(Começo dizendo que essa mensagem é uma adaptação de uma mensagem do Rev. Igor Schreiber, (pastor Luterano em Uruguaiana no RS), amigo querido que me autorizou adaptar este texto incrível para este domingo).
Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo nos abençoe no meditar na Palavra do Senhor. Damos hoje destaque ao Evangelho de João 10.11-22, evangelho este que nos convida a ouvirmos a voz do bom pastor Jesus. Mas que se não o conhecermos que voz ouviremos? Sim, temos muitas vozes no mundo que apontam para caminhos, mas caminhos que no final se tornam caminhos de sofrimento. É imperioso que as ovelhas de Jesus ouçam a ele, e não venham a cair em pecado se afastando do Criador e do Salvador. O texto de João diz: “(11) — Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (12)Um empregado trabalha somente por dinheiro; ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. (13)O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas. (14-15)Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. (16)Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor. (17) — O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. (18)Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer. (19) Quando ouviu isso, o povo se dividiu outra vez. Muitos diziam: (20)— Ele está dominado por um demônio! Está louco! Por que é que vocês escutam o que ele diz? (21)Outros afirmavam: — Quem está dominado por um demônio não fala assim! Será que um demônio pode dar vista aos cegos?”
Sim nem todos estão preparados para ouvir o que precisam ouvir, grande parte deseja ouvir o que querem ouvir, e este desejo é pernicioso e pecaminoso, visto como diz Isaias em Isaías 6.5: “— Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso!” Mas, no caso do Profeta reconhecendo sua miséria e pequenez teve seu pecado perdoado. Assim também são as pessoas que ouvem a voz do bom pastor Jesus. O trabalho é árduo, e a incumbência de levar a Palavra esta´ com os filhos de Deus, os que já creem. Diz Jesus: “Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.” (João 10.16) Que Deus nos abençoe no meditar destas Palavras. Amém.
Por isso sugiro para refletir: feche os seus olhos e, convido a você que está lendo para que faça agora um minuto de silencio. (_) Sim! Silêncio. É importante e nos ajuda identificar ruído e sons a nossa volta. Uma grande verdade é que não podemos negar quão valioso é termos momentos assim não é mesmo? Silenciosos! Na atualidade, o mundo tem perdido essa capacidade de estar quieto, em silencio. Esta semana ouvi uma senhora contar como se sentiu no paraíso ao dormir em uma casa retirada da cidade, numa fazenda, na noite não se ouvia barulho de carros, pela manhã só se ouvia os pássaros cantando.
O Silencio é muito valioso para poder escutar alguém falar, mas notamos quanto barulho há ao nosso redor! O motor do carro, a buzina do condutor, uma central de ar ligada à todo vapor para espantar o calor, o radio do vizinho, a televisão ligada a todo volume, o Celular tocando, as notificações do Whatzapp…. se estamos na rua então, alguns dias atrás vi até um homem com uma caixa de som e um microfone fazendo anúncios lá no centro… São tantos sons, mas também muitas vozes. Vozes ao redor de nós e também dentro de nós. E muitas destas vozes não dizem o que precisamos ouvir e sim o queremos ouvir! Libertação do mal pelo qual estamos passando. A cura da doença que estamos enfrentando. O sucesso que estamos buscando, o descanso que tanto desejamos, enfim, vozes que agradam nossos ouvidos, que bajulam nossos anseios, nossos desejos, que massageiam nossa consciência em vista de conquistas pessoais. Mas que nos fazem deixar de lado a voz do Bom pastor Jesus.
Essas vozes fecham nossos ouvidos para a voz do Bom pastor Jesus, porque elas nos fazem acreditar que eu consigo ser bom o suficiente para ganhar o favor de Deus. Então penso que a minha oferta, o meu sacrifício, minha ação social na sociedade, etc… me fazem subir de patamar e ganham o direito de receber de Deus em troca a prosperidade, a cura, a proteção. Porque nesta barganha, segundo essas vozes, Deus agora é obrigado a atender meus anseios porque eu fiz minha parte! “Fui um bom cristão”.
E ao escutar que minhas obras fizeram eu cumprir a minha parte, uma voz dentro de mim começa a me dizer que chega de culto, estudo da Palavra, ler a bíblia, enfim, nos consideramos super crentes, poderosos, nos esquecemos de ouvir a voz do Bom Pastor Jesus. E ainda vociferamos de que Deus irá me abençoar onde quer que eu esteja! E então não mais ouvirei a voz do bom pastor, porque existem todas essas vozes que soam mais agradáveis aos meus ouvidos.
E notem que eu nem estou citando, agora, aquela voz que Jesus disse não ser bom pastor porque trabalha só pelo dinheiro e não se importa com as ovelhas. E como tem gente seguindo essas vozes que soam agradáveis aos ouvidos das ovelhas, mas que agradam mesmo os bolsos destes mercenários.
Meus amados irmãos. Neste mar de vozes ao nosso redor, qual irei ouvir para seguir? Como identificar a correta? Jesus disse: ““Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.” (João 10.16)
A voz na qual precisamos ouvir é a voz do bom pastor Jesus. E o primeiro a se fazer é silenciar toda e qualquer voz que esteja ao nosso redor atrapalhando que ouçamos essa voz de Cristo. Para que isso aconteça só tem um jeito e a resposta é reconhecer-se pecador primeiro é preciso que ouçamos a Palavra, ou seja, devo ir na Igreja, pois como Diz Paulo em Romanos 10.17: “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.” E ouvindo a palavra seremos convencidos que: “(23)Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. (24)Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva (Romanos 8.23-24).”, Pois como dizem as escrituras Sagradas que: “(10)Não há uma só pessoa que faça o que é certo; (11)não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. (12)Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. (13)Todos mentem e enganam sem parar. Da língua deles saem mentiras perversas, e dos seus lábios saem palavras de morte, como se fossem veneno de cobra. (14) A boca deles está cheia de terríveis maldições. (15)Eles se apressam para matar. (16)Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça. (17)Não conhecem o caminho da paz (18)e não aprenderam a temer a Deus. (Romanos 3.10-18)”. Devido a tudo isso é importante que não deixemos a voz da auto-suficiência, a voz do trabalho, a voz da preguiça, a voz dos desentendimentos, a voz do rancor, a voz da família e muitas outras vozes nos afastarem do bom pastor Jesus. Porque essas vozes somente querem afagar nossos próprios interesses, mas “quando vê um lobo chegando, ela abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas” (João.10.12). Não são por esses motivos que muitas pessoas se afastam da comunhão com as demais ovelhas? A pessoa fechou os ouvidos a voz do bom pastor Jesus e abriu para a voz do descontentamento, por qualquer que seja o motivo, tipo, não vou na igreja por causa horário do culto, uma palavra mal colocada por alguém, a Palavra de Deus que apontou meu erro, etc…).
Meus irmãos, somos todos ovelhas deste bom pastor, não deixemos essas vozes, essas bobagens nos afastar da Voz daquele que “deu sua vida por própria vontade, fazendo o que o Pai o mandou fazer” (jo 10.18), não para ganhar algo para si, mas dando para salvação de nós ovelhas. Jesus afirmou: “Eu sou o bom pastor, o bom pastor da a vida pelas ovelhas”. (João 10.11). Cristo se mostra como bom pastor para que saibamos do seu carinho, preocupação e amor para com cada um de nós. Amor tão grande capz de dar sua vida pelas ovelhas, por nós.
Quando, nós ovelhas, escutamos a voz deste bom pastor nos tornamos um só rebanho com um só pastor que diz e repito isso, este versículo por mais vezes para que saiba e entenda que a voz de Jesus é para você também: “Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.”(João 10.16). Deixamos de lado todas as vozes que nos afastam e nos unimos com aquilo que nos aproxima. Vocês, eu e todos aqueles que creem em Cristo como único salvador, vivemos nossas vidas de maneira normal neste mundo, somos normais! Trabalhamos, festejamos, dançamos, comemos, bebemos, descansamos, nos alegramos… mas com uma diferença, fazemos tudo isso para glória de Deus. Seguindo o bom pastor que é Jesus. Sendo agradecido a ele pela Salvação Eterna. Vivemos e anunciamos a voz do bom pastor para que mais pessoas possa ouvi-lo e confiar que: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.”
Nós temos pela frente muita coisa o que fazer como ovelhas do bom pastor. Nossa comunidade não quer deixar de falar do bom pastor Jesus a ninguém. Por isso convido a todos a ouvirem a voz do Bom pastor jesus, e então viver e anunciar o que ele tem feito por nós. Visto que a Salvação é um presente e está concedido a nós por meio da obra Redentora de Jesus Cristo. Em Atos 4.12, ainda lembro: “A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.” Amém