A vitória por 3 a 0 sobre o Sport, pela 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, devolveu ao Santos o controle do próprio destino na luta contra o rebaixamento. Mesmo assim, o cenário segue preocupante. De acordo com a projeção mais recente do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Peixe ainda tem 51,4% de chances de queda.
Comandado por Juan Pablo Vojvoda, o Alvinegro Praiano aparece na 16ª colocação, com 41 pontos — mesma pontuação do Internacional, primeiro time dentro da zona da degola. Logo atrás, o Fortaleza soma 40 e segue vivo na disputa. Juventude (34) e Sport (17) já estão matematicamente rebaixados.
A briga não se resume a esses clubes. Vitória (15º, com 42 pontos) e Ceará (14º, com 43) também aparecem na lista dos times que ainda têm risco de cair.
O que o Santos precisa para escapar?
A Rádio Itatiaia mapeou todos os cenários possíveis para a permanência santista na elite. Confira abaixo:
Se ganhar 6 pontos
O cenário ideal. Com duas vitórias — contra o já rebaixado Juventude, nesta quarta-feira (3), e diante do Cruzeiro, no domingo (7) — o Santos chegaria a 47 pontos e eliminaria qualquer chance de queda.
A tabela é vista como favorável: além da fragilidade do Papo, a Raposa deve utilizar um time alternativo, já que prioriza a semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians.
Se ganhar 4 pontos
Mesmo com uma vitória e um empate, a permanência não estaria garantida. O time dependeria de que Fortaleza, Vitória e Internacional não pontuassem muito nas últimas rodadas — além de manter vantagem no saldo de gols.
Também seria necessário torcer por tropeços de Ceará e Atlético.
Nesse cenário, RB Bragantino e Vasco já não poderiam ser ultrapassados pelo Santos em razão do maior número de vitórias.
Se ganhar 3 pontos
Com apenas uma vitória, chegando a 44 pontos, o Santos dependeria de uma combinação maior de resultados.
Ceará ou Vitória não poderiam vencer mais. O Inter até poderia somar três pontos, desde que o Santos mantivesse vantagem no saldo de gols.
O Fortaleza, por sua vez, não poderia conquistar mais que quatro pontos (uma vitória e um empate). Se o Leão da Pici vencesse os dois jogos restantes, o Peixe seria rebaixado.
Se ganhar 1 ponto
Um empate e uma derrota levariam o Santos a 42 pontos. Para permanecer, o time teria de torcer para que Vitória, Inter e Fortaleza não conseguissem vencer.
Se o Inter somasse apenas um ponto e o Fortaleza fizesse dois, os três clubes terminariam empatados. Nesse caso, a decisão seria pelo saldo de gols, já que o número de vitórias é igual.
Se não ganhar nada
Em caso de duas derrotas, o Santos só escaparia se o Internacional também não pontuasse. O Fortaleza poderia, no máximo, empatar uma e perder outra.
Com essa combinação, os três clubes ficariam com a mesma pontuação, e o Peixe levaria vantagem (no momento) no saldo de gols.
Com dois jogos restantes e uma disputa direta contra concorrentes, o Santos vive dias de tensão, mas ainda depende apenas de si para evitar o primeiro rebaixamento de sua história.
Fonte: Revista Fórum

