Mas você sabe em qual período da dentição seu filho está?
Vamos lá então, os primeiros dentinhos começam a nascer por volta dos 6 meses de vida, onde começam a aparecer os incisivos inferiores (os dentinhos do meio) e assim por diante, a erupção (nascimento) dos dentinhos de leite se completam por volta dos 2 anos e meio de vida. Precisa-se levar em consideração que em alguns casos podem acontecer de forma diferenciada, pois em alguns bebes o nascimento desses dentinhos são prematuros.
No total são 20 dentinhos de leite. Após a erupção de todos os dentes de leite, começa-se o processo de troca desses dentinhos para dentição permanente, onde a criança começa a entrar na fase de dentição mista que é por volta dos 6 anos de idade. Dentição mista é uma fase em que a criança encontra-se com vários espaços entre os dentes, apresenta também dentes maiores, outros menores e assim por diante, o ápice dessa troca se dá por volta dos 8 a 10 anos onde a criança passa pela fase conhecida na odontologia como “fase do patinho feio”. Em alguns casos essa fase é reconhecida pelos pais como um grande problema ortodôntico, mas não é bem assim que funciona. Precisa-se muitas das vezes esperar a criança passar por todo processo até chegar à fase final dessa troca de dentes decíduos (dentes de leite) pelos dentes permanentes por volta dos 12-13 anos de idade para assim começar um suposto tratamento. Sendo que em algumas crianças já nota-se a necessidade de um tratamento ortodôntico desde muito novinha, pois apresentam características de má-oclusão, havendo a necessidade de um tratamento preventivo-corretivo onde se tem a ortopedia facial como aliada para um resultado satisfatório.
Aos 12 anos de idade já é comum encontrar na arcada dentária todos os dentes permanentes (com exceção dos sisos, que são os terceiros molares, pois eles nascem em um período que vai dos 18 aos 21 em média), que são os dentes que vão acompanhar a criança até o fim da vida. A arcada dentária estará completa por volta dos 21-22 anos (podendo levar mais tempo, pois depende da erupção dos sisos), após completar a erupção de todos os elementos eles se apresentarão no total de 32 dentes, divididos em 16 na arcada superior e 16 na arcada inferior. A fase da puberdade é a mais delicada, pois geralmente os adolescentes não se preocupam tanto com a higienização, por isso que sempre indicamos que os pais criem o hábito de levar seus filhos ao dentista desde muito cedo, para que seus filhos possam ter total acompanhamento, podendo evitar assim problemas que possam atingir diretamente a saúde bucal.
O conteúdo e a explicação da cronologia de erupção dos elementos dentários deve se tornar um aliado dos pais e responsáveis. Procure sempre um cirurgião dentista e dê a oportunidade ao seu filho de ter uma saúde bucal de qualidade. Lembre-se sempre, o sorriso de uma pessoa é o seu cartão de visita. Até a próxima pessoal.
CONVIDADO:
Dr. Adriano Almeida
Cirurgião Dentista
Instrutor de Pós-Graduação
Professor de Saúde Bucal
Professor de Curso Técnico
Técnico em saúde Bucal