu Mestre Rodrigo Fonseca da Sbie, Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional há 26 anos promove em suas Formações pelo Brasil e o Mundo Desenvolvimento Emocional, no qual tenho a honra de ser aluna no Lotus e no Legado, Cursos de um valor inestimável para se conhecer e conhecer o outro.
Curriculum Oculto

Professora, historiadora, coach practitioner em PNL, neuropsicopedagoga
clínica e institucional, especialista em gestão pública.