A cada dia de culto na igreja luterana ao começar é feita a invocação, conforme o costume. Onde o pastor fala as palavras: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e a congregação reunida em só momento repete Amém! É um momento maravilhoso, pois por meio destas palavras somos lembrados que só estamos reunidos por causa da graça de Deus que nos chamou por meio do Santo Batismo no qual somos feitos filhos de Deus. Servir a Deus é possível somente pela obra de Deus em nós. Mas não é uma obra qualquer, é uma obra realizada por Deus em nós. A ação é do Criador, que nos criou para o seu louvor e sua glória, fez tudo muito bem, também pelo Salvador Jesus que nos resgatou e deu uma nova vida a todos nós e junto Deus Espírito Santo nos convence que estar em Cristo é o melhor lugar e o mais seguro para se ficar. Nunca deve ser feito de modo leviano, pois como diz Pedro por meio do batismo agora somos Salvos e por esta ação somos trazidos ao conhecimento da verdade que nos liberta e leva ao conhecimento da graça de Deus. É Deus que Pai, Filho e Espírito Santo que nos faz crer na obra Redentora de Jesus Cristo. E nos Salva.
Todavia, quando falamos e perguntamos às pessoas se elas crêem em Deus, encontramos muitas pessoas que afirmam acreditar em Deus. Mas que Deus as pessoas crêem? Em que Deus você crê? Hoje é o Domingo da Santíssima Trindade, domingo festivo do calendário eclesial. A Santíssima Trindade é a verdadeira confissão do que se pode e deve crer a respeito de Deus. É aí que as coisas começam a tomar forma. Pois se olharmos para as Escrituras Sagradas veremos tão somente que existe um só Deus verdadeiro isto é, o Deus Triúno- também chamada de Santíssima Trindade-Pai, Filho e Espírito Santo.
Mas a grande verdade é que: Entre as pessoas que dizem que acreditam em Deus, as ideias a seu respeito são muitas. Dessa maneira de falar em Deus compartilham, de um lado os agnósticos ou ateus confessos (porque no final fazem para si um deus-auto idolatria muitas vezes) e do outro os que fazem da criatura um deus ou os que o tem como uma ideia ou energia cósmica … o pecado tem afastado as pessoas da compreensão a respeito de cristo, tem afastado eu e você de Cristo. O pecado tem feito acharmos que podemos nos vidar sozinhos e que basta resolver isso ou aqui e estamos de boa. Mas, isso não é verdade, nós precisamos do perdão de Cristo. Só o novo nascimento e Cristo pela fé nele nos torna aceitáveis na presença de Deus. Deus escolheu nos Salvar por meio da obra Redentora da Cristo. Não temos salvação por nossas obras.
O Evangelho deste final de semana João 3. 1-17 (sugestão de leres este texto que traz um diálogo incrível entre Jesus e um homem, mestre e professor do povo Judeus, Nicodemos), o texto por si só já é emblemático, pois revela que a salvação é obra de deus e nada adianta o homem fazer a não ser receber. Ainda assim no texto tem um versículo que é um clássico. E podemos dizê-lo juntos, nele, Deus mostrar o seu amor por nós de forma escancarada. Ele não pergunta se nós queremos amá-lo. Mas, ele declara seu amor por nós. Em João 3.16: “Ele nos amou tanto que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha vida terna.” Simplesmente está feito. É incondicional. O Deus Verdadeiro realmente te ama. Ele nos visitou, visita e continuará visitando por meio de Jesus nos Evangelhos.
A partir desse versículo eu quero dizer a vocês o seguinte: Deus vem até o seu povo, cheio de falhas, fraquezas, pecados. Deus vem em seu Filho visitar a sua criação trazendo a ela alento, trazendo conforto, trazendo a verdade sobre a salvação. Um povo de lábios impuros assim como os meus e os seus. Porém, Jesus está lá, para fazer a diferença e faz- perdoa pecado e trás esperança.
Ao lermos este versículo até esquecemos o quem vem antes dele. Que tem todo um diálogo uma conversa antes. Esta declaração de amor está dentro da conversa de Jesus com Nicodemos que começa no início do capitulo três. Nicodemos vem até Jesus. O texto diz: Uma noite Nicodemos foi visitar a Jesus. É assim que começa nosso texto. Por que Nicodemos vem até Jesus? Quais as suas intenções? Quando ele chega até Jesus ele mostra conhecer que o Senhor Jesus é um mestre que Deus enviou pelos milagres que ele realiza. Mas para por ai. Afinal até então, ele só podia dizer isso de Cristo.
Mesmo tendo este reconhecimento sobre Jesus, este homem não sabe que ele é o Salvador vindo de Deus. Talvez o que traz ele até ali é a curiosidade. Talvez queira ouvir Jesus falar sobre as cosias que ele faz. Como alguém poderia dar-se em amor e falar da verdade que assola os corações. Mas ainda tem outro detalhe. Ele vem à noite talvez por medo de outros o verem, sendo ele um líder fariseu, cheio de sabedoria.
O que vão pensar? Um professor do povo de Israel vindo falar com o filho do carpinteiro, por alguns considerado fora de si (Mateus 13.55-56: “Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas? 56Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso?”). E agora chegar até Jesus que é humilde, que é simples, na calada da noite, que tem a verdade que ele o próprio Nicodemos nunca ouvira falar. Não precisava de inspiração divina como os outros, Jesus é o próprio Deus. E isso para Nicodemos era incompreensível como o é para nós, precisava crer.
Jesus sabendo de tudo isso afirma a Nicodemos a verdade: “Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” Algo semelhante acontecera com Isaias, quando em visão, vê do trono de Deus, Deus o chama, Deus precisava de um mensageiro, mas o próprio Isaias não podia levar a mensagem, pois era homem de lábios impuros, precisou nascer de novo pela ação do Espírito Santo. Isaías 6.5-8, diz: “(5)Então eu disse: — Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso! (6)Aí um dos serafins voou para mim, segurando com uma tenaz uma brasa que havia tirado do altar. (7)Ele tocou a minha boca com a brasa e disse: — Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados. (8)Em seguida, ouvi o Senhor dizer: — Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: — Aqui estou eu. Envia-me a mim!”
E agora que está numa situação parecida na presença de Deus, é Nicodemos que ouve de Cristo que precisava nascer da água e do Espírito. Jesus mostra a Nicodemos que ele é o Novo nascimento e ninguém chega a Deus se não for por meio de Cristo. Jesus com isso mostra a todos que as pessoas não precisavam, esperar uma aparição, pois ele, o próprio Cristo é Deus encarnado, que toca o coração, os lábios o corpo inteiro com sua mensagem de salvação.
No caso de Isaias poderíamos dizer que prefigurava a ação do Espírito Santo no Santo Batismo, o que eu e você recebemos uma só vez para a Salvação, conforme registrado em Efésios 4.5: “Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo.”. Muito diferente do que em algumas religiões afirmam que é preciso rebatizar. Fica o lembrete: Não caiam nesta armadilha, pois o texto de 1 Pedro 3.21: “…o batismo, que agora salva vocês.” Pedro escreve e diz claramente que batismo é para a Salvação e que ele nos Salva, muito diferente que é ensinado como sendo somente um momento de passagem para uma determinada igreja. Quanto a este assunto digo: Quando alguém falar sobre rebatizar, afaste-se, pois é o diabo usando pessoas para fazer você cair da fé e pecar contra Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Talvez agora sim, podemos, mas deveríamos nos reperguntar: Quem visita quem? Nicodemos vem visitar Jesus? Ou Jesus visita Nicodemos apresentando a verdade, a palavra, o evangelho da salvação? O que trouxe aquele homem não foi uma fé em Jesus como Salvador. O que trouxe ele foi às obras realizadas por Jesus. E na sua conversa com Jesus, ainda que ele não consiga entender o que quer dizer nascer de novo. Algo novo acontece na vida deste homem, fato que ele ajuda a sepultar Jesus (João 19.39). Mostrando que em ações que aquela conversa com Jesus fizera efeito. Fez toda a diferença. No ato não compreendeu o que queria dizer nascer de novo, ter uma vida renovada. Como nós não conseguimos entender, porém uma coisa é certa ouvir a mensagem de Salvação produz os frutos no tempo de Deus. Cumpre-se o texto de (Isaías 55.10-11), que diz que a Palavra de Deus nunca volta vazia, sem antes realizar a vontade do Eterno.
Irmãos, isso nos leva a refletir.
Nós também fomos visitados pelo Senhor, por meio da encarnação de Cristo. Ele veio nos visitar para fazer morada em nossos corações. Assim sendo, “visitar” foi uma ação que começou com nosso Deus, o qual também visitou a Israel varias vezes de forma direta:
*Deus amou a sua criação e a visitou no jardim do Éden após a queda de Adão e Eva. Ele veio para confrontar e repreender. Mas ele veio propriamente para chamar ao arrependimento e oferecer a salvação (promessa).
*Abrão (Deus faz uma aliança com ele) , Sara (recebe a promessa que seria mãe), Moisés (o anjo do Senhor aparece a Moisés em uma sarça ardente), Samuel, Isaías, Jeremias…etc, (Deus fala com seus profetas).
*Por aqui vemos que Deus apresenta-se pelo próprio Filho quando se fez homem, habitou entre nós e nos revelou a sua glória.
Ainda podemos lembrar que Deus visitou seu povo que murmurou contra ele e salvou aos que confiavam na sua promessa, conforme alusão de Jesus ao episódio da cobra na estaca (João 3.14-15).
Deus, por amor, visitou a todos através de seu Filho Jesus Cristo para salvar a todo o que nele crê. Em Cristo se cumpriu a promessa da visitação feita no Éden e no deserto trazendo vida ao mundo que jaz na morte. (João 3.16-17)
Deus, por amor, continua visitando a todos quando através da sua Igreja oferece os meios para dar vida aos mortos em delitos e pecados que meios são estes: Palavra e Sacramentos (João 3.3-7).
Por isso preciso perguntar: Que outro deus é capaz de fazer tão grandes coisas? Ninguém. Somente o Criador Eterno. Somente o que é verdadeiro, o único o qual foi e se encarnou para morar com os pecadores e nos dar um novo nascimento. Nascimento que tem uma conseqüência. A vida eterna. Uma vida plena. Atestado pela Santíssima Trindade. O Pai que te criou e preserva, Filho que sofreu, morreu e ressuscitou para termos certeza que iremos ressuscitar. Não parou por aí ele subiu aos céus para nos garantir um lugar preparado por ele mesmo, e ainda promete que não nos abandona, pois promete estar conosco sempre em todos os dias (Mateus 28.20: ‘’…eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.”), e que virá para nos levar até a morada Eterna, e o Espírito Santo também atestando publicamente que Jesus é o próprio Deus encarnado e único Salvador, o Espírito Santo que mantém e preserva a igreja de Cristo. Tudo isso porque a Santíssima Trindade a todos os que nela crêem os levará para viver na eternidade com o Deus Triúno. Deus visitando e Salvando ontem, hoje e sempre. Amém.
DEUS TRIÚNO – PAI FILHO E ESPÍRITO SANTO- É GLORIOSO E MAJESTOSO

Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Macapá – Congregação
Cristo Para Todos; também atua como Missionário em Angola e Moçambique