Conheça mais sobre o trabalho que desenvolvi através da página /DepMarcosReategui no facebook. Contribuições e questionamentos serão recebidos através do e-mail [email protected]
• Com a Portaria nº 1.559/2008, que instituiu a Política Nacional de Regulação do SUS e estabeleceu a regulação das vagas disponíveis para consultas, exames, internações e demais procedimento, foi garantida não só o cumprimento das leis de atenção aos cidadãos, como também o controle da qualidade dos serviços, impedindo fraudes na espera e estabelecendo padrões mínimos de atendimento.
• A regulação propicia o ajuste da oferta disponível às necessidades imediatas da população. Trata-se de um sistema que monitora a disponibilidade de vagas em atendimento especializado e de leitos, tornando mais ágil a marcação de consultas e exames e, ainda, a transferência de pacientes em estado grave de saúde e que precisam de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou de procedimentos complexos, como cirurgias cardíacas e neurológicas, dentre outras doenças graves.
• “A central de regulação beneficia os gestores de Saúde ao evidenciar onde existe a maior demanda por atendimento, inclusive de medicamentos. As informações geradas pelo sistema norteiam ações para resolver os gargalos e diminuir as filas de espera”. “A tendência é a informatização das centrais de regulação, o que facilita o acesso tanto para profissionais e gestores em Saúde Pública e, também, para o povo.
• Em 2016, aproveitando o momento em que o Ministério da Saúde anunciou que os municípios brasileiros deveriam adotar o prontuário eletrônico em todos os serviços de Atenção Básica, seja o Sistema e-SUS AB com PEC ou um software próprio que atendesse aos mesmos requisitos, dei início ao INTERNET PARA TODOS, programa no qual trabalhei por quatro anos para o implantar em todos os municípios do Amapá.
• O INTERNET PARA TODOS está descrito detalhadamente em minha página no facebook e, mediante oferta gratuita para o setor público de até 30 giga, está apto a fornecer serviços para educação, segurança e saúde, dentre outros, que descreverei noutra oportunidade. Veja mais informações através do link https://www.facebook.com/watch/?v=1008994702591458
• Para a saúde, dentre outras vantagens, trabalhamos junto ao PRODAP para que o serviço gerasse o programa PRONTUÁRIO ELETRÔNICO ESTADUAL que, registrando os dados de saúde de cada pessoa, permite ao médico ter acesso a informações do paciente como tipagem de sangue, medicação já ingerida, medicamentos aos quais o paciente tem alergia, cirurgias que o paciente se submeteu, exames realizados, principais alterações nos exames, histórico de pressão arterial, doenças crônicas, etc… Enfim, ainda que o paciente chegue ao atendimento desacordado ou sem acompanhante, o Prontário Eletrônico permite que o médico o trate com o conhecimento de seu histórico de saúde, independentemente de onde ele tenha se tratado no decorrer de sua vida.
• Imagine a sensação de segurança que teriam os parentes das pessoas isoladas em razão do coronavirus, caso tivessem convicção que as chamadas comorbidades do infectados, que são as doenças que realmente geram as mortes, fossem do conhecimento do médico que está tratando de seus entes queridos? Imagine a segurança e os acertos do médico com esse instrumento?
• Porém, ninguém deu sequência ao meu trabalho parlamentar e o INTERNET PARA TODOS não está implantado em nosso Estado. Também não foram implantados os demais programas para os quais consegui recursos, na ordem de 6 milhões de reais, junto ao MCTIC e que foram entregues a população. Falta gestão e sobra corrupção no Amapá. Infelizmente, o voto trocado por materiais, materiais e cargos, está custando muitas vidas.
• Contudo, os governantes de todos os poderes estão constatando que a política praticada não é mais suportável. Os Sans-culottes do Amapá irão derrubar o Setentrião e adjacências…pelo voto. É questão de tempo! Eu não pagaria para ver!